TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 2º Bimestre

Por:   •  15/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.768 Palavras (24 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: Ciências Contábeis

NOME

LUZINALVA LEITE DE SOUZA BEZERRA NUNES

RA

8978199767

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

        Contabilidade Avançada I, Contabilidade Internacional, Competências Profissionais, Noções de Atividades Atuariais e Contabilidade Gerencial.

Profª Tutora EAD: Eionyr Morais Barbosa

SERRA TALHADA / PE

2017

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: Ciências Contábeis

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

Contabilidade Avançada I, Contabilidade Internacional, Competências Profissionais, Noções de Atividades Atuariais e Contabilidade Gerencial.

Profª Tutora EAD: Eionyr Morais Barbosa

Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distancia-CEAD da Universidade Anhanguera – UNIDERP como requisito para avaliação na Atividade Desafio Profissional do 1º e 2º bimestre 2017_01, nas disciplinas norteadoras: Contabilidade Avançada I, Contabilidade Internacional, Contabilidade Gerencial, Noções de Atividade Atuariais e Competências Profissionais, sob orientação da Profª Tutora EAD Eionyr Morais Barbosa.

SERRA TALHADA / PE

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        4

PASSO 01        5

PASSO 02        6

PASSO 03        8

PASSO 04        15

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18


INTRODUÇÃO 

       Este desafio profissional tem como objetivo fazer uma análise das demonstrações contábeis de uma empresa hipotética tendo como requisito ser avaliada nas disciplinas de Contabilidade Internacional, Contabilidade Avançada I, Competencias Profissionais, Noções de Atividades Atuariais e Contabilidade Gerencial.

      De acordo com os estudos referentes aos indicadores economicos financeiros será possivel ver como está à saúde financeira e econômica da empresa, onde serão realizadas análises das demonstrações contábeis, que deverão ser minuciosamente analisados para que suas informações possam refletir a lucratividade da empresa.

Desta forma, para realização da analise contabil da empresa escolhida, esse trabalho tambem enfatiza a importancia das demosntrações contabeis, prevista em leis. Assim como o que as analises verticais e horizontais representam para uma empresa e como os indicadores econpmico-financeiros são usados e subdividos.

DESENVOLVIMENTO

        A finalidade geral das demonstrações financeiras é fornecer informações sobre a posição financeira, o desempenho financeiro e o fluxo de caixa de uma entidade que sejam uteis quanto à tomada das decisões no campo da economia. As demonstrações financeiras não devem ser apresentadas com intervalo superior a um ano. Isso porque a norma prossegue mencionando que a data de demonstração da posição financeira de uma empresa pode mudar e que as demonstrações financeiras podem ser superior ou inferior a um ano.

PASSO 01

                As demonstrações contábeis são essenciais para que uma organização financeira, sócios da empresa ou um novo investidor possa tomar suas decisões.

É através dela que é possível, conseguir financiamentos bancários, pois é ela que mostra se a empresa pode ou não arcar com a dívida proposta ou analisar se os seus investimentos estão surtindo efeito, ou até mesmo avaliar o montante de seus gastos e custos estão condizentes com o retorno da empresa. Podemos concluir que as demonstrações contábeis são as principais informantes da saúde de uma organização e ela é composta por:

– Um Balanço do Patrimonial;

– Relatório de apuração dos lucros e/ou prejuízos acumulados;

– Demonstração do Resultado do Exercício;

– Demonstração do Fluxo de Caixa;

– Demonstração do Valor Adicionado, quando se tratar de companhia aberta;

– Demonstração do valor correspondente à mutação do patrimônio líquido da empresa;

– Notas Explicativas e quadros analíticos ou qualquer outra coisa que possa servir para ilustrar a situação patrimonial.

As chamadas notas explicativas tem a função de constar todas as informações relativas ao principio contábil aplicados, bem como informações adicionais que se façam necessárias para uma boa análise e interpretação dos números.

          De acordo com a lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976, conhecida como Lei das Sociedades Anônimas, as demonstrações financeiras são elaboradas no final do exercício social deverão expressar a situação patrimonial atual da empresa.

         Em dezembro de 2007 foi publicada a Lei nº 11.638, qua alterou e revogou varios dispositivos da Lei das Sociedades Anônimas, referente às demonstrações contábeis obrigatorias em uma empresa, como mostra no Art. 1º que diversos artigos foram alterados, como os arts. 176 a 179, 181 a 184, 187, 188 197,199, 226 e 248 da Lei nº 6.404/76. Esta lei veio trazer ao setor contabil maior transparencia e uma melhor compreensão dos principais demonstrativos financeiros utilizados nas sociedades econômicas.

               No Brasil, as normas internacionais foram regulamentadas pelas Leis 11.638/07 e para normatizar as mudanças foi promulgada a Lei 11.941/09 e também, através dos pronunciamentos técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPCs e as Normas Brasileiras de Contabilidade, estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

PASSO 02

         Grande parte das entidades possui um sistema de informação que ajuda a registrar, analisar, resumir e avaliar os dados monetários gerados por sua movimentação diária. Tem como  principal função auxiliar no processo decisório com as informações encontradas. Assim, os gestores podem planejar e controlar as atividades realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (238.4 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com