TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 5ª Série

Por:   •  20/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.931 Palavras (12 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

Passo 1.......................................................................................................................................02

Passo 2.......................................................................................................................................07

Passo 3.......................................................................................................................................09

Passo 4.......................................................................................................................................10

Bibliografia...............................................................................................................................13

Passo 1

Empresa Selecionada: Duratex S.A. – CNPJ: 97.837.181/0001-47

        A Duratex foi fundada em março de 1951, já como empresa de capital aberto. Hoje, é a maior produtora de painéis de madeira e louças e metais sanitários do Hemisfério Sul. Controlada pelos conglomerados Itaúsa e Grupo Ligna, a empresa integra, desde 2009, o Novo Mercado da BM&F Bovespa e, desde 2008, está na carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), também da BM&F Bovespa.

        A empresa afirma ser reconhecida por clientes, colaboradores, fornecedores e investidores por promover as melhores práticas de governança corporativa e sustentabilidade, gerando valor compartilhado à sociedade. Ela ratifica o envolvimento e comprometimento dos 12 mil colaboradores, espalhados por 22 unidades industriais e florestais.

Nas políticas da empresa está firmado que a atuação dos gestores e colaboradores é pautada pelos Valores da companhia (Integridade, Comprometimento, Valorização Humana, Superação de Resultados, Melhoria Contínua e Inovação, Sustentabilidade), pela ética e transparência nas relações com nossos públicos de relacionamento e pelo cumprimento das normas e legislações aplicáveis aos nossos negócios.

Relacionado ao compromisso maior com a sustentabilidade, pode-se desdobrar a política da empresa em alguns pilares:

  • Código de Ética e Conduta Duratex: dirigido a todos os membros da administração, aos colaboradores e estagiários da Duratex para servir como referência na atuação pessoal e profissional. Os colaboradores devem conhecê-lo e fazê-lo conhecido, observando e defendendo seu cumprimento.
  • Política de Combate à Corrupção: Estabelece os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Organização com os agentes da Administração Pública, seguindo as diretrizes estabelecidas na Lei nº 12.846/13 (Lei Anticorrupção) e demais normas  aplicáveis. A Organização repudia e adota, por meio do seu Programa de Integridade, todas as medidas necessárias para evitar qualquer tipo de ato de corrupção e realizar o compliance de suas atividades, nos termos da Lei Anticorrupção, perante a Administração Pública.
  • Política de Proteção da Livre Concorrência: Orienta os administradores, colaboradores, vendedores, representantes comerciais e quaisquer outros que atuem em nome da Organização, quanto às diretrizes e regras gerais para assegurar a proteção da livre concorrência nas suas atividades e prevenir infrações no âmbito de suas práticas e relações de comercialização de seus produtos. Deve ser assegurada a livre competição da Organização com as demais empresas de acordo com as regras de mercado, garantindo que seus produtos e serviços concorram pela preferência dos consumidores de acordo com critérios justos. São proibidas e devem ser combatidas todas as práticas que violem a livre concorrência, o que inclui o combate à fixação de preços ou condições de venda entre concorrentes (cartel), abuso do poder de mercado ou econômico, prática de preços predatórios e dumping, divisão de mercados ou acordos com concorrentes, oferecimento de vantagens ilícitas ou qualquer outra prática anticoncorrencial.
  • Política Ambiental: A Duratex busca a sustentabilidade dos seus negócios, atuando na gestão responsável dos aspectos ambientais inerentes à natureza e escala de cada uma de suas unidades. Com sua Política Ambiental reafirma o compromisso como empresa ambientalmente responsável e busca ser referência no mercado onde atua.
  • Política de Responsabilidade Social: Reafirmar o comportamento socialmente responsável da empresa.
  • Política de Saúde e Segurança do Trabalho: A empresa está determinada a, continuamente, promover a saúde e segurança do trabalho em suas instalações e unidades, com enfoque prioritário na prevenção e participação de todos.

O modelo de negócio da Duratex está intrinsicamente ligado ao conceito de sustentabilidade. Como afirmam, “a sustentabilidade é o caminho que escolheram para fazer negócio”. O Planejamento Estratégico contempla os impactos sociais, ambientais e econômicos, focando em uma estrutura de governança sólida, que se destaca no cenário brasileiro por envolver a alta liderança nas tomadas de decisão sobre o assunto.

A empresa divulgou recentemente, a nova Estratégia de Sustentabilidade, estruturada com base em quatro pilares de atuação: Pessoas, Processos, Produtos e Serviços e Novos Modelos de Negócio, que foram desdobrados em aspirações, temas estratégicos e 45 metas claras e objetivas a serem atingidas por todas as áreas produtivas e administrativas até o ano de 2025. A seguir, pode-se observar a estrutura completa da Estratégia de Sustentabilidade:

[pic 1]

        Quanto aos riscos aos quais a companhia está exposta, em primeiro lugar, deve-se frisar que assim como as demais empresas brasileiras, toda a instabilidade política, associada aos desdobramentos da Operação Lava Jato (embora a Companhia não tenha qualquer tipo de envolvimento) impacta diariamente a atividade econômica, reduzindo o nível de atividade com alta volatilidade dos mercados. Além disso, a empresa está inserida no segmento da construção civil que se caracteriza pela alta sazonalidade e que, após um período de intenso crescimento, enfrenta um momento de certa apreensão.

        Vale destacar que a Duratex é referência na gestão de riscos e oportunidades, com reconhecimento de organizações internacionais como a CDP (Carbon Disclosure Project). A companhia possui uma Política de Gestão de Riscos que estabelece diretrizes para o processo de gestão de riscos na empresa, possibilitando a identificação, avaliação, priorização e tratamento dos riscos de negócio, incluindo, mas não limitando os riscos de mercado, de operações, ambientais, legais e de imagem. Cabe ao conselho de administração aprovar formalmente a Política de Gestão de Riscos da empresa, assim como quaisquer futuras revisões, além de aprovar o grau de apetite a riscos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (311.3 Kb)   docx (813 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com