TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

Anhanguera Educacional São Luís MA

Curso: Ciências Contábeis

Modalidade: Semipresencial

Disciplinas: Empreendedorismo e Comunicação e comportamento organizacional

Desafio Profissional

Nome do tutor: Juliana Andrade

São Luís-MA,

16 de abril

2015

INTRODUÇÃO

Para facilitar o processo de análise do restaurante Smak apresentado pelo desafio profissional, usamos a análise swot para Identificar os problemas e apresentando propostas de melhorias para que a proprietária tenha resultados positivos no seu negócio. Além disso, uma descrição sobre o empreendedorismo no Brasil e sobre Plano de Negócios foi feito para melhorar o entendimento sobre o cenário Brasileiro para os donos de empreendimentos e, também, sobre as mudanças de cenários e como isso afeta a dona do restaurante Smak.

Sabendo da importância de justificar e mostrar os objetivos do trabalho, acrescentamos estes dois tópicos para que exista um melhor entendimento das necessidades do objeto de estudo do trabalho passado ao grupo.

JUSTIFICATIVA

As empresas devem estabelecer como bons objetivos não somente o retorno financeiro que desejam como, também, que o seu negócio seja autossustentável em longo prazo. Alcançar esses objetivos pode ser uma tarefa difícil e trabalhosa e, além disso, apenas estabelecer metas não é suficiente para garantir o sucesso do empreendimento, uma vez que o dinamismo do mercado e as evoluções tecnológicas e sociais constantemente ditam as novas regras de concorrência.

É importante também procurar compreender bem a área de negócios na qual a organização está inserida, antes de tomar medidas que afetem o seu desempenho interno e a sua imagem perante a sociedade. A rentabilidade de uma empresa decorre de dois fatores que devem ser muito bem conhecidos: a parte que se deve ao setor a qual a empresa se dedica, ou seja, ao negócio propriamente dito e o desempenho ou posicionamento que a empresa possui no setor.

Para uma organização alcançar sucesso ela precisa ser capaz de aperfeiçoar recursos e atividades que alcance um desempenho superior ao da sua concorrência. É importante procurar compreender bem a área de negócios na qual a organização está inserida, antes de tomar medidas que afetam o desempenho interno e a sua imagem perante a sociedade. Para isso, a organização deve estabelecer uma estratégia adequada.

OBJETIVOS

  • Identificar os problemas do restaurante smak.
  •  Apresentar propostas de melhorias para que a proprietária tenha resultados positivos no seu negócio.
  • Propor soluções à proprietária ressaltando a importância do Comportamento Organizacional e do Empreendedorismo na gestão.

PASSO 1

Um dos pontos principais para que um empreendimento tenha sucesso é o planejamento e organização.

Logo, o cenário econômico desfavorável ao setor, a falta de apoio do governo, falta de crédito, entre outros, são motivos para o fracasso de novos negócios no Brasil. Estes fatores que contribuem para o fracasso de uma empresa, no entanto, não estão entre os principais motivos de fracasso, mais sim, a falta de comportamento empreendedor, ou seja, a pessoa não possui características básicas de um empreendedor.

É por este motivo que o livro “Criação de novos negócios” cita o empreendedorismo como,

Uma forma de pensar, raciocinar e agir obcecada pela oportunidade, com abordagem holística e equilibrada em termos de liderança, com o objetivo de criação e captura de valor. O empreendedorismo resulta na criação, melhoria, realização e renovação de valor, não apenas para os proprietários, mas para todos os participantes e interessados (DORNELAS, José; TIMMONS, Jeffry; SPINELLI, Stephen, 2010).

Sendo assim, são atitudes fundamentais para empreender a persistência, o comprometimento e a busca por informação que resultam na motivação e paixão pelo negócio.

Além disso, falta de Planejamento Prévio, sem calcular os riscos e criar possibilidades, gera decisões tomadas sem pensar e sem o tempo necessário para construir o planejamento.

 Pouca Gestão Empresarial, deficiência na gestão financeira, na gestão do marketing, na forma de contratar e remunerar a equipe e na forma de produzir e administrar a empresa. Estas são características comuns dos empreendedores Brasileiros que geram problemas de desenvolvimento a longo prazo de muitas empresas. Estas acabam fracassando, pois uma boa ideia não se administra sozinha, é preciso investir em gestão e ter pessoas capazes de desempenhar suas funções corretamente.

PASSO 2

O Plano de Negócios descreve quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, apesar de não ser estático, diminui os riscos e as incertezas.

Um plano de negócios deve iniciar com um Sumário Executivo que é um sumário das definições principais do projeto. Nele ficará clara a ideia e a viabilidade de sua implantação para os interessados. No sumário deve constar a informação dos empreendedores, os perfis, a atribuição dos sócios e a descrição do projeto. Apesar de ser a primeira parte do plano, ele somente deverá ser elaborado por último.

A próxima etapa é uma apresentação da empresa, onde será informado o nome da empresa, o CNPJ, o setor de atividades (Agropecuária, Indústria, Comércio ou Serviços), a sua forma jurídica (é a forma como ela será tratada pelas leis), o enquadramento tributário (Regime Normal ou Regime Simples) e seu capital social.

O Plano de Marketing demonstra como você conhece e conquista seu clientes. Aqui haverá a descrição dos ítens que serão vendidos e os serviços prestados. Para um melhor desempenho, deve ser feito um estudo dos clientes, um estudo dos concorrentes, as estratégias promocionais e a estrutura de comercialização.

Nas etapas seguintes deve constar a localização do negócio, o layout, capacidade produtiva da estrutura existente, o processo de produção e/ou comercialização e a necessidade pessoal que inclui os sócios, os familiares que trabalharão na empresa e as pessoas a serem contratadas.

No Plano Financeiro será determinado o total de recursos que devem ser investidos. O primeiro a fazer é calcular os investimentos fixos que corresponde a todo os bens que deve ser comprado para que o negócio funcione de forma apropriada. Depois, colocará os investimentos financeiros que são destinados a formação de capital de giro para o negócio. Em seguida, deve-se fazer a estimativa de investimentos pré-operacionais, de investimento total, de faturamento mensal, dos custos com materiais e insumos, dos custos de comercialização e de mão-de-obra, do custo com depreciação (gastos com reposição de máquinas) e a lucratividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com