TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Ciências Contábeis

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.704 Palavras (15 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO OSASCO

[pic 1]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE GERENCIAL -CONTABILIDADE AVANÇADA I - CONTABILIDADE INTERNACIONAL - COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS - NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

Alex Santana RA 6790416600

Denilton Lima Reis RA 1299544814

Fabio Alves Carassa RA 7700627258

Isabel Cristina da Silva RA 6747346338

Jose Carlos Cardoso Filho RA 6787416407

Professores

Daniela Paula Rodrigues de Araújo

David Junior Ognibeni

Hugo David Santana

Luiz Gustavo Fernandes

Luiz Palmeira

Wagner Luiz Villalva

Osasco/SP

Maio, 2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 RELEVÂNCIAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS        

3 ANALISES VERTICAIS E HORIZONTAIS        

4 INDICADORES ECONÔMICOS E FINANCEIROS        

5 QUADRO COM OS INDICADORES ECONÔMICO - FINANCEIROS        

5.1 Demonstrativos Contábeis Da Empresa, Aplicação E Interpretação Dos Indicadores        

6 SITUAÇÕES ECONÔMICO - FINANCEIRO DA ENTIDADE        

7 MÉTODOS DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL        

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

9 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo entender, analisar e interpretar todos aspectos contábeis de uma organização que envolve as contas de resultado, demonstrativo de resultado do exercício e patrimônio líquido, no que se refere a saúde econômica, financeira e patrimonial da empresa.

Nos dias atuais o mercado econômico está cada vez mais competitivo e exigente como um todo, por isso, as organizações necessita de uma contabilidade detalhada, precisa e transparente através de seus relatórios contábeis.

O processo de análise, se dá, a partir dos demonstrativos e relatórios contábeis que viabiliza e agiliza o sistema de informações no ambiente organizacional, proporcionando aos gestores tomada de decisões com maior eficiência.

2 RELEVÂNCIAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

A Lei n. 6.404/76 que trata das companhias de Capital aberto, tem como característica principal o artigo 1º. que o capital será dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações adquiridas ou subscritas, ainda em seu art. 176, da mencionada Lei, determina que ao final de cada exercício social a companhia terá que apresentar as seguintes demonstrações financeiras:

  • BP-Balanço Patrimonial,
  • DLPA-Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados,
  • DRE-Demonstração do Resultado do Exercício.
  • DFC-Demonstração dos Fluxos de Caixa
  • DVA- Demonstração do Valor Adicionado.

Após três décadas a contabilidade no Brasil ficou estagnada, contudo, no final do ano de 2007, foi sancionada a Lei nº 11.638/2007, logo no ano seguinte foi aprovada a proporção estabelecida nº 449/08, que posteriormente foi convertida pela Lei n. 11.941/2009,  trazendo profundas mudanças de métodos, conceitos e normas contábeis e fiscais, com objetivo de ajustar os fluxos contábeis aplicado no Brasil aos princípios internacionais de contabilidade (International Financial Report Standart–IFRS).

Devido a essa harmonização tornou-se mais transparente a nível internacional as regras e demais referencias contábeis a serem analisada pelas grandes companhias de Capital aberto, quando elaboram suas demonstrações financeiras contábeis.

Uma das principais mudanças, foi a substituição das demonstrações das causas e finalidade de fundos pela demonstração dos fluxos de caixa e a demonstração do valor inserido. Também ocorreu alteração no balanço patrimonial no que se refere a obediência a divisão contábil dos grupos e subgrupos.

O Ativo e o Passivo se dividem em duas categorias de contas: Circulante e Não Circulante, deixando de existir nessas categorias grupos, subgrupos e contas do Ativo Permanente, Ativo Diferido, Passivo Realizável a Longo Prazo, Resultado de Exercício, Reserva de Reavaliação, Lucros e Prejuízos Acumulados.

Se uniram ao grupo do Ativo, o Intangível e ao grupo do Patrimônio Líquido, Prejuízos Acumulados e Ajustes de Avaliação Patrimonial, logo na Demonstração do resultado foi excluído o grupo de Resultado não operacional, inserindo um novo grupo de Outras Receitas e Outras Despesas. O grupo de conta que representavam o lançamento de debentures, prêmios e Doações Subvenções com o intuito de investimentos, anteriormente eram compostas nas Reservas de Lucros, com a alteração passou a circular perante o resultado do exercício.

Outra alteração que foi estabelecida e o critério de apreciação do Ativo e do Passivo, que passa a ser apreciado pelo (fair value) valor justo.

Com a inserção do artigo 184 - A da Lei n. 11.941/09, a CMV- Comissão de Valores Mobiliários adquiriu poderes suficiente para a determinação das regras especiais de cálculo sobre a contabilização aplicáveis à compra de controle, participações ou negócios sobre as operações ao mercado.

Enfim as Leis n. 11.638/2007 e Lei n. 11.941/2009, trouxeram mudanças importantes com relação na Lei das S/A (Lei n. 6.407/76), este fato abrange a harmonização das regras contábeis passando a ser tratada com o padrão e entendimento mundial no intuito de atender as exigências do mercado de Capitais totalmente globalizado.

ESTRUTURA DO BALANÇO PATRIMONIAL, de acordo com a lei n. 11.638/07, MP n. 449/08 e Resolução CFC n. 11.121/08.

ATIVO

PASSIVO

ATIVO CIRCULANTE

ATIVO NÃO – CIRCULANTE

Realizável a Longo Prazo

Investimentos

Imobilizado

Intangível

PASSIVO CIRCULANTE

PASSIVO NÃO – CIRCULANTE

Exigível a Longo Prazo

PATRIMÔNIO LIQUIDO

Capital Social

Reserva de Capital

Prejuízos Acumulado

Fonte: elaborada pelo autor

3 ANALISES VERTICAIS E HORIZONTAIS

Embora as análises verticais e horizontais não possui aspectos obrigatórios na consolidação do balanço patrimonial, em contra partida é uma ferramenta que facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras e a representatividade de cada conta em relação ao total do Ativo e Passivo de um determinado período em comparação ao período anterior, bem como a participação de cada conta do demonstrativo de Resultado do Exercício na formação do lucro ou prejuízo do período analisado, para saber como anda a saúde financeira da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (568.6 Kb)   docx (293.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com