TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Ciências Contábeis

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

Faculdade Anhanguera

Desafio Profissional

Ciências Contábeis - 5º Semestre

Estrutura e Análise das Demonstrações contábeis, Análise de Investimento, Contabilidade de Custos, Administração Financeira e Desenvolvimento Econômico

Tutor (a): 

Itacarambi – MG 30 de Maio de 2016


Introdução

Formando um conceito critico do estudo financeiro e suas práticas abordadas para se ter um entendimento apropriado do que se refere a saúde econômica da empresa a ser analisada e numa constante apuração dos fatos contábeis para uma melhor compreensão, elaboramos relatório para que em forma mais simples seja expressada todos os dados da empresa.

O objetivo desse estudo é evidenciar a importâncias dos indicadores que se extraem das demonstrações contábeis que servem como apoio às tomadas de decisões dos gestores das organizações. Utilizou-se, para a realização do trabalho, a análise do balanço patrimonial e da demonstração de resultado da empresa Arezzo Indústria e Comércio S.A. isso para que servisse como um meio ilustrativo das aplicações dos indicadores. As observações de tendências possíveis, as análises comparativas de modo intrínseco decorrentes de observações feitas por períodos subsequentes, serão abarcadas no presente artigo de modo a evidenciar a importância dos indicadores econômico, financeiros no processo de gestão.

Portanto, visando melhores perspectivas para o futuro promissor da empresa, concluímos que fez primeiramente com a organização da empresa, segundo com o planejamento continuo seguidos de comprometimento dos colaboradores.

Passo 1

        Baseando em pesquisas, e notável o quanto as demonstrações contábeis é importante para a “saúde” da empresa, ou seja, evidenciar seu crescimento e decadência mesma. Portanto, se não tivermos algo que nos norteie no gerenciamento de nossa empresa, certamente não iremos muito longe.

        Em uma das pesquisas realizadas chegamos a um autor muito comentado e especialista no assunto. Partes do que expressa, está neste texto:

O objetivo da análise das demonstrações contábeis como instrumento de gerência consiste em proporcionar aos administradores da empresa uma melhor visão das tendências dos negócios, com a finalidade de assegurar que os recursos sejam obtidos e aplicados, efetiva e eficientemente, na realização das metas da organização. A atividade administrativa deve ser desenvolvida em conexão com as informações contábeis, com vistas aos aspectos de planejamento, execução, apuração e análise do desempenho. (BRAGA, 1999, p. 166)  

        

        Seguindo o que explica BRAGA (1999), entende-se que, para que a empresa tenha um entendimento da real situação, deve-se, o administrador aprimorar as formas de se ter mais precisão na elaboração deste diagnostico. Que seja mais panorâmico da situação contábil da sua organização. Uma boa forma de alcançar esse resultado é o profissional contábil ter o apoio do administrador na construção deste documento que visa evidenciar de maneira mais precisa nas Demonstrações Contábeis o momento certo e que decisões tomar.

        As tomadas de decisões tão importantes quanto a analise da empresa. Devem ser planejadas, visando manter ou melhorar a situação financeira da empresa, estando ciente que uma decisão erronia pode levar a sua empresa a falência.      

        Sabendo que após criação da empresa, inicio das movimentações financeiras, aquisições de bens entre outros, é muito importante ter esta ferramenta, vimos como é importante a elaboração das Demonstrações Contábeis e que a parceria com o profissional contábil também podem ser fatores decisivos para um negocio de sucesso.

Passo 2

A análise horizontal e vertical das demonstrações financeiras é uma técnica de análise financeira que segue uma leitura idêntica à dos olhos quando lêem da esquerda para a direita ou de cima para baixo.

Definição simples de uma ferramenta de muito útil, exemplificando melhor a análise horizontal pode ser comparados dados de vários exercícios, observando-os ao longo do tempo. Já a análise vertical são feitas a cada ano individualmente analisando todos os elementos tanto do ativo, quanto do passivo em conjunto que chegará ao resultado do exercício.

Para uma melhor compreensão foi analisado a empresa Arezzo Indústria e Comércio S.A. onde a mesma fez uma demonstração horizontal e vertical em um só balanço.

Os principais indicadores utilizados foram:

*Receita Líquida

*%Receita

*Outras (despesas) e receitas

*Dívida líquida

*CMV

*Despesa comercial

*Depreciação e amortização

*Dívida     líquida/EBITDA

*Lucro bruto

*Lojas próprias

*Capital de giro

*Margem EBITDA

*Margem bruta

*Venda, logística e suprimentos

*Capital empregado

*Lucro líquido

*SG&A

*Despesas gerais e administrativas

*Dívida total

*Margem líquida

Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações financeiras, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações financeiras da Companhia para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos da Companhia. Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações financeiras tomadas em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (422.2 Kb)   docx (253.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com