TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Ciências Contábeis

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.764 Palavras (16 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 16

DESAFIO PROFISSIONAL 

 

CIÊNCIAS CONTÁBEIS 

1ª SÉRIE 

 

 

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

EMPREENDEDORISMO

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

GESTÃO DO CONHECIMENTO

 DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

 

 

 

ALUNOS(AS):

UNIDADE:

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SÉRIE: 1ª SÉRIE

TUTOR:

CIDADE, 30 DE MÊS  DE ANO


Sumário

 

Sumário        2

1 - Introdução        3

2 – A Empresa        3

3 – O Plano de Negócios        4

4 – Estilo de Gestão        7

• Comportamento Organizacional        7

5 – Técnicas de Negociação (Ciclo de Pedidos, Estoque)        8

• O recebimento dos pedidos        9

• Atendimento dos Pedidos        9

• Expedição        10

• Relatório de situação do pedido        10

6 – Gestão do Conhecimento        11

7 - Desenvolvimento pessoal e profissional        12

8 – Considerações Finais e Conclusão        15

9 - Bibliografia        16

1 - Introdução

O objetivo deste documento é analisar o modelo de gestão da empresa selecionada a luz do conhecimento obtido nas disciplinas: Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Aqui você encontrará o resultado de uma pesquisa minuciosa sobre a empresa Monama.

2 – A Empresa

A empresa selecionada, Monama, é uma empresa que investe no seguimento de produtos alimentícios orgânicos e sem glúten. A empresa importa os produtos no atacado, acomoda os produtos em nova embalagem de tamanho menor e com sua marca, e revende. Abaixo, o mapeamento do perfil da empresa:

Nome: Monama Indústria e Comercio de Alimentos 

Ramo: Indústria Alimentícia 

Localização: Itupeva/ SP

Número de funcionários: 22

Data de fundação: 2010

Faturamento Mensal: R$ 0,5 milhão 

O interesse pelo setor veio por uma necessidade; a atual proprietária Camila Brennand Fortes teve um problema alimentar que lhe impôs uma dieta a base de produtos sem glúten. Quando começou a pesquisar sobre o setor, encontrou uma excelente oportunidade de negócios.

3 – O Plano de Negócios

Com a oportunidade de um negócio promissor, Camila mergulhou em pesquisas sobre consumo, matéria prima e fornecedores e descobriu que a oferta estava aquém da demanda do mercado. Otimista, sua perspectiva é de que os orgânicos deixem de ser um nicho de mercado, e se transformem em produtos de consumo em massa.

Como se trata de uma demanda crescente, um produto no estágio de crescimento do ciclo de vida, e que ainda conta com relativamente pouca oferta, Camila percebeu a oportunidade de negócios. Com base na abordagem do Boston Consulting Group, analisado nas aulas, ela poderia montar um negócio classificado como estrela, já que conta com alta taxa de crescimento, e com chances de alcançar uma taxa de participação relativamente alta no mercado.

Além disso, ela poderia ter uma margem de receita maior do que a média do mercado; já que um produto orgânico custa entre 15% e 100% a mais do que os convencionais. Segundo Camila, o maior desafio nesse mercado é conseguir escalar, distribuir e baratear os produtos, de modo que cada vez mais pessoas consigam ter acesso a produtos mais saudáveis.

A ideia inicial era começar com uma linha de sucos orgânicos. Sabendo que se tratava de um investimento alto, ela procurou minimizar os riscos com a procura de uma consultoria de negócios. Esta foi contratada com o objetivo de auxiliar Camila na pesquisa sobre os diversos fatores que poderiam influir no resultado de seu negócio, como:

  • Análise de mercado/Público Alvo;
  • Vantagem competitiva;
  • Riscos associados;
  • Concorrência;
  • Estratégias de marketing.

O relatório final da consultoria foi extremamente importante e decisivo para o sucesso: mostrou que brigar com as grandes marcas do setor de sucos orgânicos seria um caminho árduo e custoso. Como uma boa empresária, ela entendeu que precisava ser maleável, e encontrou outra saída: apostou no mercado de granola e barra de cereais, inicialmente vendido pela internet. “A estratégia é levar os produtos orgânicos para o maior número de pessoas. E a barra de cereal é um produto barato”.

Camila tinha uma aspiração maior do que apenas revender produtos. Ela queria criar uma marca, que no futuro poderia se tornar referência no mercado de produtos orgânicos e sem glúten. Por isso ela criou um processo de comprar produtos no atacado, acomodá-los em embalagens com tamanho compatível com o consumidor final e então revender com a marca Monama.

O e-commerce idealizado pela empreendedora, entretanto, não deu os resultados esperados logo no início da operação. Novamente a procura de outra saída, conseguiu alavancar o faturamento através de vendas em supermercados e outros varejistas. Os empórios Santa Luiza e Santa Maria, em São Paulo, foram responsáveis pelos primeiros pedidos. Felizmente, nesse caso não foram necessários os três fracassos para o atingimento do primeiro sucesso. Fica claro que a empresa não foi criada da noite para o dia. Foi necessário muito trabalho, pesquisa, alguns erros e muitos acertos. Vimos na empresária características importantes como criatividade, motivação e o famoso ‘jogo de cintura’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (291.8 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com