TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Anhanguera Prova Brasil

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

UNIDADE LUCÉLIA

ANA MARIA MATIAS  DA SILVA DEMISKI – R.A: 1704235812

MARINA JANAINA DA SILVA – R.A: 1709969166

POLIANA ALVES GARDIM – R.A: 1704225961

TATIANI CRISTINA DE GODOI CARVALHO – R.A: 1708157072

VANDETE HONORATO – R.A: 1691326858

DESAFIO PROFISSIONAL

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL

DIREITOS HUMANOS

LUCÉLIA – SP

- 2016 -

ANA MARIA MATIAS  DA SILVA DEMISKI – R.A: 1704235812

MARINA JANAINA DA SILVA – R.A: 1709969166

POLIANA ALVES GARDIM – R.A: 1704225961

TATIANI CRISTINA DE GODOI CARVALHO – R.A: 1708157072

VANDETE HONORATO – R.A: 1691326858

DESAFIO PROFISSIONAL

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO VIRTUAL

DIREITOS HUMANOS

Atividade elaborada para fins de avaliação do 3º semestre, História da Educação e pedagogia, Didática da Alfabetização e do Letramento, Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos, oferecido pela Anhanguera Educacional - Uniderp, sob orientação da Professora Tutora Katiane Pereira dos Santos.

LUCÉLIA – SP

- 2016 -

Sumário

Resumo.................................................................................................................................... 04

Introdução................................................................................................................................ 05

Avaliações Externas................................................................................................................. 06

Escola Municipal de Ensino Fundamental Argemiro de Almeida Gonzaga........................... 08

Desempenho da EMEF e Análise de Resultados da Prova Brasil........................................... 10

Conclusão................................................................................................................................. 13

RESUMO

Em um numeroso e politicamente instável como o Brasil, não há contestações de que existem desigualdades em vários âmbitos, como sociais, de saúde, educacionais dentre vários outros. E como sanar esses problemas de modo que haja somente um nível para todos e que esse nível seja ao menos considerado bom? Foi pensando nisso, que vêm ocorrendo mudanças e pesquisas para saber por onde devemos começar, e qual seria o primeiro passo.

Se tratando da desigualdade educacional, em 2005 houve a primeira aplicação da Prova Brasil, que vem justamente pra responder todas essas questões quando o questionamento é sobre a educação.  A partir daí, vamos analisar e responder a estas questões utilizando os resultados da EMEF Argemiro de Almeida Gonzaga, localizada na cidade de Lucélia – SP. Com estes resultados serão feitas comparações afim de, procurar os fatores mais relevantes que dão origem à desigualdade educacional e o que de fato poderia eliminá-los.

INTRODUÇÃO

Encontramos hoje diversas dificuldades em associar a principal causa da grande desigualdade existente em nosso país, e com a somatória te incontáveis problemas atuais, saber onde exatamente devem ser feitas as mudanças é sem duvida caótico. Em um novo mundo onde a tecnologia passou a ser predominante e onde os pais não passam tanto tempo com os filhos como se passava anteriormente, encontrar uma família que se sente a mesa para acompanhar os deveres escolares de seus filhos se tornou extremamente raro.

Para as famílias com maior poder aquisitivo, os alunos podem ser inseridos em cursinhos que os auxiliem e os preparem melhor, o que de fato aumenta sua capacidade dentro do ambiente escolar. Porém, as famílias de baixa renda não possui condições para esse tipo de “preparação” e na maioria das vezes passam a maior parte do tempo buscando modos para incrementar a renda familiar, e acabam ficando sem tempo de acompanhar a vida escolar dos filhos.  

Isso causa uma enorme variação de níveis de aprendizagem, que levam à desigualdade educacional, que é evidente mesmo quando selecionamos somente escolas públicas. Vendo essas divergências, foram elaboradas pelo Inep algumas avaliações em larga escala e uma delas será nosso objeto de estudo, a ANRESC, mais conhecida como Prova Brasil, que explora além dos níveis de aprendizagem, fatores externos como formação dos professores e níveis socioeconômicos em que os alunos se encontram. O objetivo desta avaliação é, através desses dados coletados, possam ser desenvolvidas metodologias para amenizar e acabar com as desigualdades educacionais.

AVALIAÇÕES EXTERNAS

Avaliação Externa: A Avaliação externa em larga escala busca avaliar o desempenho dos alunos em determinados momentos da escolarização, por meio de fatores associados, testes de proficiência, questionários contextuais, diagnóstico do sistema de ensino. É um instrumento significativo que oferece subsídios para a formulação, a reformulação e o monitoramento de políticas públicas, e também para a gestão da educação em nível de sistemas estadual e municipal em suas respectivas escolas. Esse tipo de avaliação é importante, pois recolhe indicadores comparativos de desempenho que servirão de base para futuras tomadas de decisões no âmbito da escola e nas diferentes esferas do sistema educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (267.1 Kb)   docx (123.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com