TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

O sistema financeiro compreende os ativos financeiros, as instituições, os intermediários e os mercados financeiros. Com missão de economia de mercado, e captar aquele excedente dos poupadores e canalizá-lo para os mutuários. E formado por um conjunto de órgãos e instituições ou não. Tem como função essencial a promoção do desenvolvimento do país de forma equilibrada, por meio da fiscalização e execução das atividades e operações relacionadas ao credito e circulação de moedas. E constituído por dois subsistemas (normativo e de intermediação).

Todos os instituições ou conjunto de instituições que, através das suas decisões e ações, tomadas que intervêm em um circuito econômico são agentes econômicos. Mesmo tendo funções distintas no circuito econômico, de consumo, de produção ou de investimento, formam entre si relações econômicas fundamentais:

Estado e quem tomam decisões de investimento, de consumo e de política econômica;

Famílias tomam decisões sobre o consumo de bens e serviços da suas economias, mediante os rendimentos auferidos;

Empresas tomam decisões sobre os tipos de investimento, produção e mão de obra.

 

Estes são os agentes que em conjunto com as instituições financeiras, fazem parte de uma Economia Fechada. Contudo ainda pode considerar-se um quarto agente, o Exterior, com os quais os restantes agentes econômicos nacionais são estabelecidos, um quadro de Economia Aberta, de relações econômicas intensas.

As instituições financeiras são de fundamental importância para economia e para sociedade, mesmo assim são freqüentemente alvos de acusações dos revoltados, vistos por eles como vilões. Uma das razões para essa visão negra das instituições financeiras é a incompreensão.

O banco faz mais que muitas pessoas pensam, além de enviar cobranças, cartões de credito de credito, emprestar dinheiro, recebe e enviar pagamentos, eles fazem muito mais que isso. As instituições financeiras são essenciais aos comércios e as empresas em geral, pois são responsáveis por financiar as operações oferecendo credito e investindo em startups.

O banco movimenta capital, oferecem credito e fomentam novos negócios. No Brasil existe varias instituições financeiras de grande importância para economia, dentre elas esta o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o banco Bradesco. O Banco do Brasil oferece uma das menores taxas de juros para empréstimo e credito pessoal. Foi fundado no Brasil em 1808 criado pelo príncipe D. João. Nos seus 208 anos de fundação o banco do Brasil possui mais de 5 mil agências distribuídas por todo país, mais de 40 mil caixas eletrônicos, e hoje conta com mais de 50 mil pontos de atendimento no exterior. A Caixa Econômica Federal possui diferentes opções de auxilio para empréstimo e financiamentos de diferentes bens de consumo, desde habitacional, veículos e computadores. A Caixa Foi criada em 12 de janeiro de1861 pelo Imperador Dom Pedro II com nome Caixa Econômica da Corte. Com propósito de incentivar a poupança e conceder empréstimo sob penhor. Constituída como empresa publica, a Caixa atua como prestadora de serviços de natureza social, na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país. Hoje em dia, é o maior banco público da América Latina, focado em grandes operações comerciais, mas ainda assim não perdendo seu lado social. Acima de tudo, a Caixa Econômica Federal é um órgão público controlado pelo Tesouro Nacional da Republica Federativa do Brasil. A empresa Bradesco se destaca pelos empréstimos e financiamentos ligados ao setor automobilístico. A instituição faz empréstimos com garantia do veiculo que é uma forma de empréstimos onde o cliente pode financiar até 90% do valor do veiculo que possui e continua com o mesmo. Sendo um banco brasileiro considerado atualmente a maior e mais valioso marca da América Latina, constituindo o maior e mais lucrativo banco privado do Brasil. Foi fundado em 10 de março de 1943, pelo coronel Galdino de Almeida e seu sócio Coronel José da Silva Nogueira. Nos seus 73 anos de existência o Bradesco fez fusão, aquisição e parceria com várias empresas. O Sistema Financeiro Nacional é composto de instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros. Seu maior organizador o Conselho Monetário Nacional (CMN), presidido pelo ministro da Fazenda, que define as diretrizes de atuação do sistema. O Mercado de Capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (93.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com