TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.004 Palavras (13 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP - CAMPINAS UNIDADE 1

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

7° SEMESTRE

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

 CONTABILIDADE GERENCIAL

 CONTABILIDADE AVANÇADA I

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

 NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS

MARICELIA RODRIGUES DA SILVA – RA 1299544152

TUTOR PRESENCIAL: MAURICIO LUCHESI FORGERINI

CAMPINAS/SP

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO _________________________________________ 3
  2. DESENVOLVIMENTO ___________________________________ 4
  3. CONCLUSÃO __________________________________________ 16
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ________________________17

INTRODUÇÃO

No desenvolvimento deste trabalho será abordada a importância da Lei n° 6.404/1976 na contabilidade, suas alterações de acordo com a lei 11.941/2009         Lei das Sociedades por Ações que descreve como devem ser classificadas as contas do Balanço Patrimonial.

Também será demonstrada a importância da Analise do Balanço, destacando os principais objetivos da Analise Vertical e Analise Horizontal no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício. Qual a finalidade dos Indicadores Econômicos - Financeiros cada um deves ser calculado e a finalidade deles no Balanço Patrimonial. O Método de Equivalência Patrimonial (MEP) que e utilizado para o investimento e serve de ajuste financeiro, as empresa de utiliza o lucro real deve usar o MEP para melhor avaliar seus investimentos.

PASSO 1

De acordo com a - Lei nº6. 404/1976, com alteração da Lei nº 11.941/2009 – Lei Sociedade por Ações – dispõe no artigo 178, como deve se classificado na contabilidade as contas do Balanço Patrimonial de acordo com o artigo 178 as contas devem ser classificadas de forma clara que possa facilitar o entendimento da situação financeira da companhia. As contas devem ser classificadas conforme os elementos do patrimônio que deseja registrar, podendo ser agrupada em três grupos que são: Ativo, passivo e patrimônio liquido.

No artigo 179 da - Lei Sociedade por Ações Lei nº 6.404/1976 – no inciso III entende se por investimentos:

Artigo 179, As contas serão classificadas do seguinte modo:

[...]

III – em investimento: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à companhia ou da despesa;

A Lei nº 11.638/2009 foi responsável por modificar os artigos 183 e 184 da Lei 6.404/1976 e introduzir novos critérios contábeis, que são:

  • Avaliação a valor de mercado de instrumento financeiro derivativo e de certos instrumentos financeiros ativos.
  • Ajustes a valor presente de direitos e obrigações.
  • Analise sobre a recuperação de ativo permanente.

De acordo com a Lei nº 11.638/07, § 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.

§ 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e não ultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas é vedada a utilização de designações genéricas, como "diversas contas" ou "contas-correntes".

§ 4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício.

PASSO 2

Analise Vertical e Horizontal

A analise horizontal é indicada através de números-indices no qual primeiramente e preciso estabelecer uma data-base.

Para encontrar o valor do próximo ano usa se a regra de três de cada ano relacionado à data base. O valor para Analise Horizontal deve esta convertido na mesma moeda, para apurar os resultados reais.

A Analise Vertical é um processo no qual se faz uma comparação porcentual entre itens pertencentes à mesma demonstração financeira do mesmo ano com finalidade de idéia da representatividade de um item ou subgrupo de uma mesma demonstração financeira relativo de um total ou subtotal tomado como base.

Analise Vertical, apesar de poder ser usada para todas as demonstrações financeiras, ganha mais importância na utilização da DRE, onde podemos expressar vários itens em relação às vendas, brutas e liquidas, e, dentro das despesas, representa cada uma delas em relação ao total de despesas.

A Analise Horizontal é de grande importância para empresas, através dessas analises as empresas ficam sabendo seu lucro anual, lucro bruto, liquido, receita e custo. E feito uma comparação do lucro do ano atual com anos anteriores, dessa forma fica sabendo da real situação da empresa se, se ela teve lucro ou prejuízo naquele ano.

Já na Analise Vertical a empresa faz uma comparação de relacionamentos porcentuais de itens pertencentes a uma demonstração financeira do mesmo ano, relativamente de um total ou subtotal tomado como base.

PASSO 3

Indicadores Econômicos Financeiros

O que são tipos existentes e exemplos

A expressão Indicadora Econômico-Financeiros designa todo tipo de indicadores baseados em dados econômicos e financeiros de determinada entidade e podem ser expressos em valores monetários absolutos, valores relativos, taxas de variação, tempo, entre outros.

Mesmo que os indicadores devem ser avaliados de forma integrada e habitual dividir em indicadores econômicos e financeiros. Os indicadores financeiros procura avaliar a capacidade da empresa que possa remunerar adequadamente todos seus participantes, como acionistas, trabalhadores, entre outros. São exemplos de indicadores econômicos; os diversos indicadores de rentabilidade, eficiência e produtividade.

Já os indicadores econômicos financeiros procuram avaliar a capacidade de a empresa honrar atentamente seus compromissos financeiros para com terceiros, numa perspectiva de longo prazo, os indicadores de estrutura financeira e solvabilidade e, numa perspectiva de curto prazo, os indicadores de liquidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (280.5 Kb)   docx (117.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com