TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos de Auditoria

Resenha: Riscos de Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Resenha  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 3

Riscos de Auditoria

Entende-se por “risco geral de auditoria” aquele risco de se concluir e opinar de que as contas anuais tomadas em conjunto refletem a imagem fiel da companhia quando na realidade não é assim, e o risco de que, embora elas reflitam a imagem fiel da companhia, o auditor conclua que elas não a refletem, ou, segundo Adams “a possibilidade de que os relatórios financeiros auditados contenham erro ou fraude significativo” [Ada91,144].

O auditor deve obter o maior nível de certeza possível de tal forma a restringir o risco de auditoria ao seu menor nível relativo. Se, por exemplo, o auditor deseja ter 99 % de certeza, então ele estará correndo 1% de risco de auditoria.

O risco geral de auditoria é um mix de três riscos quais sejam:

Risco inerente, que é o risco que se origina da natureza própria da conta ou tipo de operação analisada;

Risco de controle, que consiste na incapacidade do sistema de controle interno de evitar ou detectar oportunamente um erro importante;

Risco de detecção, que nada mais é do que o risco de que erros importantes, individualmente ou em conjunto com as contas anuais, não sejam detectados pelas provas substantivas.

Parecer de Auditoria

O parecer dos auditores Independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis quanto ao adequado atendimento, ou não, a todos os aspectos relevantes.

Tipos de parecer :

O parecer sem ressalva é emitido quando o auditor está convencido sobre todos os aspectos relevantes dos assuntos tratados no âmbito de auditoria, O parecer do auditor independente deve expressar essa convicção de forma clara e objetiva.

O parecer com ressalva é emitido quando o auditor conclui que o efeito de qualquer discordância ou restrição na extensão de um trabalho não é de tal magnitude que requeira parecer adverso ou abstenção de opinião.

O auditor dever emitir parecer adverso quando verificar que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emissão do parecer com ressalva.

O parecer com abstenção de opinião é emitido quando houver limitação significativa na extensão de seus exames que impossibilitem o auditor expressar opinião sobre as demonstrações contábeis por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la.

Referências Cruzadas de Auditoria

Para que os papéis de trabalho possam ser facilmente encontrados, eles devem ser elaborados, organizados e arquivados segundo padrões adotados por normas técnicas. Adota-se um sistema de codificação onde cada folha no arquivo e referenciada por uma identificação alfa-numérica, uma letra ou um número de identificação, então, o índice adotado identifica a folha específica onde ela pode ser encontrada no arquivo.

Tais referências devem ser cruzadas demonstrando a vinculação existente entre as informações coletadas, ou seja, os dados incluídos em um papel de trabalho que tenham sido transferidos de outro papel de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com