TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenv economico da china

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Aula - tema 03: Desenvolvimento Econômico da China

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Aula - tema 03: Desenvolvimento Econômico da China

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Desenvolvimento Econômico apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob a orientação da professora-tutora Joana Carolina Dorea Alves Cherri.

Anhanguera Educacional

2014


DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CHINA

A entrada da China na economia mundial teve início na década de 1990, após a entrada de Deng Xiaoping no poder na década anterior, fazendo com que a China quintuplicasse seu PIB. Hoje é a economia que mais cresce no cenário mundial, onde sua taxa de crescimento econômico é de 9%, ficando atrás apenas dos EUA, podendo chegar ao topo em 2030, caso mantenha sua taxa de crescimento. Ela é hoje a maior produtora de alimentos como grãos, milho, arroz e suínos.

Abrindo as portas para entrada de investimentos estrangeiros e tornando-se umas das maiores importadoras do mundo, a China investiu em educação, infraestrutura como ferrovias, rodovias, hidroelétricas (sendo a hidroelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo), aeroportos, prédios públicos, entre outros, e com isso aumentando a empregabilidade no país. Muitas empresas multinacionais estão se instalando e abrindo filiais na China, devido ao baixo custo de mão de obra, produção e um amplo mercado consumidor.

Mesmo sendo uma das maiores economias mundiais, a China ainda tem problemas com a relação de trabalho, em que menores de idade são submetidos a trabalhos e cargas horárias de adultos, trabalho forçado, hora extra obrigatória, carga horária excessiva, dentre outras. Além disso, o país enfrenta dificuldades com a pobreza, poluição (ocupando a 2ª posição de maior poluidora do mundo), o controle dos salários pelo governo, tornando-os um dos menores do mundo, etc. A corrupção também é um problema grave, envolvendo largas quantias em dinheiro, violação de leis, que o partido comunista Chinês trata como um caso de “vida ou morte” para sua permanência no poder, pois se trata de uma luta árdua e longa.

REFERÊNCIAS

Economia da China. Disponível em:

nomia_da_china.htm>. Acesso em: 06/04/2014.

Economia da China. Disponível em:<http://www.infoescola.com/economia/econo-

mia-da-china/>. Acesso em: 06/04/2014.

Banco Mundial prevê que China ultrapasse EUA em 20 anos. Disponível em:

. Acesso em: 06/04/2014.

Doing Business na China. Disponível em:

exploreeconomies/china>. Acesso em: 06/04/2014.

As fortes denúncias de violação de direitos trabalhistas em uma parceira da Apple na China. Disponível em: . Acesso em: 06/04/2014.

Corrupção na China ainda é um problema "muito grave". Disponível em:

. Acesso em: 06/04/2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com