TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispositivo de Alerta Para Rompimento de Barragens de Rejeitos

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.322 Palavras (18 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 18

Dispositivo de Alerta Para Rompimento de Barragens de Rejeitos

OBJETIVO Auxiliar os moradores próximos às regiões que contêm barragens para assegurá-los de eventuais desastres estruturais, funcionando de forma preventiva, e de auxílio após ocorrer o desmoronamento.

SUMÁRIO 1. Resumo .................................................................................................................. 7 2. Introdução .............................................................................................................. 8 3. Material e Método .................................................................................................. 9 4. Desenvolvimento ................................................................................................. 10 5. Aplicativo ............................................................................................................. 12 5.1. Ficha Médica ...................................................................................................... 15 5.2. Rota de Fuga ...................................................................................................... 17 5.3. Refúgio ............................................................................................................... 18 6. Software ............................................................................................................... 20 7. Tipos de Redes .................................................................................................... 20 8. Assistente ............................................................................................................ 20 9. Acessibilidade ..................................................................................................... 21 10. Dados ................................................................................................................. 21 11. Onde Estão Localizadas as Barragens no Brasil ? ........................................ 23 12. Tipos de Barragens ........................................................................................... 24 12.1. Barragem a Montante ....................................................................................... 24 12.2. Barragem a Jusante ......................................................................................... 25 13. Gastos ................................................................................................................ 26 13.1. Balanço Patrimonial ......................................................................................... 26 14. Conclusão .......................................................................................................... 27 15. Referências ........................................................................................................ 29

7

1. Resumo A partir dos desastres que ocorreram em Mariana/MG, 5 de novembro 2015 e Brumadinho/MG, 25 de janeiro de 2019, surge então a ideia de desenvolver uma startup, com o objetivo de prevenção e suporte para a população residente próxima às barragens. Deste modo, torna-se necessária a criação de um sistema integrado nas empresas de barragens, vinculado à um dispositivo que irá trazer informações sobre nível das barragens, e um aplicativo obtendo informações adicionais. O projeto consiste na criação e elaboração de um sensor de pressão que estará instalado nas barragens e será responsável por emitir o grau de instabilidade. De acordo com o site G1.com, cerca de 200 barragens de mineração estão em mau funcionamento e com risco de rompimento, justificando o quão importante seria o nosso projeto para a segurança da sociedade.

8

2. Introdução

As empresas de barragem têm estruturas que são utilizadas para reservar, conter e acumular substâncias ou misturas líquidas provenientes do processo de mineração. Porém muitas destas não são devidamente fiscalizadas, sem monitoramento do governo, como a Agência Nacional de Mineração (ANM), instituição responsável por fiscalizar, não tendo a verba necessária para fazer a devida manutenção e normas preventivas, sendo mais suscetível a fraudes e corrupções, conforme a matéria da revista BBC News Brasil ‘’ Fiscalização de barragens: órgão federal de controle é o 2° mais exposto a fraudes e corrupção, diz TCU (Tribunal de Contas da União) ’’. Pela falta de preocupação, ocorreu o maior desastre ambiental do mundo em três décadas, seguidos por desastres semelhantes, dando maior visibilidade e importância, incentivando-nos a desenvolver um sensor de pressão para ser utilizados nas barragens, sendo assim enviando informações através do software ligado ao dispositivo e aplicativo. O aparelho fixo terá a função de receber esses dados e identificar um possível risco, emitindo um alerta sonoro e visual, e haverá um aplicativo trazendo praticidade e mobilidade, havendo especificações importantes. Segundo a revista Brasil de Fato, por Daniel Giovanaz, ‘’Das 24 mil barragens do Brasil, apenas 780 passaram por fiscalização’’, abrindo um amplo mercado na área preventiva, sendo uma entidade diferenciada que abrange uma sociedade em locais de grande risco, com propósito de evitar que a população sofra com grandes perdas.

9

3.Material e Método

Utilizamos como ferramentas principais a WBS que nos auxiliou a criar o escopo, assim como a 5w2h, a qual nos auxiliou a identificar os objetivos e propostas do trabalho. No projeto será feito um dispositivo interno onde irá conter informações sobre o nível da barragem, se está próximo de haver um rompimento. Também terá um aplicativo onde será integrado a esse dispositivo, porém, com mais interatividade. Ambos terão sinais de alerta, como luzes, sinais sonoros e vibração. Também haverá um sensor integrado onde será realizado a devida medição das barragens. O intuito da ideia será impedir que a população sofra com os desastres, ou seja, evitar mortes e sofrimento. O projeto será realizado nas empresas de barragens e elas serão responsáveis em atualizar os dados diariamente, ou seja, a todo momento que houver mudanças da barragem, sendo elas positivas ou negativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com