TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENQUADRAMENTO FISCAL

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 11

Bacharelado em Ciências Contábeis

 

Nome: Ana Chystiane Marques de Almeida

Nome: Brenda Taiane Oliveira dos Santos

Nome: Eli Caroline Miranda Azevedo

Nome: Elton John Guedes Da Costa

Nome: Fabiane Vilhena Pereira

Nome: Fabricio Oliveira Cipriano

Nome: Maellen Machado Mendonça

Nome: Silene Corrêa Da Silva Dos Santos

ÍNDICES ECONÔMICOS

 

                                 Turma: A201

Nome: Ana Chystiane Marques de Almeida

Nome: Brenda Taiane Oliveira dos Santos

Nome: Eli Caroline Miranda Azevedo

Nome: Elton John Guedes Da Costa

Nome: Fabiane Vilhena Pereira

Nome: Fabricio Oliveira Cipriano

Nome: Maellen Machado Mendonça

Nome: Silene Corrêa Da Silva Dos Santos

            Trabalho apresentado ao curso de ciências contábeis, na universidade

Paulista com objetivo de uma avaliação na disciplina Analise de balanço do professor Marcos Augusto Moraes Da Luz.

               

                     

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

ÍNDICES ECONÔMICOS        5

RENTABILIDADE        7

RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO        7

RETORNO SOBRE PATRIMÔNIO LIQUIDO        9

MARGEM LIQUIDA        10

GIRO DO ATIVO        11

EMISSÃO DE RELATÓRIOS        11

REFERÊNCIAS        13

CONCLUSÃO        14


INTRODUÇÃO

           Índice econômicos propôs realizar uma discussão teórica sobre os indicadores econômicos que são aplicados na contabilidade. Ou seja, no trabalho será apresentado os principais indicadores econômicos, sobre rentabilidade econômica como retorno sobre o investimento, retorno sobre o patrimônio líquido, margem liquida e giro do ativo.

Várias empresas são administrativas por profissionais com objetivo principal de maximizar os resultados para os seus negócios e investimento, os quais na sua maioria tem no seu empreendimento com objetivo de atingir metas de rentabilidade, ou seja, gerar mais lucro do que prejuízo.

No ambiente competitivo e importante de organização e informações claras sobre as demonstrações de resultado e balanço com isso fazer devida análise econômica da empresa, através dessas demonstrações usando índices econômicos, a empresa estará apta a analisar as informações para tomadas de decisões gerencias na entidade.

A contabilidade é investimento com a função controlar e analisar patrimônio de uma empesa, assim apurar os resultados financeiros e econômicos, assim apresentar devidas informações para auxiliar aos donos tomadas de decisões economicamente e financeiramente. Principal demonstração econômica e DRE, tem como função analisar todas e receitas e despesas da empresa.

     


DESENVOLVIMENTO

ÍNDICES ECONÔMICOS

Um indicador é aquilo que indica ou serve para indicar. Pode tratar-se de um instrumento físico que indica algo ou de uma representação simbólica que mostra indícios ou sinais. Econômico, diz daquilo que pertence ou que é relativo à economia.

Um indicador econômico, por conseguinte, é um índice que permite representar uma realidade econômica de maneira quantitativa e direta. Costuma tratar-se de uma estatística que supõe uma medição de uma variável durante um certo período, a interpretação do indicador permite conhecer a situação da economia e realizar projeções.

Os principais índices são INPC, SELIC, IGPM, IPCA, INCC, SALÁRIO MINIMO, BALANÇA COMERCIAL, PIB, PRODUÇÃO INDUSTRIAL, FGTS,PNAD

INPC é um dos indicadores mais usados, permite compara os preços de um grupo de produtos que são adquiridos pelos consumidores de forma regular é mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre 1 e 5 salários mínimos mensais.

SElLIC é taxa básica de juros da economia brasileira, é utilizada como referência para o cálculo das demais taxas de juros cobradas pelo mercado e para definição da política monetária praticada pelo governo federal.

IGPM é indicador de movimento dos preços calculados mensalmente pela FGV(fundação de Getúlio Vargas) e divulgado no final de cada mês de referência. É o índice de referência utilizado para reajuste dos aumentos da energia elétrica e dos contratos de alugueis.

IPCA é produzido pelo IBGE, é o indicador oficial do governo federal para aferição das metas inflacionárias, mede a variação do custo de vida das famílias com chefe assalariados e com rendimento mensal compreendido entre 1 e 40 salários mínimos mensais.

INCC é produzido pela FGV,é o principal indicador de custo da construção civil no brasil, mede a evolução dos custos de construções habitacionais nas dezoito principais capitais de estados do pais.

SALÁRIO MINIMO é menor valor de remuneração que a legislação permite que os empregadores paguem aos seus empregados pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços, também é o menor valor pelo qual uma pessoa pode vender sua força de trabalho.

BALANÇA COMERCIAL é o indicador econômico que representa a relação entre total de exportações e importações de bens e serviços de um pais em um determinado período, quando o total de exportações de bens e serviços for superior ao total de importações, registra-se um superávit no saldo da balança comercial. Quando o total de exportações de bens e serviços for inferior ao total de importações, registra-se um déficit no saldo da balança comercial.

PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia e tem como principal objetivo mensurar a atividade econômica de uma determinada região. Quando determinada região apresenta declínio de dois trimestres consecutivos no valor do PIB, significa que sua economia se encontra em recessão técnica.

Apesar do PIB ser considerado um bom indicador de crescimento, não pode ser considerado um índice de desenvolvimento, uma vez que seu cálculo não incluir dados como distribuição de renda, expectativa de vida e nível educacional populacional, entre outros aspectos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (224.2 Kb)   docx (385.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com