TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENRON: O MAIS ESPERTO DA SALA

Por:   •  25/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANATHIE COSTA T72363-9

PRISCILA SANTANA GONSALVES C1940G-6

RAFAELA MOURA RIOS C166HF-9

SHIRLEY SANTOS CASTRO B32DJI-0

THAIS FERNANDA OLIVEIRA ROCHA C17106-9

ENRON: O MAIS ESPERTO DA SALA

Trabalho apresentado como requisito parcial a integralização da P2, da disciplina de Auditoria, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista - UNIP sob orientação da Professora Camilla Cruz.

SÃO PAULO - SP

2017/1[pic 1][pic 2]


ENRON: O MAIS ESPERTO DA SALA

Caso – Fraude

Filme: Enron: O Mais Esperto da Sala

1 – Qual a decisão mais adequada o auditor deveria ter tomado?

As funções do auditor, hoje, vão muito além do tradicional conceito de fiscalização. Além de averiguar e detectar eventuais falhas nos sistemas de controle e no plano de organização, o auditor se preocupa também com a manutenção desses sistemas, de forma que as não conformidades sejam minimizadas, atuando de maneira preventiva e apresentando sugestões para eventuais desvios (aplicação do conceito de Qualidade Total). O auditor não é responsável e também não pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros. Entretanto, deve planejar seu trabalho avaliando o risco de sua ocorrência, de forma a ter grande probabilidade de detectar aqueles que impliquem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis. A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança da entidade e da sua administração, porém nesse caso estavam envolvidos em todo o esquema, sendo assim quando o auditor identificou ou suspeitou de fraude, deveria ter determinado se havia responsabilidade de comunicar a ocorrência a terceiros. Embora o dever profissional do auditor de manter a confidencialidade da informação do cliente possa impedir que tais informações sejam dadas, as responsabilidades legais do auditor podem sobrepor-se ao dever de confidencialidade em algumas situações.

2 – Qual a relação do filme com o surgimento da lei SOX?

A criação dessa lei foi uma consequência das fraudes e escândalos contábeis que, na época, atingiram grandes corporações nos Estados Unidos (Enron, Arthur Andersen, Xerox etc...), e teve como intuito tentar evitar a fuga dos investidores causada pela insegurança e perda de confiança em relação às escriturações contábeis e aos princípios de governança nas empresas. Dessa forma, dificultando a possibilidade de fraude, e até mesmo, de erro. A SOx se aplica a todas as empresas, sejam elas americanas ou estrangeiras, que tenham ações registradas na SEC (Securities and Exchange Comission, o equivalente americano da CVM brasileira). A SOx prevê a criação, nas empresas, de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis, definindo regras para a criação de comitês encarregados de supervisionar suas atividades e operações, formados em boa parte por membros independentes. Isso com o intuito explícito de evitar a ocorrência de fraudes e criar meios de identificá-las quando ocorrem, reduzindo os riscos nos negócios e garantindo a transparência na gestão. Para supervisionar os processos de auditoria das empresas sujeitas a SOx, foi criado o Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB ou seja Conselho de Auditores de Companhias Abertas) que tem a missão de estabelecer as normas de auditoria, controle de qualidade, ética e independência em relação aos processos de inspeção e a emissão dos relatórios de auditoria. As penalidades pelo descumprimento da SOx, em relação a integridade e fidedignidade das demonstrações financeiras e a certificação de demonstrativos em desacordo com a lei, são uma multa de até USD 1.000.000 e/ou a reclusão por até 10 anos. Quando o descumprimento da lei for intencional (normalmente com finalidades fraudulentas) a multa aumenta para até USD 5.000.000 e a reclusão pode chegar a 20 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com