TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE DOCUMENTÁRIO ENRON: OS MAIS ESPERTOS DA SALA

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  1.503 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO SOBRE DOCUMENTÁRIO

ENRON: OS MAIS ESPERTOS DA SALA

O filme Enron: Os mais espertos da sala, relata um fato real de uma empresa norte-americana fundada em 1985, através da união das empresas Houston Natural Gas e InterNorth, onde o seu principal negócio era o mercado de gás natural e distribuição de eletricidade, diversificando-se anos depois e incluindo áreas como freqüência de internet, gerenciamento de risco e derivativo climático. Com o seu crescimento, converteu-se na sétima corporação maior do país, servindo de modelo empresarial para as demais empresas. Era questionável a origem de tantos lucros que surgiam de forma constante, inclusive em anos de crise. O que parecia ser seguro e promissor era uma das maiores fraudes contábeis existente nos Estados Unidos, onde eram alterados os resultados através de um método chamado marcação de mercado e os executivos da mesma, utilizavam-se de mudanças nos balanços com valores que nunca existiram para conseguir novos investimentos, e consequentemente, para valorizar o preço de suas ações.

As perdas na bolsa de valores norte-americanas do setor de comunicação em 2001, fizeram com que fosse levantado uma série de investigações na Eron, comprovando que a mesma inflava os contratos e que durante vários anos os lucros eram muito maiores do que os reais. A investigação expôs o envolvimento de ex-executivos, contadores e advogados, transformando a corporação norte-americana em questão de segundos para um dos maiores escândalos empresariais da história mundial. A finalização de todos os crimes identificados foi o indiciamento e condenação de todas as partes envolvidas. O ex-presidente e fundador da Enron veio a falecer em Julho de 2006 vítima de um ataque cardíaco e o ex-vice presidente da empresa suicidou-se em Janeiro de 2002, conforme mostra explicitamente o documentário .

Diante do caso Enron, cabe repensar quanto aos aspectos éticos que estão presentes nas empresas e da necessidade de uma prática transparente, onde os Administradores, acionistas e investidores devem ter acesso aos balanços e balancetes e de todas as suas divulgações para estar por dentro de todas as informações que ali estarão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com