TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enron - Os mais espertos da sala

Por:   •  7/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE IBIRAPUERA

EXTENSÃO CHÁCARA FLORA

ROGER OLIVEIRA DE LIMA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RA: 52265050 – 4º SEM. NOTURNO

Enron – Os mais espertos da sala

        

São Paulo

2017

O documentário conta a história da empresa Enron fundada em 1985 por Ken Lay que se tornou uma das maiores empresas de energia do mundo.  A Enron sempre apresentava excelentes resultados, possuía ótimo conhecimento por todos, era fiscalizada por algumas empresas de auditoria, era sempre elogiada por revistas e jornais e tinha mais de 20 mil empregados.

 

A Enron por meio de fraudes de contabilidade, ajustava seus balanços financeiros, com a ajuda de bancos e empresas, e escondeu dívidas de bilhões de dólares, tendo seus lucros aumentado de uma forma mascarada.

A consequência dessa fraude, foi a perda do valor investido de milhares de sócios, além do desemprego de mais de 20 mil pessoas e uma dívida de mais de 10 bilhões de dólares.

 

O presidente das operações comerciais da Enron, convenceu fiscais federais a permitirem a utilização de um meio contábil denominado marcar a mercado, esta técnica permite a empresa, registrar o preço ou valor de um seguro em uma base diária para calcular lucros e perdas. Com isso permitiu a Enron contar ganhos projetados a longo prazo como receita, ou seja, gerar um capital que não existia. Aumentando o lucro sem que sofresse nenhuma tributação.

 

Não se tem confirmação dos motivos sobre a falência da empresa, porém, a prática de fraudes na contabilidade que acabaram no prejuízo de milhares de pessoas, mexeu e muito com a economia do País, e sem nenhuma intervenção do governo.

 

Concluindo, deve-se mostrar a falta de ética e de profissionalismo dos profissionais, através do meio utilizado pelos responsáveis pela Enron e outras empresas envolvidas. Graças à desonesta forma como foi administrada a Enron faliu 2001, gerando muitos escândalos entre empresas e prejuízos a alguns relacionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com