TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - ENRON os mais espertos da sala

Por:   •  24/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  30.835 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Resenha “Eron – Os mais espertos da sala”

Canoas, 2015.

Resenha “Eron – Os mais espertos da sala”

O documentário “Enron – os mais espertos da sala” lançado em 2005 e dirigido por Alex Gibney tem como objetivo contar a história dos bastidores da falência de uma das maiores empresas dos EUA através de declarações de pessoas envolvidas com as transações da empresa, como por exemplo advogados, traders, contadores, diretores, etc.

A Enron iniciou suas fraudes utilizando o método de marcação de mercado e manipulando os registros contábeis para criar a ilusão de que a empresa estava dando lucro, quando na verdade ano após ano a empresa dava prejuízo.

Ken Lay utilizava suas influências políticas para alcançar os objetivos da Enron, com a presidência de George Bush nos EUA foi aprovada a desregulamentação dos preços 9aprovada por Anderson Andersen), aproveitando-se da falta de popularidade do governador Gray Davis, na Califórnia, a Enron armou a jogada e uma eleição “recall” substituiu o atual governador da Califórnia por Arnold Schwarzenegger, onde também foi aprovada a desregulamentação dos preços. A FERC – agência federal de regulamentação do mercado de energia – possuía como responsável Pat Wood, indicado pessoalmente por Ken Lay. Jeff Skilling transformava a Califórnia em caos com blecautes para manter o preço das ações em alta. Andy Fastow (diretor financeiro) utilizava empresas fantasmas para esconder os prejuízos da Enron e também para desviar fundos para sua própria empresa LJM. Com todo esse círculo os executivos ainda gananciosos estimulavam funcionários e o pais a investir na empresa com comercias, declarações para revistas e agressividade de mercado.

 Com as receitas da empresa fundamentadas em projeções bastou o valor das ações começarem a cair para o esquema da Enron começar a declinar. Ken Lay deixou a empresa vendeu suas ações por bilhões de dólares. Jonh Cliff Baxter, CEO e presidente da Enron na época foi o próximo a perceber que o negócio não iria durar e renunciou ao cargo em 14/08/2001, vendeu suas ações e deixou para trás um legado de caos, 4 messes depois o contador Andy Fastow foi demitido e acusado de arquitetar e executar a fraude ele devolveu $ 23 milhões de dólares e foi sentenciado a apenas 10 anos de prisão por depor contra demais executivos da Enron.

        Com a falência da Enron 29 mil pessoas ficaram desempregadas, funcionários perderam seu seguro-saúde e ficam com suas contas bloqueadas, a maior empresa de contabilidade dos EUA e a empresa de advocacia também foram atingidas.

        Durante todo o documentário o autor demonstra a o elevado grau de ganancia dos executivos que não se questionam sobre a ética, mas sim onde podem chegar com essa estratégia trazendo prejuízos para acionistas, funcionários e a população.

John Cliff Baxter, se suicidou no ano seguinte a falência da Enron, ele já possuía histórico de depressão e mesmo com sua saída da Enron antes da descoberta da fraude (4 messes) ele foi indiciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com