TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATIFICAÇÃO DO MEIO ENVOLVENTE DIMENSÃO DO MEIO AMBIENTE

Por:   •  5/6/2019  •  Monografia  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 10

                                                [pic 1]

UNIVERSIDADE DE BELAS                                                                                                                                   FACULDADES DE CIÊNCIAS SOCIAIS                                                                                                              LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E GESTÃO                                                                                                                            

ESTRATIFICAÇÃO DO MEIO ENVOLVENTE                                      

DIMENSÃO DO MEIO AMBIENTE                                         AMBIENTES INDUSTRIAIS ESPECÍFICOS

                                                                                                                            O Docente

______________________________

Luanda, aos 19 de maio de 2018.

 Integrantes Do Grupo

Amílcar Sérgio Hipandwa Viegas

Fernando da Cunha

Verónica Sebastião

Filipe do Nascimento

Introdução

        Meio envolvente definido de uma forma geral e simples, o meio envolvente de uma empresa é o contexto em que ela existe e realiza a sua atividade e que, de algum modo, influencia a forma como se comporta e desenvolve. Voltado pro nosso tema ela referir-se-á a estratificação do mesmo, abrangido as dimensões do meio ambiente, até os ambientes indústrias específicos.  

Estratificação do meio envolvente

             O carcater complexo do meio envolvente permite diferenciar em seu estrato. Assim distiguimos três niveis do meio envolvente que: macro ambiente, meso ambiente e micro ambiente.

            Macro ambiente 

           Agrupa factores da sociendade, nomeadeamente culturais, politicos regulamentares, geograficos etc.

  • Factores culturais aspectos filosoficos, relegiosos, esteticos; por exemplo, jejum ou pausa dominical.
  • Fatores politicos; decisões do governo, instituições politicas.
  • Factores regulamentares-leis, decretos.
  • Factores geograficos-clima (seca, sismo, terramoto etc) Relevo (deserto planalto etc).

        Alem do ambiente externo alargado o macro ambiente ou ambiente (mais distante) da empresa, importa tambem analisar o ambiente, mas proximo da tarefa, o micro ambiente ou ambiente competitivo.

        Trata-se de analisar a variaveis que, de uma forma mais rigorosa e específica afectam cada empresa em paticular (os apectos politos legais, economicos, socioculturais e tecnologico).

Meso ambiente

           É um conjunto de bens, serviços, actividades e entidades sittuadas entre macro e o micro ambiente proporcionado uma concorrencia directa, indirecta no pontecial, tem como componentes.

  • Prudutos subistituiveis fabricados pela empresa e planos concorrentes.
  • Imputs do processo de produçao (materia prima, bens intermedios e de equipamentos).
  • Contexto local (bacia de emprego, distrito industrial, actividades associativas locais).

Micro ambiente

         É um conjunto de parceiros directos da organização de bens, nomeadamente de fornecedores de bens e serviços (informaticos, de protecção física, de jardinagem, etc) Bancária financeira comercial (distribuidores) administração social, grupos associativo (camara de comercio e insduatria, sindicatos etc).

        Neste tipo de ambiente o mesmo refere-se ao contexto ambiente mais proximo da organização que lhe fornece as entrada ou insumos de recursos e iformações, bem como a colocação e disposição de suas saídas e resultado.

        O mesmo ambiente é constituido pelas partes do ambiente que são relevanytes ou potencialmente relevamtes para a organização poder estabelecer e alcançar seus objectivos.

         Geralmente constituido e agentes comquem a organização tem uma relação dueita no seu dia a dia como os consumidores, clientes, usuarios, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores.

Dimensionamento do meio envolvente

          Henri e Veronique analisam o meio envolvente a partir de dois pontos de vista, a superestrutura e a infraestrutura, uma visivel, e perceptível, explicita e outra invisivel, oculta, implicita, Sabe-se que cultural e filosoficamente, espiritualmente ou materialmente, o invisivel corresponde a algo dificil senão impossivel acesso ex; O Deus invisivel, o homem invisivel, o procidimento sintoma-analise clinica.

         Superestrutura do meio envolvente externo e interno, poço de recursos e de competencia conheciddas da organização: e a vertente visivel ex: quadro visiveis da empresa.

Infraestrutura do meio envolvente

         A infraestrutura abarca fenomenos ocultos é a dimensão invisivel do meio envolvente. É a parte do meio envolvente dificil a aprender por causa da premissividade dos fenomenos invisiveis sem recorrer ás técnicas de analise mais aturadas. Portanto, os meios envolventes externos e inernos são portadores de oportunidades e ameaças implicitas (infraestrutura) que exigem ua analise tanto micro (fenomenos infinitesimais) como macroscópica (fenómenos complexos cujas causas são multivariaveis) ex: absentismo.

Partes visíveis e ocutas na analise estratégica

Superestrura

Infraestrutura

Meio envolvente interno

Visivel ++

Oculto++

Meio envolvente externo

Visivel+

Oculto+

          A classificação de H.A. Simon, do ponto de vista de racionalidade económica, também corrobora este caracter infra-limitar do meio envolvente, fazendo a separação entre o meio envolvente externo e o meio envolvente interno, não nas fronteiras da empresa, mas nos limites (a pele) do empreendedor-dirigente: por um lado, a empresa, constituente tecnológico e, por outro, o cerebro, talves auxiliado por computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com