TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS: PROGRAMAS DE EXCELÊNCIA NA DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS

Por:   •  21/8/2021  •  Resenha  •  2.527 Palavras (11 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA

 Curso de Ciências Contábeis

Lucas Souza Cruz

ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS: PROGRAMAS DE EXCELÊNCIA NA DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS.

Montes Claros – MG

Outubro / 2020

Lucas Souza Cruz

ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS: PROGRAMAS DE EXCELÊNCIA NA DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS.

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Científica.

Orientador: Professora Káthia Silva Gomes.

Montes Claros – MG

Outubro / 2020

  1. Justificativa

A presente pesquisa se justifica devido aos poucos estudos de excelência organizacional voltada para empresas que não fazem parte do mesmo grupo econômico, e a importância dos processos gerenciais nas empresas para melhorar seus resultados e evidenciação de resultados com maior transparência.

Os empresários contribuem para gerar práticas sustentáveis de governança por meio de gestão eficiente e utilizando-se de estratégias corporativa. Alcançando, assim, um maior conhecimento em áreas que buscam excelência organizacional.

Os Sistemas de Controles de Contabilidade Gerencial (SCCG) trazem melhores sistemas de controles e contribui para futuros trabalhos ou relatórios técnicos para outras gestões que buscam boas práticas de gestão.

  É notório a ausência de abordagens na academia que busquem falar sobre as boas práticas de grandes corporações que são implantadas em uma única corporação através de um programa de excelência e o poder de melhorar o controle contábil gerencial ou a eficiência organizacional, ampliando, assim, o conhecimento para tomada de decisão.

  1. Problema da Pesquisa

O estudo tratará de analisar as influencias dos programas de excelências no desenho dos SCCG (Sistemas de Controles de Contabilidade Gerencial) de uma empresa de distribuição do norte de minas, como estratégias de negócios.

Assim, o problema de pesquisa central pode ser expresso na seguinte pergunta:

Em que medida os programas de excelência influenciam no desenho dos SCCG (Sistemas de Controles de Contabilidade Gerencial) de uma empresa de distribuição de alimentos do norte de minas, como estratégias de negócios?

  1. Hipótese

Decorrente do problema de pesquisa, algumas propostas nortearam o desenvolvimento da investigação aqui proposta.

  • As distribuidoras que adotam um programa de excelência possuem melhorias no processo de produção e na qualidade da prestação dos serviços;
  • O controle mais aprimorado disponibiliza informações fidedignas;
  • O programa de excelência é um norteador das diretrizes da empresa;
  • Os SCCG existentes na distribuidora são eficazes, eficientes e aplicáveis;

  1. Objetivos
  1. Geral

A Pesquisa tem como objetivo geral analisar em que medida os programas de excelência influenciam no desenho dos SCCG de uma empresa de distribuição de alimentos do Norte de Minas;

  1. Específicos

São objetivos específicos deste projeto de pesquisa:

        

  • Analisar os programas de excelência das parceiras da distribuidora;
  • Analisar os resultados das avaliações realizadas pelos parceiros da distribuidora e verificar a evolução do desempenho;
  • Verificar os SCCG existentes na distribuidora e quais são oriundas dos programas de excelência;
  • Analisar em que medida o SCCG potencializa a excelência organizacional.

  1. Fundamentação Teórica

O referencial teórico para esta pesquisa será constituído, inicialmente, por autores que analisam e discutem questões sobre as competitividades entre as empresas, buscando assim, cada vez mais, aprimorarem seus controles gerenciais e suas práticas organizacionais, visando melhor rentabilidade e eficiência nos processos.

        De acordo com Clovis, 2002, sob a ótica de avaliar a competividade levando em consideração indicadores econômicos em se limitado a eficiência operacional o que leva a competividade ser oriunda da excelência empresarial no desempenho de atividades mensuráveis.

        Segundo Barbosa (1999), a competitividade se torna cada vez mais dinâmica à medida que os diferentes níveis de analise são elevados em conta, considerando medidas especificas para cada nível, permitindo compreender as particularidades da definição de competividade.

        Com base em outros estudos de Clovis, 2002, ele afirma que a competição organizacional, não leva em consideração apenas fatores econômicos, mas, também, fatores técnicos e de ordem institucional a quais seus recursos se competem, além de fatores externo para se adequarem as condutas socialmente aceitas, em virtude das pressões da sociedade.

        O planejamento é a função inicial da administração. Esta função consegue captar a magnitude da importância do planejamento para a organização.

Planejamento é decidir antecipadamente o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou meta, ela é a maneira pela quais pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Ele consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre que deverá ser feita, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos.

Com o planejamento pode ser definido aonde pretende-se chegar, o que deverá ser feito, de qual forma, em qual sequencia e produzir de forma estruturada o plano. Ele pode ser definido como um processo de estabelecer objetivos ou metas, determinando a melhor maneira para atingi-las. Os planejamentos das organizações estão subdivididos em três planos: estratégicos, táticos e operacionais.

O Planejamento Operacional é o que, quando atingido o seu objetivo, deixa de ser utilizado. Refere-se a definição de alternativas operacionais que sustentam o atingimento das diretrizes estratégicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com