TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS CULTURAIS

Por:   •  10/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

 FACULDADE ZACARIAS DE GÓES

[pic 1]

             

DELMÁRIO D. PEREIRA

         

ESTUDOS CULTURAIS

Valença-Bahia

Junho 2017

ESTUDOS CULTURAIS

Trabalho apresentado como requisito parcial obrigatório para avaliação da disciplina de Estudo Culturais do curso de Administração da Faculdade Zacarias de Góes, sob a orientação da professora Drª Ana Celeste.

Valença- Bahia

Junho 2017

MARKETING. CAMINHO PARA SATISFAÇÃO E FIDELISAÇÃO DO CLIENTE

 Visando uma efetiva fidelização do cliente em relação a empresa, o empreendedor  vem investindo cada vez mais e de forma sistemática, na valorização do consumidor no que se refere ao quesito atendimento. Diante de tantas outras estratégias oferecidas pelo Marketing, certamente essa é a mais adequada ao momento para a manutenção e elevação dos níveis de venda no mercado. É notório que o destaque será para as empresas que conseguirem ouvir os anseios e aspirações dos seus clientes, pois essas saíram à frente dos seus concorrentes.

 Diante dessa visão que é transmitida pelos autores do artigo intitulado logo acima dessa resenha, fica claro a importância do Marketing na construção da ponte que liga o consumidor a empresa e seus produtos e ou serviços. Ainda assim, num conceito mais abrangente, o Marketing é uma constante, desde antes da criação do produto ou serviço até o pós venda, com destaque para o atendimento ao cliente e as suas pesquisas de mercado, esta última usada como ferramenta para identificação do perfil da clientela.

 Diante de tudo o que foi exposto pelos autores da referida obra, mostra se irrefutável a importância desta ciência no cotidiano de um mercado cada vez mais competitivo, visto que as ciências do comportamento humano  reza que é muito mais módico manter os clientes fidelizando os, de que conquistá-los e muito mais difícil tentar reconquistá-los.

 Apesar de todo o mérito de que é digno o Marketing, ele não pode ser visto como instrumento de “propulsão social”.  

Assim como ficou entendido quando segundo COBRA (1992), citado pelos autores do artigo: “Dentro de uma definição social mostra o Marketing como meio responsável por elevar o indivíduo a um padrão de vida superior através do qual pessoas e grupos conquistam o que necessitam e o que desejam, através da criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços.”

 Analisando um pouco mais tal afirmação observa-se que a mesma aparenta ser contraditória, uma vez que o Marketing tem uma função, dentre tantas outras, a de projetar os produtos ou serviços ao mercado e de transformar os desejos em necessidades. Sendo assim, tais atribuições induzem o consumidor a adquirir aquilo que não é necessário e direcionando o mesmo, para um desequilíbrio financeiro e em muitos casos, até mesmo ao endividamento para poder manter seus sonhos, o que evidencia um declínio social em função do estímulo ao consumismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com