TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  31/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

 Resumo das 03 aulas temas e elaboração e resposta de 03 perguntas pertinentes ao conteúdo:

AULA-TEMA 1, 2 e 3: Matemática Atuarial e sua relação com a Estatística e Finanças: Introdução ao conceito de juros/ Juros e Descontos: definição e usos nas atividades atuariais/ Seguro: elementos e definições.

Referindo a eventos futuros que apresentem risco, é necessário que tenha estimativas sobre o potencial de perdas futuras, as taxas que serão cobradas. O seu objetivo é determinar o nível de risco das operações e calcular os preços (prêmios) a serem cobrados dos clientes.

A Estatística é determinante para os cálculos atuariais, pois permite determinar as chances de ocorrência de sinistros. Sendo que as Finanças calculam os impactos financeiros nas apólices e no caixa da seguradora, o ser humano é guiado pela preferência, pela liquidez. Quando a um recebimento de alguma compensação financeira, podemos abrir mão do capital

Os juros são definidos por suas características Ex.:

• As taxas nominais, cobradas pelas instituições e fornecidas em termos anuais.

• As taxas efetivas, quando os juros são realmente capitalizados;

• E as taxas reais, que descontam a inflação

 Como visto isto, por si, só já configura a necessidade de cálculo do impacto financeiro nas operações.

A Evolução Histórica do Seguro foi primeira referência oficial dada a um seguro, no Código de Hamurabi, 1700 AC. E no Brasil, ganhou força com a chegada da Família Real.  Com  Decreto-Lei 73 cria a Susep, (Superintendência de Seguros Privados). Os Principais Elementos do Seguro, Segurado, Segurador, Prêmio, Sinistro, e a Indenização.

Em 2012 houve um crescimento relativo aos seguros, sendo de automóveis atingiu 15% dos prêmios, e o VGBL alcançou uma marca de 38%. Chegando a alcançar a 21% do mercado segurador.

Perguntas

  1. Em relação à definição mais precisa de Matemática Atuarial, é correto afirmarmos que: 

R: a Matemática Atuarial é um ramo de estudo da matemática aplicada, com o objetivo dos cálculos de valores a serem recebidos no futuro, considerando os diversos modelos previdenciários

  1. Uma das ferramentas utilizadas em autuarias é a estatística, a razão disto acontecer é?  

R:  que usamos a estatística como ferramenta auxiliar na determinação do nível de risco, e é conseqüentemente, que determinante pra colocar preços antes de chegar ao produto final “cliente”,

  1. O Brasil ganhou força com a chegada da família Real, quais são os principais elementos do seguro que estão determinados no decreto de Lei73?

R: Os Principais Elementos do Seguro, Segurado, Segurador, Prêmio, Sinistro, e a Indenização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com