TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O mundo começa a pensar de forma capitalista alguns séculos atrás, e isso tudo começo na Europa, quando o dinheiro começou a ser referenciação da atividade econômica das pessoas e das empresas por elas constituídas.

O marcante processo é o da formação mensalista capitalista, que ocorreu a partir do século XV, quando François Troussand lançou a concepção das idéias dos valores de lucro, tais como coisas e serviços, que passou a se chamar de lucro, sendo o valor de uso e valor de troca.

Sendo assim, como seu trabalho sendo desenvolvido, Troussand teve  expressão da riqueza que o material não é mais que imobiliário e sim monetária. Indivíduos que possuem bens que não são considerados ricos, mas eles possuem meios de adquirir com suas próprias idéias e a qualquer tempo.

Na primeira etapa de efetivação da mensalidade capitalista de atuação econômica foi o mercantilismo, onde Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda, foram conquistando seu lugar no mercado com seus produtos.

A partir do século XVIII a Inglaterra se estruturou no processo de produto industrial. Onde surgiram três fatores importantes crescimento na quantidade de pessoas, a disponibilidade de lã e abundancia de carvão mineral. A partir de 1970, unificaram os principais germânicos como o surgimento da Alemanha, que se efetivou a conformação de uma 4º potencia industrial.

Passou a depender da produção industrial dos Estados Unidos da America, que passou a ocupar a posição de uma grande potencia industrial capitalista, onde o crescimento da produção industrial se assentava em 3 fatores 1ºa livre associação de capitais, 2º a crença do que pais ocuparia o grande fornecimento industrial do mundo e 3º crença de lucro era percebida pelo simples aumento da produtividade.

O FMI Fundo Monetário Internacional E O WB Banco Mundial, começaram  exigir que todas transações econômicas sejam registrada em cartórios chamados consulados. O FMI e WB, são os maiores e mais importantes instituições financeiras do mundo possuem uma única agencia cada uma.

A economia monetária tem facilitada atuação econômica e mercadológicos seres humanos.

Inflação

A inflação tem por significado de inflar, inchar, sendo um movimento continuo, ou seja, a taxa de inflação é o aumento no nível de preços que, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período.

Os fenômenos causados pela inflação podem ocorrer pelos choques de demanda, excessiva e um defit público alto , todavia temos como causador da inflação os choques de oferta, ou seja, a quebra de oferta de safras, incêndio na fábrica, guerras ou aumentos de internacionais, tarifas públicas e preços absurdos de determinados setores.

As consequências da inflação são as instabilidades dos preços, instabilidades

de desordem salarial, desvalorização do dinheiro, controle cambial, controle das  tarifas públicas .Portanto, tem o caso da oferta a longo prazo sofrendo desestimulo poupança e investimento e inclusão monetária do lucro diminuição do valor real. Contudo por essas consequências o efeito e demonstrado ao pais como enfraquecimento da união e a quebra da arrecadação fiscal dos estados e municípios, assim o resultado da inflação é medida pelo PIB (Produto Interno Bruto) e dos níveis de emprego.

Podemos destacar os tipos de inflação a seguir como:

Inflação de Demanda: Quando a demanda agregada e maior que a oferta agregada no pleno emprego, neste caso, falta produto e aumenta os preços.

Inflação Estrutural: Relacionada ao problema da estrutura produtiva, isso ocorre, quando o volume de bens e afetado no mercado sendo reduzida na oferta agregada.

Inflação de Custos: Os custos sobem a baixo da produtividade, isto acontece devido ao uso de tecnologia que aumenta o custo e sobe sua ineficiência.

Inflação Autônoma: E o efeito passado sobre o efeito futuro através do repasse de custo, ocorrendo sob a função do poder monopólio de empresas e sindicatos em manobras de preços e salários.

Também um dos aspectos importantes que ocorre no processo da inflação, é o contrário sendo a Deflação, ou seja, é a redução do nível de preços de bens e serviços, ou quando há muita oferta e pouca demanda,

Na inflação as formas de medidas para quantificar a mesma, foram utilizados os seguintes índices referenciais:

IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna)
Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apura os preços mensais de todo o processo produtivo: matérias-primas agrícolas e industriais, produtos intermediários e bens e serviços finais e preços de construção. É parte da cesta que corrige os preços de telefonia.

IGP-M (Índic Geral de Preços - Mercado)
Semelhante ao IGP-DI, verifica preços do comércio no atacado, no varejo e na construção civil, pesquisados entre o dia 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. É usado na correção de contratos de aluguel e tarifas de serviços públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com