TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentaremos os motivos pelos quais escolhemos a cidade de Campinas para montar nossa empresa de Estacionamento e Lava Car e entender através de gráficos comparativos a situação econômica da cidade levando em conta a visão da macroeconômica.

2. MACROECONOMIA

A macroeconomia estuda a economia em geral, analisando comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preço, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxas de juros, balança de pagamentos e taxas de câmbio.

A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego por exemplo.

3. DADOS ESTATÍSTICOS

Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base no Censo de 2010, a população de Campinas é de 1.080.999 habitantes, com taxa média de crescimento de 1,45% ao ano. Do total de moradores, 98% residem em área urbana, contra 2% na área rural. Ainda de acordo com o IBGE, 11% dos domicílios da cidade de Campinas são da Classe A, contra 33% da Classe B, 37% da Classe C, 18% da Classe D e 1% da Classe E.

O IBGE apresenta um índice de 48% do total da população de Campinas, sendo do sexo masculino e 52% feminino.

Gráfico 1. Crescimento Populacional de Campinas

A taxa de desemprego em Campinas é a menor dos últimos anos (6,7%) dentre a população economicamente ativa (PEA).

Do total de 592.214 moradores que compõe o PEA significa que 24.873 pessoas moradoras da cidade estão sem trabalho, representando menor volume de trabalhadores sem ocupação formal (com carteira assinada) desde 1996. Esses dados mostram o aquecimento na economia.

Sua renda per capita de R$ 29.731,98, mostra uma média muito acima da média nacional.

Gráfico 2. Renda Per Capita de Campinas

Seu PIB é de R$ 27.160 bilhões (2009) pelos dados divulgados pelo IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística), projetando para 2010 um crescimento de 7,3%. Esse valor é superior ao de vários países da América Latina e corresponde a 3% do PIB brasileiro sendo a 11ª cidade mais rica do Brasil. O comércio local é a 9ª praça comercial dentre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes, sendo a 1ª entre as não capitais.

Gráfico 3. PIB de Campinas em relação ao Brasil

Gráfico 4. Crescimento da frota veículos na cidade de Campinas

4. CONHECENDO A CIDADE

A prefeitura tem dado incentivos fiscais para atrair mais empresas para a cidade que possui uma localização excelente, próximo da capital (96 km), grande malha viária, concentra algumas das maiores empresas instaladas no país, possui o principal aeroporto de Cargas do país e o maior da América Latina e é porta de exportação para mais de 180 países.

Também possui instituições de nível superior, como a Unicamp, a PUC-Campinas, o Mackenzie, a Facamp dentre outras que faz a cidade ser reconhecida como um pólo acadêmico do Brasil e de toda a América Latina. A cidade possui também um dos maiores centros tecnológicos do mundo, sendo considerada a versão latino-americana do Vale do Silício.

O Brasil tem sido um dos grandes protagonistas da economia global apesar das crises financeiras mundiais, sendo Campinas seu melhor destino para investimentos nacionais e estrangeiros.

A cidade possui mão-de-obra de qualidade o que favorece as empresas.

5. CONCLUSÃO

Podemos concluir após o exposto que a cidade tem crescido a cada dia e com perspectivas ainda melhores para expansão futura.

Com o aumento das empresas, haverá aumento do poder aquisitivo, aumentando o poder de compra da população, assim a movimentação de veículos, que já vem aumentando, crescerá ainda mais, fazendo-se necessários espaços para que os habitantes possam deixar seus veículos com segurança e serviços que no dia-a-dia o ajudem agilizar seu tempo como é o Lava Car e o sistema de leva e traz.

REFERÊNCIAS

http://www.suapesquisa.com/cidadesbrasileiras/cidade_campinas.htm - acesso em 5 de novembro de 2012 as 09:00 horas.

www.campinas.sp.gov.br/arquivos/Guia_Investimentos.pdf

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=5024

Acesso em 09 de novembro de 2012 as 11:00 horas.

ETAPA 4

Passo 1

1. INFLAÇÃO

O Estacionamento que é nosso objeto de estudo pode ser afetado pela alta da inflação, com os preços em alta o rendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com