TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.133 Palavras (29 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 29
  1. Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.

A microeconomia trata do comportamento das e dos indivíduos ou famílias, preocupando-se com a formação dos preços e o funcionamento do mercado de cada produto individual;

A macroeconomia diz respeito aos grandes agregados nacionais; estuda o funcionamento do conjunto da economia de um país, envolvendo o nível geral dos preços, a formação da renda nacional, as mudanças da taxa de desemprego, taxa de cambio, balanço de pagamentos etc. a macroeconomia enfoca a Economia como se ela fosse constituída por uma parte monetária, divididas em quatro mercados: o mercado de bens e serviços, o mercado de trabalho, o mercado financeiro (monetário e de títulos) e o mercado cambial.

  1. Sintetize os objetivos de política econômica.

Alto nível de emprego: fazer a economia recuperar o nível de emprego potencial.

Estabilidade de preços: controle da inflação para obtenção de um crescimento econômico continuo e estável.

Distribuição equitativa de renda: no desenvolvimento capitalista, gera-se uma demanda por mão-de-obra qualificada, a qual, por ser escassa obtém ganhos extras, assim o fator educacional de qualificação profissional seria a solução para melhorar a renda.

Crescimento econômico: aumento dos recursos disponíveis ou avanço tecnológico (ou seja, tecnologia mais avançada, novas maneiras de organizar a produção), para que seja colocada à disposição da coletividade uma quantidade de mercadorias e serviços que supere o crescimento populacional.

  1. Politicas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição de renda. Você concorda? Por quê?

 A afirmação não é correta, pois políticas de estabilização da inflação, ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediato ao Plano Real, de junho de 1994, ilustra esse ponto.

  1. Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, a luz da experiência brasileira no período do milagre econômico.

Já ficou claro para nós brasileiro que um não pode existir sem o outro. Delfim Neto, no milagre econômico, dizia que era preciso deixar o bolo crescer para depois dividir com o povo, e o "milagre" acabou ficando só entre eles. Então acredito que se deve buscar o crescimento econômico, porém com distribuição de renda, pois só dessa forma haverá desenvolvimento.

  1. Resuma os instrumentos de politica econômica.

Politica fiscal: são todos os instrumentos de que o governo dispõe para a arrecadação de tributos e controle de suas despesas.

Politica monetária: é a atuação do governo sobre a quantidade de moeda, de credito e das taxas de juros.

Politica cambial e comercial: politica cambial é o controle do governo sobre a taxa de cambio; politica comercial são os instrumentos de incentivo às exportações e/ou estimulo/desestimulo as importações, sejam fiscais, creditício, seja estabelecimento de cotas etc.

Politica de rendas (controle de preços e salários): são utilizados como politica de combate a inflação e influi diretamente sobre as rendas (salários, lucros, juros, aluguel).

  1. Qual é a condição de equilíbrio e quais as variáveis macroeconômicas determinadas:
  1. No mercado de bens e serviços. Agregação de todos bens produzidos pela economia durante certo período de tempo, definido por produto nacional. Seu preço representa uma media de todos os preços, e chama-se nível geral de preços.
  2. No mercado monetário. As trocas são efetuadas utilizando uma moeda comum, a exemplo do dólar americano; determinam-se as taxas de juro e a quantidade de moeda necessária para efetuar as transações econômicas.
  3. No mercado de títulos. Os agentes superavitários emprestam para os deficitários   há uma serie de títulos que fazem essa função (títulos do governo, ações, debentures, duplicatas etc.). Procura-se determinar o preço e a quantidade de títulos.
  4. No mercado de trabalho. Agregação de todos os tipos de trabalhos existentes na economia, nesse mercado, determina-se a taxa salarial e o nível de emprego.
  5. No mercado de divisas. Um país realiza uma serie de transações financeiras com o resto do mundo. Para torna-las viáveis, comparam-se os preços dos diferentes países e sua moeda é convertida na moeda dos outros, constituindo a taxa de cambio, na qual permite calcular a relação de troca.

Questões de múltipla escolha

  1. Assinale a alternativa errada:
  1. A política de rendas corresponde basicamente aos controles de preços e salários.
  2. A política monetária tem aplicação mais imediata que a política fiscal.
  3.  A política tributária é um tipo de política fiscal.
  4. A política cambial, no setor externo, refere-se a alterações na taxa de câmbio.
  5. Todas as alternativas anteriores estão erradas.

RESPOSTA: alternativa e.

  1. A “política fiscal’’ de um governo pode ser definida como sua política relativa à (ao) (aos):
  1. Relação entre o total de suas compras de bens e serviços e o total de seus pagamentos de pensões.
  2.  Regulamentação de atividades bancárias e de crédito.
  3.  Total e aos tipos de despesas e à maneira de financiar essas despesas (tributação, levantamento de empréstimos etc.).
  4.  Serviços de educação, saúde e segurança nacional.
  5.  Regulamentação de impostos.

RESPOSTA: alternativa c.

3. A política monetária e a política fiscal diferem, essencialmente, pelo seguinte fato:

  1. A política monetária trata dos recursos totais arrecadados e dos gastos pelo governo, enquanto a política fiscal trata das taxas de juros.
  2.  A política fiscal procura estimular ou desestimular as despesas de investimento e de consumo, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a política monetária funciona diretamente sobre as rendas por meio da tributação e dos gastos públicos.
  3. A política monetária procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito, enquanto a política fiscal funciona diretamente sobre as rendas mediante a tributação e os gastos públicos.
  4. Não há, essencialmente, diferença entre as duas, uma vez que os objetivos e as técnicas de operações são os mesmos.
  5. N.r.a.

RESPOSTA: alternativa c.

4. No mercado de trabalho, são determinadas quais das seguintes variáveis macroeconômicas?

  1. Nível de emprego e salário real.
  2. Nível de emprego e salário monetário.
  3. Nível geral de preços e salário real.  
  4. Salário real e salário monetário.
  5. Nível de emprego e nível geral de preços.

RESPOSTA: alternativa b.

9. Contabilidade social

Questões de revisão

  1. Mostre como opera o fluxo circular de renda e como surge a identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de um país, conforme a Contabilidade Social. No fluxo circular de renda, a moeda gira pelo circuito, criando renda: firmas recebem das famílias pela venda de bens e serviços produtivos; firmas remuneram as famílias. Famílias compram das firmas etc.; o produto gera renda, que gera consumo, que gera renda etc. o fluxo do produto e o fluxo de rendimentos propiciam três óticas pelas quais pode ser medida a atividade econômica e que chegam ao mesmo resultado numérico.
  2. Sobre o setor de formação de capital, na Contabilidade Social:
  1. Defina Poupança Agregada e Investimentos Agregado e mostre a identidade entre ambos.  Poupança é a parcela da renda nacional não consumida no período, isto é, da renda gerada (salários, juros, alugueis e lucros), parte não é gasta em bens de consumo. S = RN – C;

Investimento é o gasto em bens que representam aumento da capacidade produtiva da economia, isto é, da capacidade de gerar rendas futuras; ou é o gasto em bens produzidos, que não foram consumidos no próprio período e que serão utilizados para consumo futuro, ou seja:  I = PN – C.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com