TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eflorescência e manchas

Por:   •  13/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Eflorescência e manchas

Segundo Granato (2005), a eflorescência é uma manifestação patológica facilmente encontrada, pois visualmente é notada uma coloração esbranquiçada no concreto.  A eflorescência não causa problemas estruturais, mas pode ser esteticamente desagradável, o fenômeno desaparece quando o cálcio livre está esgotado do concreto.

Já as manchas de ferrugem Constance Barker (2017), diz que são um sinal de que há oxidação e deterioração da armadura da estrutura de concreto.

  1. Causas

Para Barker (2017), a infiltração da água por meio dos poros dissolve os sais presentes no cimento e cal, e ao evaporar, essa água transporta os sais a superfície, causando as manchas brancas.  A oxidação da armadura também pode causar manchas de ferrugem no concreto, elas são ocasionadas devido a infiltração.

  1. Método preventivo

De acordo com RIPPER e SOUZA (1998), é necessário que o concreto seja o mais impermeável possível, para que se evite a infiltração que causa a lixiviação e corrosão da armadura, por isso devem ser usados aditivos que diminuem a porosidade do concreto e aumentam a sua permeabilidade. O uso de cimentos com baixo hidróxido de cálcio (principal causador da eflorescência), cimentos resistentes a sulfatos e a cura adequada (diminui a porosidade), fazem com que essa manifestação patológica não ocorra.

  1. Método corretivo

RIPPER e SOUZA (1998) explicam, que o ideal é que se faça uma limpeza com ácido (sulfâmico, acético ou muriátrico) no local e que a superfície seja impermeabilizada posteriormente, é essencial que a origem da infiltração seja tratada, no caso de poros e trincas os mesmos devem receber revestimento adequado.

https://www.ehow.com.br/remover-manchas-ferrugem-calcada-concreto-como_182864/

RIPPER, T. e SOUZA, V. C. M. Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto. São Paulo: PINI, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com