TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.591 Palavras (15 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 15

O nome Pitágoras, surgiu em 1966 em uma sala de aula em Belo Horizonte no estado de MG traves de cinco jovens amigos que tiveram uma ideia e ousaram montar um cursinho de pré-vestibular Pitágoras. E em apenas dois meses 33 dos 35 alunos do curso Pitágoras foram aprovados e logo após dois anos de existência, o número de alunos cresceu para 600 jovens distribuídos em 13 turmas em três turnos. Portanto nascia, o que é hoje um dos maiores grupos educacional do Brasil.

A Fundação Pitágoras foi criada em 1999 a qual é o braço social da Kroton. No ano de 2000, em Belo Horizonte foi fundada a primeira Faculdade Pitágoras, na qual inicialmente era oferecido o curso de graduação em administração. Ao final do ano de 2001, a instituição já contava com 332 alunos. Em 2005 o grupo Kroton passou a oferecer cursos de graduação Tecnólogos.

O núcleo de Pós-Graduação foi implementado em 2006 no estado de Minas Gerais. Oferecendo cursos de especialização lato sensu nas áreas de Ciências Sociais, Gestão, Pedagogia e Saúde, além do curso de extensão em áreas diversas.

Em 2007 o grupo Kroton abriu o seu capital na bolsa de valores e no ano seguinte (2008) houve a entrada da Advent (Fundo Particular de Investimentos) no controle de gestão da emprea, trazendo rcursos para novos investimentos.

No ano de 2010 além da Kroton adquirir o grupo IUNI Educacional, houve a abertura de uma nova unidade da Faculdade Pitágoras, na cidade de Votorantim. A unidade foi inaugurada com os seguintes cursos de graduação: Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação, assim como a Pós-Graduação e Centro de Idiomas.

A empresa tem como lema proporcionar a sociedade educação de qualidade com respeito e seriedade com profissionais altamente qualificados. Os cursos de graduação que são o carro chefe da empresa são reconhecidos e autorizados pelo Ministério da Educação. A Instituição tem a proposta de ser uma empresa parceira na educação, agregando qualidade e competitividade aos serviços oferecidos, ou seja, esta proposta é essencial às organizações que desejam alcançar um futuro promissor e ter uma administração efetiva.

Nos anos de 2011 e 2012 a Kroton adquiriu em diversas instituições em vários estados brasileiros, entre elas a Faculdade Atenas Maranhense – FAMA. Em 2011 a Kroton se tornou um dos maiores grupos de ensino superior do Brasil e o 6º maior do mundo.

A Faculdade Pitágoras encontra-se atualmente presente no Ensino Superior nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Maceió, Maranhão, Bahia , Paraná e Minas Gerais.

A missão da empresa é melhorar a vida das pessoas através de uma educação de qualidade e responsável, com o objetivo de formar cidadãos assim como também formar e preparar profissionais para o mercado com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento de seus projetos.

A visão da instituição é ser referência em educação, por meio de forma inovadora e sustentável, além de ser a melhor escola para se trabalhar, estudar e investir. Com o objetivo de ser líder nos mercados em que atua. Os valores da Faculdade Pitágoras são:

Paixão por Educar: Educadores os quais são movidos através da paixão em formar e desenvolver pessoas.

Respeito às Pessoas: Respeitar os compromissos assumidos e a diversidade através da cultivação de relacionamentos.

Honestidade e Responsabilidade: Assumir os impactos das ações da empresa e agir com integridade e transparência.

Fazer Acontecer: Transformar desafios e ideias em realizações.

Foco em Geração de Valor Sustentável: Gerar impactos positivos e sustentáveis para a sociedade.

 Trabalhar e Aprender Juntos: Unir esforços para um mesmo propósito.

A estrutura organizacional da empresa é adequada, pois possui um organograma estruturado com cargos que foram desenhados para suprir as necessidades que a empresa necessitada tanto para com os clientes e também para serviços internos.

A estrutura adequa aos mercados existentes o que acontece é que existe diferença nas nomenclaturas dos setores, apesar dessa diferença atende as necessidades.

A empresa possui estrutura de tecnologias, pois os colaboradores possui acesso de informações através de e-mails, aplicativos que permite a comunicação entre colaboradores internamente e também com os colaboradores do corporativo. Possui um sistema que permite a resolução das divergências da empresa junto ao corporativo.

A estrutura organizacional é descentralizada no processo decisório e centralizada no controle, pois parte das decisões é realizada pelos lideres de setores porem é controlada pela direção, ou seja, os departamentos possui um nível de autoridade conforme alçada delegada pelas áreas superiores.

A estrutura organizacional é voltada pra resultados, ou seja, cada setor é responsável por uma parte da meta. Os setores são separados para que cada processo seja mais bem controlado somando qualidade no resultado final.

Há uma razão facilmente perceptível para a existência de cada órgão da empresa. Cada setor existente funciona para resolver determinado assunto e cada funcionário é designado para este setor o necessário e melhorar o processo do setor.

Antes da implementação, cada órgão há a verificação da necessidade de criação deste através do organograma da empresa e das necessidades existentes analisadas do cotidiano, portanto não há órgãos ou funções similares desenvolvidas na desenvolvidas na empresa e também não tem funções que poderiam ser agrupadas, pois e dividido conforme a necessidade da empresa.

Com isso a dimensão de cada órgão é justificável, pois o atendimento é sazonal, mesmo o setor que possui mais pessoas ajuda outros setores quando o mesmo necessita de ajuda.

A estrutura organizacional da Faculdade Pitágoras Votorantim é racionalizada conforme podemos verificar no organograma da instituição, porém a operacionalização não e descentralizada dos sistemas administrativos, pois os processos de cada órgão são diretamente ligados aos sistemas administrativos, todas as informações esta contidas nele.

Em períodos de rematrícula e admissão de professores a carga de trabalho se torna maior (dezembro a janeiro e Julho a Agosto) devido ao grande numero de novos entrantes na faculdade, porém passado desta época a carga de trabalho se normaliza.

É feita uma divisão racional do trabalho, cada setor é responsável por um processo, garantindo assim uma maior organização nos processos dentro da faculdade com soluções mais rápidas em tempo curto e os funcionários ficam satisfeitos, pois os processos ficam divididos em setores e carga de trabalho se torna leve no dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (221.7 Kb)   docx (41.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com