TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 3

Empreendedorismo - Estudo de casa

SOUTHWEST AIRLINES

Questões:

  1. Quais as principais oportunidades no setor de empresas aéreas que Southwest capitalizou? Que ameaças ele evitou?

R: Ao invés da Southwest ficar correndo atrás de vôos para lugares longes que da prestigio para a companhia, ela decidiu ser mais humilde e fazer rotas curtas, frequentes, domestica e isso acabou sendo um negocio mais confiável e lucrativo para a empresa. Pelo que eu entendi ela evitou vôos para outros continentes fazendo o mais simples por enquanto que são vôos nacionais, para lugares mais perto. Porque assim ela evita gastar muita grana atrás de se encaixar em lugares que a empresa não seria capaz de se impor e acabaria vindo a falir rapidamente, então eles resolveram gastar menos e ganhar mais com vôos nacionais..

  1. Quais os pontos fortes e as competências centrais que a Southwest tem alavancado para ser bem sucedida? A Southwest possui pontos fracos? São eles prejudiciais para seu sucesso? Sim ou não e porque?

R: O principal elemento que a Southwest usou para ter alavancado e ser bem sucedida foi meio arriscado colocando sua companhia em aeroportos pequenos e evitados como o Dallas’s love Field, que são mais baratos e usados por passageiros em viagens a negocio. Outro fator importante é o seu baixo custo nas passagens e também eles procuram fazer seu mkt em estações de TV locais que são bem mais baratas, fazendo assim uma economia muito grande. Outro fator é seu custo operacional que é cerca de cinco centavos mais barato do que a media setorial. Esse sucesso da empresa também deve – se ao dono que não segue os padrões das demais empresas aéreas e também mostra ser um homem bem humilde determinado e gosta do que faz, ele é amigo de todos os funcionários, procura estar nos vôos conversando com os clientes, faz amizade com todos e isso é muito importante para saber os gostos dos clientes e também quando você é amigo de uma pessoa que tem alguma loja ou algo do tipo você sente mais confiança em comprar lá, e isso que o senhor Kelleher faz é muito importante. No meu ponto de vista uma fraqueza da empresa é não dar alimentos durante o vôo, nem uma bala se quer. Conheço pessoas que preferem voar com certas empresas porque elas dão um simples saquinho de bala de goma, e  eu acho que isso ajuda muito, uma coisa simples conquista corações, clientes coisas do tipo.

  1. Se você fosse designado para competir com a Southwest, como faria? Quais as estrátegias competitivas que adotaria?

R: Eu usaria a mesma estratégia da Southwest, mais sempre procurando fazer planos de abertura, checando quanto tempo eu iria usar para obter autorizações indispensáveis, iria sempre estar ciente de toda carga tributaria, calcularia meus preços com base nos meus custos, sempre iria prestar atenção no meu fluxo de caixa, acompanharia o que ocorre no mercado financeiro em termos de linha de credito, procuraria profissionais qualificados para trabalhar comigo, funcionário que saiba ser educado com meus clientes, que saiba fazer amizade com eles, iria procurar sempre ter um bom entendimento com meus sócios e com meus fornecedores para não ocorrer problemas, usaria o exemplo do Kelleher em fazer amizade com meus clientes, sempre buscando o melhor para eles e não esqueceria de fornecer algo durante os vôos que é sempre bom. Esta é a minha visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com