TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

ALEXANDRA V. COUTINHO SANTOS

CÁTIA RIZZO DE OLIVEIRA

CRISTIANE FERNANDES LIMA

JULIANA VIEIRA SILVA

MARCELO DE OLIVEIRA RAMOS

TIAGO LUNA

LUIZA HELENA TRAJANO

(MAGAZINE LUIZA)

Professor Manuel

6º ADM - A

Empreendedorismo

TABOÃO DA SERRA

MARÇO DE 2011

ALEXANDRA V. COUTINHO SANTOS

CÁTIA RIZZO DE OLIVEIRA

CRISTIANE FERNANDES LIMA

JULIANA VIEIRA SILVA

MARCELO DE OLIVEIRA RAMOS

TIAGO LUNA

LUIZA HELENA TRAJANO

(MAGAZINE LUIZA)

Trabalho apresentado à Anhanguera Educacional - FTS, como exigência parcial na avaliação da disciplina de Empreendedorismo, no 6º semestre do curso de Administração de Empresas, sob a orientação do professor Manuel

     

TABOÃO DA SERRA

MARÇO DE 2011


RESUMO

Como é possível uma das maiores cadeias de vendas de eletrodomésticos brasileiras nascer de uma pequena loja em uma pequena cidade do interior paulista com pessoas tão simples?

Que filosofia foi aplicada na administração para fazer deste grupo um dos melhores lugares para se trabalhar no Brasil (Guia Exame 2005 – 8º lugar)  um dos melhores lugares para o trabalho executivo (Revista Você S/A – 2005), e a 3ª melhor empresa para mulheres trabalharem (Revista Exame – 2005).

O que faz desta empresa uma das mais arrojadas empresas do varejo brasileiro,  e porque ela se destaca em um mercado tão competitivo e tão disputado.

Neste trabalho vamos mostrar a trajetória do Magazine Luiza, empresa nascida no interior paulista, e hoje, é o terceiro maior grupo varejista de móveis e eletrodomésticos brasileiros e que em breve vai abrir seu capital  para voltar a fazer aquisições e continuar com o forte crescimento dos últimos anos.    

SUMÁRIO

RESUMO        

1 CAPÍTULO        

1.1 VIDA        

2 CAPÍTULO        

2.1 HISTÓRIA        

3 CAPÍTULO        

3.1 A EMPRESA HOJE        

3.1.1 DADOS COORPORATIVOS        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. CAPÍTULO
  1. VIDA

Nascida na cidade de Franca, interior paulistano, casada com o empresário Erasmo Rodrigues, mãe de três filhos, formada em Administração e Direito na universidade de Franca.

 Iniciou suas atividades profissionais aos 12 anos, trabalhando nas férias escolares, pois gostava de dar presentes para amigos e a mãe a orientou a trabalhar para conseguir dinheiro.

  1. CAPÍTULO
  1. HISTÓRIA

1956 – Pelegrino José Donato, um caixeiro-viajante que passou pela cidade de Franca situada no interior de São Paulo. Lá conheceu uma balconista que viria a se tornar sua esposa, Luiza Trajano Donato.

1957 – O casal adquiriu uma pequena loja de presentes chamada A Cristaleira. Logo o nome do negócio foi substituído através de um concurso, assim surgindo o primeiro MAGAZINE LUIZA.

1966 – Ocorre a primeira ampliação da loja, com 500 metros quadrados e a entrada de dois sócios.

1974 – A empresa inaugura sua primeira grande loja, com mais de 5.000 metros quadrados, onde o casal decidiu convidar outros parentes, incluindo a sobrinha Luiza Helena Trajano, para trabalhar na empresa, com dinheiro em caixa, abriram filiais e ao final de duas décadas a empresa contava com 30 lojas.

1981 – A empresa implanta o sistema de computação para controle de vendas e estoque.

1983 – A empresa abre uma filial em Minas Gerais.

1986 – É inaugurado o centro de distribuição em Ribeirão Preto, totalmente automatizado.

1991 – É criado uma holding e Luiza Helena assumi o cargo de superintendente.

1992 – Sob o comando de Luiza Helena, foram criadas as lojas virtuais, nasceram pela necessidade de expandir a rede para pequenas cidades do interior paulista. A primeira loja virtual a ser inaugurada foi em Igarapava. Uma das vantagens da loja virtual era de que o produto era entregue em 48 horas na casa do cliente após o pedido.

1996 – A empresa invade o mercado paranaense, inaugurando de uma só vez 23 lojas, que antes pertenciam à Casa Felipe.

1999 – A empresa cria sua página na internet, a experiência que foi adquirida nas lojas virtuais, foi levada para a internet e ampliada em uma página totalmente segura, com mais de 5 mil produtos, fácil de navegar e com banco de imagens próprio.

2004 – A empresa comprou a rede Arno, que possuía 51 lojas e era famosa pelo domínio no Rio Grande do Sul. Outras lojas também foram inauguradas, fechando o ano com 80 inaugurações e 253 lojas, o faturamento rompeu a barreira de um bilhão de reais, encerrando o ano com chave de ouro.

2005 – A empresa adquiriu três novas redes no estado de Santa Catarina, a Base, Madol e Kilar, levando a empresa a contar com 350 lojas no total.

2006 – A empresa inaugurou mais três centros de distribuição, localizados em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Contagem (Minas Gerais) e Navegantes (Santa Catarina).

2007 – A empresa da o seu maior passo rumo a conquista do maior mercado consumidor do país, inaugurando o Centro de Distribuição Bandeirantes, com mais de 50 mil metros quadrados, o centro permitiu melhor eficiência logística e serviu de base para o projeto de expansão da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com