TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo

Por:   •  28/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

EMPREENDEDORISMO

A ideia normalmente surge da necessidade de resolver uma situação, pode se dizer que o empreendedor é a pessoa que utiliza sua própria ideia ou não, a ponto de transformar em um produto ou serviço solucionando e inovando o mercado. É importante ressaltar que nem sempre a ideia revolucionaria dará certo.

É comum algumas pessoas afirmarem que seus produtos são únicos e não contêm concorrentes, pode se dizer que de alguma forma esta afirmação é equivocada, pois produtos inovadores tem em sua composição algum material já criado por alguém, produtos únicos sem concorrentes no mercado não existem. Também erram quando pensam em não compartilhar com familiares ou amigos as ideias com o intuito de fazer suspense ou evitar criticas e plágios, com a falta de dialogo e busca de opiniões referente as ideias pode ser que aquele produto atenda somente ao criador e assim a ideia já nasce morta.

Para que o empreendedor obtenha sucesso é necessário que teste suas ideias e negócios com outros empreendedores que já estejam há mais tempo no mercado, que pesquise o ramo detalhadamente, que tenha um capital para começar a investir, que seu produto ofereça algum diferencial em relação aos seus concorrentes e que tenha uma equipe preparada ou disposto a treina-los adequadamente.

Empreendedores em alto potencial não se abalam quando os resultados esperados não são alcançados ou há falta de retorno positivo.

Os empreendedores são pessoas atentas e curiosas que observam tudo para uma oportunidade de lançar algo novo e tentar se encachar no mercado.

Existem certas diferenças entre ideias e oportunidades, desta forma a ideia mesmo sendo bem elaborada, pode não significar uma oportunidade, caso não agrade aos desejos dos consumidores ou também por não ter sido bem planejado.

“Uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando a atender a um publico-alvo, que faz parte de um nicho de mercado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade.” (DORNELAS,2012 p.56).

Conforme colocado por Dornelas, são muitas as variáveis a se considerar quando se pensa em abrir o próprio negócio, inicialmente uma delas é a que se deve “mirar” em um público especifico e posteriormente ampliar o leque de atuação. Uma empresa recém-criada corre risco de não ter estrutura necessária para atender e comportar o mercado quando se tem uma demanda alta e com índices de se elevar.

Não é fácil identificar uma oportunidade, o empreendedor deve estar atento ao que acontecem á sua volta, as ideias vêm e vão e o timing é um ponto importante a se considerar. Hoje em dia a tecnologia avança rapidamente e um projeto mal planejado corre o risco de nascer ultrapassado.

O importante é a utilização da ideia, saber transforma-la de algo simples á uma oportunidade transformadora em que a empresa cresça em todos os aspectos. Nossas ideias devem ser compartilhadas somente entre pessoas do nosso ciclo de confiança, pois baú aberto não protege tesouro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com