TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Anhanguera – Uniderp

Curso:                Ciências Contábeis – 1ª Série

Disciplina:        Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Desafio Profissional

Montes Claros

16/04/2015


Este trabalho refere-se a um estudo de caso, onde o objetivo é:

  1. Realize uma pesquisa e apresente os principais motivos de insucesso que levam pequenas e médias empresas a fechar suas portas.

  1. Apresente, então, a ferramenta do plano de negócios destacando seus principais benefícios e oferecendo dicas de como desenvolvê-la com sucesso.

  1. Analise os aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak, com o auxílio da ferramenta SWOT.
  1. Apresente os principais problemas que afetam os negócios do restaurante Smak, identificando possíveis soluções para os problemas encontrados.

  1. Realize uma pesquisa e apresente os principais motivos de insucesso que levam pequenas e médias empresas a fechar suas portas.

Segundo última pesquisa do Sebrae sobre mortalidade dos negócios, 27% das empresas paulistas fecham as portas com menos de um ano de atividade e apenas 42% das empresas sobrevivem após cinco anos de atividades. Dentre os motivos alegados pelos empresários para o fechamento do negócio destacam-se a falta de clientes (18%), a falta de capital (10%), os problemas de planejamento e administração (10%), a perda do cliente único (9%), problemas com sócios (8%), custos elevados (7%), problemas particulares (7%) e falta de lucro (7%). No entanto, conforme especialistas, todos esses problemas decorrem da falta de planejamento e de conhecimento sobre o próprio empreendimento.(fonte: http://economia.terra.com.br/confira-os-principais-motivos-de-fechamento-das-empresas).

Comportamento empreendedor pouco desenvolvido, misturar gastos pessoais da empresa com os gastos pessoais, começar um negocio sem um plano de negocio, falta de controle financeiro, não dimensionar o que comprar, quando comprar, prazo de vendas em desordem com o capital de giro, empréstimos com juros muito alto, falta de análise de credito para vendas a prazo, falata de conhecimento dos sócios na atividade, pro-labore incompatível com a situação da empresa, não buscar capacitação.

Dos empresários que não conseguiram manter seus negócios, 34% disseram que perderam todo o investimento e 27% perderam parte. Apenas 39% dos empresários recuperaram tudo o que foi investido, conforme o Sebrae. Para não entrar na lista de empreendedores que não deram certo, confira como manter seu negócio em ordem e evitar prejuízos:

  1. Apresente, então, a ferramenta do plano de negócios destacando seus principais benefícios e oferecendo dicas de como desenvolvê-la com sucesso.

Forças – Ambiente Interno

Fraquezas – Ambiente Interno

Ótima localização, arquitetura típica, comida típica

Cozinheiro sem autonomia para criar/mudar, falta de maior experiência da proprietária, Equipe desmotivada, falta de divulgação.

Oportunidade – Ambiente Externo

Ameaças – Ambiente Externo

Crescimento de turistas, município de imigrantes poloneses.

Aumento de concorrentes na região,

  1. Analise os aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak, com o auxílio da ferramenta SWOT.

Pela ótima localização, tradição e por ser única, isso deveria ser um dos diferenciais para atrair clientes, mas a falta de uma publicidade, uma equipe desmotivada e um cozinheiro sem autonomia, não atrai, nem mesmo mantem, quem já frequentou o local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (199.4 Kb)   docx (159.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com