TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera - Uniderp

Ciências Contábeis

Paola dos Santos – RA: 2805884667

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

PIRASSUNUNGA/ SP

Abril/ 2015

Paola dos Santos – RA: 2805884667

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º BIMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas Empreendedorismo e Comportamento Organizacional.

Orientador: Kellen Cristina Rodrigues

PIRASSUNUNGA

Abril/ 2015

INTRODUÇÃO

PASSO 01:

O principal fator que leva uma empresa a fechar suas portas é quando o empreendedor não consegue administrar os seus negócios. Três em cada dez pequenas empresas brasileiras fecham as portas em dois anos de atividade.

Quem é um empreendedor sabe que é possível diminuir bastante a probabilidade de falência. Os empresários que sobrevivem aos primeiros e mais turbulentos anos do negócio apontam a capacidade empreendedora, a logística operacional e as habilidades gerenciais como fatores primordiais para o sucesso.

O problema de desconhecer o mercado também acontece com frequência e atrapalha o desempenho do negócio

Quatro razões que podem levar uma empresa a fechar as portas:

1- Não enxergar o longo prazo => Planejamento é essencial para uma empresa. Saber administrar os movimentos naturais do negócio ajuda a manter a operação saudável.

2- Não ter controle financeiro => Além de desconhecer boa parte dos conceitos de finanças indispensáveis para tocar um negócio, faltam controles financeiros.

3- Perder o senso de realidade => Uma das principais características dos empreendedores é o otimismo. Acreditar que sua ideia vai dar certo e arriscar-se é uma atitudes que costumam levar à abertura de uma empresa.

O problema é quando isso extrapola a realidade. Precisa ser otimista, mas precisa ter senso de realidade.

4- Confundir CPF e CNPJ => Uma razão clássica para o fracasso é misturar as contas da empresa e as despesas pessoais. Se a empresa for optante do regime tributário lucro real, isso, muitas vezes, gera um gasto maior com impostos. A orientação é ter um pró-labore estabelecido e usar estas retiradas para pagar as contas pessoais.

PASSO 02:

O plano de negócio é a principal ferramenta utilizada pelos empreendedores para o planejamento do empreendimento. Com um plano de negócio é possível identificar os riscos; identificar seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência e ao ambiente de negócio em que se vai atuar; conhecer o mercado e entender a necessidade da clientela; analisar o desempenho financeiro do negócio.

Deve-se fazer um plano de negocio para estabelecer e entender diretrizes para seu negocio; gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas; conseguir financiamentos e recursos junto a bancos, governos, Sebrae; monitorar o dia a dia da empresa; identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo; estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo; dar a oportunidade de capacitação as funcionário para incentiva-los cada vez mais.

Um bom plano de negocio deve mostrar claramente a competência da equipe, o potencial do mercado – alvo e uma ideia realmente inovadora, culminando em um negócio economicamente viável, com projeções financeiras realistas.

Dicas de como ter um plano de negócio de sucesso:

  1. Adotar uma equipe qualificada
  2. Fazer inovações
  3. Ter ideias viáveis
  4. Ter um bom controle financeiro
  5. Localidade da empresa
  6. Estratégias, técnicas e criatividade.

PASSO 03:

Aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak, com a ferramenta SWOT:

  1. Forças (ambiente interno) => Excelente localização; alimentos típicos e saudáveis; cozinheiro experiente.

  1. Fraquezas (interno) => Espaço físico restrito; cardápio sem variedades e sem novidades; fachada do restaurante pouco atrativa; arquitetura muito antiga; cores que não chamam a atenção das pessoas.

  1. Oportunidade (ambiente externo) => Aumento de turistas na região; cozinheiro experiente e com muita criatividade; garçom com carisma; oportunidade de emprego as pessoas da cidade para ajuda-la nas comprar, limpeza das mesas e do restaurante, ajudantes para o cozinheiro (para os pratos ficarem prontos mais rápidos); mais garçons para melhor atendimento; cardápios mais atrativos; promoções.
  1. Ameaças (ambiente externo) => Crescimento dos restaurantes ao lado; inexperiência da proprietária; poucos funcionários; cardápio reduzido; falta de organização e a falta de um bom plano de negócio.

PASSO 04:

Diagnóstico – Restaurante SMAK

Problemas identificados: Falta de investimento; falta de um plano de negócio; atendimento lento; falta de motivação dos empregados; falta de capacitação; sociedade limitada; falta de criatividade; limitações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com