TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfoque de Pesquisa Contábil (Pesquisa Descritiva e Prescritiva)

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

Enfoque de Pesquisa Contábil (Pesquisa Descritiva e Prescritiva)

Uma teoria pode ser entendida como um conjunto de informações que podem servir para explicar e predizer várias situações. Dentro da teoria contábil existem vários pontos de vista, portanto ainda não se têm uma forma de orientar os estudos dentro dessas situações voltadas para a teoria contábil. Muitos pesquisadores possuem visões diferentes sobre o objetivo da teoria da contabilidade.

A função principal é explicar e predizer várias situações e identificar os motivos dos quais as empresas usam determinados métodos para avaliar seus ativos. Por outro lado pode-se dizer que a principal função da contabilidade é ser prescritiva, informando como deve ser sua prática e essa é a melhor forma de avaliar os ativos das empresas. Vários autores defendem essa prática, como Watts e Zimmerman, eles demonstram que a contabilidade deve explicar e prever toda sua praticidade. Resumindo suas palavras explicar seria obter motivos para a prática observada e prever significa que a teoria deve ter previsões de situações que ainda não ocorreram, ou que ocorreram, mas não foram manifestadas.

No âmbito prescritivo, informações obtidas através de valores líquidos de mercado são mais importantes para tomada de decisões econômicas. Ativos são e devem ser validados pelo valor de venda de cada um deles.

Segundo Belkaoui (2000), a teoria normativa e a positiva ajudam a exemplificar a existência de metodologias para a formação da teoria da contabilidade, sendo que essa teoria se aproxima da função de ser explicativa e ao mesmo tempo preditiva. Ela deve fornecer informações para a compreensibilidade da forma que a contabilidade assume vários perfis de como julgar seus mecanismos de operação. Conforme o autor Kunh (1970) a contabilidade deve ser um amparo para o cientista, pois assim ele pode analisar situações que são importantes para ele e de uma forma mais garantida.

Ambiente Contábil (Econômico, Jurídico e Social)

Ambiente Econômico: Os objetivos da divulgação dos relatórios econômicos e financeiros decorrem da vontade dos seus usuários, e estão ligadas também as decisões que eles podem tomar. Segundo Hendriksen (2010), esse é o ambiente que propicia aos contadores os preços que são utilizados para medir os ativos que aparecem no balanço. A regra geral é que o item deve ser contabilizado pelo seu valor monetário equivalente, porém em determinadas ocasiões podem ocorrer algumas objeções, como por exemplo, quando duas obrigações são assumidas em um mesmo contrato. A solução para tal exemplo seria dispor de modelos econômicos da formação de preços.

Segundo Iudícibus (2010), na maioria dos países capitalistas a contabilidade atua no meio econômico em que prevalecem as entidades produtoras de bens e serviços, com preços mais ou menos influenciados pelo mercado, dependendo do grau de importância de cada entidade no mercado global. A função da divulgação financeira é fornecer informação privilegiada para que os usuários possam tomar decisões econômicas a respeito das empresas e sobre investimentos.

Os pesquisadores contábeis têm interesse nos mercados de capitais, onde são negociados os direitos dos acionistas, pois há uma observação das reações do mercado sobre a informação contábil oferecida. Essa informação é importante para alocação de recursos. Ela também é importante para o estabelecimento de preços de títulos.

O ambiente econômico está ligado à contabilidade financeira, que é um processo de coleta e processamento de informações financeiras que ajudam na tomada de decisões. Dentro dessa área, existe uma análise sobre as áreas externas da entidade, onde se tem informações diferentes que não são possíveis de satisfazer as necessidades específicas de todas as partes. O processo de contabilidade financeira gera relatórios demonstrativos de diversas finalidades financeiras.

Ambiente Jurídico: Esse ambiente mostra aspectos como o estabelecimento de normas, onde ocorre o estabelecimento das normas empresariais envolvendo todos os negócios jurídicos compatíveis com a natureza empresarial. Depois de estabelecidas, as normas são constituídas através de embasamentos em regulamentos e costumes. Com a entidade de pé, com o seu desenvolvimento e suas atividades rotineiras começam as elaborações de contratos envolvendo terceiros e toda atividade comercial da empresa. Os contratos envolvem duas partes onde uma é obrigada a transferir dinheiro à outra a domínio de algum fato ocorrido. Todo contrato gera uma obrigação. O ambiente jurídico também envolve a resolução de conflitos, estes deverão ser solucionados de acordo com regulamentos e costumes onde a empresa está inserida.

Ambiente Social: A contabilidade é julgada pelos seus efeitos na sociedade, pois os procedimentos contábeis devem atender as finalidades sociais, relatando ao público informações das grandes empresas. É um ambiente complexo, pois seus aspectos podem ser inferidos na análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com