TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enquadramento Metodológico

Por:   •  10/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.454 Palavras (6 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Aldete Maria Alves

Gabryelle Campos Silva

Jessica Cortez Ghiotti

Maria Elisa Nunes Vitório

Roberta Fernanda de Almeida Pechoto

ENQUADRAMENTO METODOLÓGICO

Iturama, MG

2018

Gabryelle Campos Silva

Jessica Cortez Ghiotti

Maria Elisa Nunes Vitório

Roberta Fernanda de Almeida Pechoto

ENQUADRAMENTO METODOLÓGICO

Relatório apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Faculdade Aldete Maria Alves, como requisito parcial de avaliação na disciplina Metodologia  da Pesquisa Científica, ministrada pelo Prof. Me. Fabiano Martin Tiossi.

Iturama, MG

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .........................................................................................................4

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................................8

REFERÊNCIAS .........................................................................................................................9


1 INTRODUÇÃO

Dentro da metodologia cientifica, são apresentados os métodos necessários para a elaboração de um trabalho cientifico, quais procedimentos e técnicas serão utilizados no decorrer da pesquisa, quais objetivos iniciais, forma de raciocínio utilizada, como ocorrerão as coletas de dados, sua análise, e como serão expressos os resultados. De forma a interligar informações e métodos para a obtenção de um excelente trabalho.

2.0 ENQUADRAMENTO METODOLÓGICO

  1. OBJETIVOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
  1. EXPLORATÓRIA

O objetivo dessa linha de pesquisa é proporcionar maiores informações sobre um determinado assunto, permitindo uma maior familiarização do tema que possuem pouco, ou nenhum conhecimento a seu respeito afim de descobrir novas técnicas e resultados sobre ele.

Assim o campo da pesquisa exploratória torna-se bastante amplo permitindo também que o pesquisador utilize dados de pessoas que vivenciaram na prática o problema pesquisado, por isso a pesquisa exploratória assume na maioria das vezes a forma de pesquisa bibliográfica sobre determinado assunto.

  1. DESCRITIVA

Na pesquisa descritiva o pesquisador observa, coleta os dados, analisa, registra e descreve os fatos sem modificá-los, obtendo informações e conclusões sem a interferência nos resultados. É a busca sobre determinadas características de algum fenômeno, suas causas e frequências, coletando dados e informações sobre o mesmo com o uso de técnicas padronizadas como formulários e observações. Para Gil (2002,p. 42) “as pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou ,então, o estabelecimento de relações entre variáveis”.

Esse tipo de pesquisa  além de descrever detalhes de determinado fato, pode  oferecer uma melhor  compreensão da natureza do mesmo, assim como ajudar a obter novas variáveis e desenvolver novas teorias.

  1. EXPLICATIVA

Esta pesquisa está ligada a métodos experimentais, fazendo-se a mais complexa onde seu maior objetivo é identificar os fatores determinantes e contribuintes para a ocorrência de alguns fenômenos (GIL, 2002). Primeiramente, ao usar uma pesquisa explicativa deve-se ter em mente que a sua necessidade na metodologia será usada no contexto de explicar o “porque” de alguma coisa, proporcionando ao leitor uma maior clareza do assunto retratando de indagações do seu problema, porém, não se descarta a possibilidade de erros.

Essa pesquisa também pode estar interligada com a descritiva oferecendo sequencia no raciocino de explicar a descrição de um determinado assunto.

  1. LÓGICA DA PESQUISA CIENTÍFICA
  1. DEDUTIVA

É uma forma de raciocínio lógico que é utilizada para análise dos resultados, partindo de regras gerais indiscutivelmente verdadeiras, para explicar algo individual, obtendo uma verdade particular. A conclusão expressa pelo método dedutivo sempre será verdadeira, a menos se uma das premissas utilizadas para analise da situação for falsa.

Utiliza-se de pesquisas bibliográficas, coleta de dados, informações já conhecidas anteriormente,  aprofundando sobre determinado assunto, para obter conclusões formais, uma observação eficiente e técnicas cientificas colaboram para a obtenção de argumentos que contribuam para conclusões críticas.

Esse método é criticado por apresentar a mesma ideia com o uso de palavras e expressões diferentes, e também por já existir um conhecimento prévio sobre os assuntos abordados, não há conhecimento novo, nem inovações.

 

  1. INDUTIVA

O método indutivo é um tipo de raciocínio que utiliza dados particulares para elaborar uma conclusão generalizada sobre determinadas amostras, apesar de ser o mais utilizado pelas ciências, esse método pode trazer conclusões equivocadas em sua conclusão, considerando que este analisa poucas amostras para determinar o resultado generalizado, desconsiderando, na maioria das vezes, particularidades presentes na apresentação das amostras, sugerindo a sua verdade, porém, em alguns casos não sendo possível ter a sua conclusão comprovada.

  1. PROCEDIMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
  1. QUANTITATIVA

O resultado é feito por estatísticas utilizando-se de média, correlação, desvio padrão, onde o resultado será expresso em quantia, porcentagem, utilizando questionário estruturado para a coleta de dados, com respostas fechadas, tendo estruturas definidas. Devendo obrigatoriamente usar a técnica da metodologia científica para descobrir qual será a abordagem correta ao publico alvo, dentre uma margem de erro e um nível de confiabilidade.

Inicialmente o numero total de pessoas que participam do publico alvo da pesquisa deve ser analisado, para que, para diminuir custos possa expressar informações por amostragem, no qual uma quantidade menor de pessoas serão entrevistadas. Não cabe ao investigador realizar a analise dos resultados, e sim constata-los em planilhas ou software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com