TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio despesa

Por:   •  25/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

Tarefa

Iniciar a partir do 2ª estágio da despesa, a liquidação, na qual, deu entrada no protocolo do setor financeiro, vindo do almoxarifado, a nota fiscal referente a aquisição de produto em compra descentralizada pela Unidade, através de uma modalidade de licitação, sendo que a empresa fornecedora é optante pelo simples.

A missão é, baseado nos conceitos do novo CPR (subsistema do SIAFI de Contas a Pagar e Receber), fazer uma descrição das ações definindo os conceitos básicos dos documentos gerados na fase de liquidação e pagamento

DESENVOLVIMENTO

LIQUIDAÇÃO DA DESPESA

Definição: é o segundo estágio da despesa. Consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. (lei 4320/64, Art. 63 § 1º). É condição essencial para que exista o pagamento de toda e qualquer despesa pública.

Nota Fiscal e liquidação no SIAFI WEB/CPR.

1º Passo: A nota fiscal só poderá ser liquidada, depois de verificado: a sua autenticidade e validade; O ateste da nota fiscal; certificando o recebimento do produto e, se o mesmo, foi efetuado pelo responsável pelo depósito de materiais; Se o objeto, as quantidades, e valores da nota fiscal estão de acordo com o empenho; e A situação fiscal do fornecedor.

2ª Passo: Antes de iniciar o procedimento de inclusão no SIAFI WEB, consultar se há saldo na respectiva conta do empenho.

2º Passo: Após acessar o SIAFI/CPR, a inclusão do documento hábil poderá ser feita a partir da linha de comando digitando “INCDH” ou a partir do menu lateral “ Menu Geral>Contas a Pagar e Receber>Documento Hábil>Incluir Documento Hábil”.

Uma vez acessado o menu de inclusão de documento hábil, será aberta uma tela para que sejam preenchidos os dados referentes ao documento. O primeiro passo é preencher o tipo de documento que será incluído, no caso deve ser preenchido com a sigla da nota de pagamento (NP) e clicar em confirmar, não sendo necessário preencher o campo “número”, que será gerado automaticamente ao se clicar no botão “confirmar”.

Após clicar em confirmar uma nova tela será aberta contendo 12 (doze) abas, porém somente 3 (três) deverão ser preenchidas, de acordo com os parâmetros do documento a ser pago, as abas são as seguintes:

Dados básicos – Principal Com Orçamento – Principal Sem Orçamento – Deduções – Encargo – Crédito - Despesa a Anular - Outros lançamentos-Compensação – Dados Do Pagamento – Centro de custo - Resumo

Segue o detalhadamente de cada uma dessas abas, com seus respectivos campos de preenchimento.

DADOS BÁSICOS: essa aba do módulo CPR deve ser preenchida com as informações básicas contidas no documento a ser pago como: data de emissão, data de vencimento, n° do processo, CNPJ do Credor, valor da nota. Após inserir todos esses dados, deverá ser incluído o documento de origem a partir do botão “incluir”, podendo, se necessário for, ser incluído mais de um documento de origem ( nota fiscal) clicando no botão “incluir”.

Os seguintes campos serão disponibilizados, a serem preenchidos com as informações do documento de origem a ser cadastrado: “emitente”, “data da emissão do documento”, “número do documento” e o “valor do documento”.

O campo “Observação” deve ser preenchido com os seguintes dados: nº e data da nota fiscal; descrição detalhada do serviço; mês ou período de referência; nº do processo.

Uma vez preenchida e confirmada a aba “Dados básicos ”, deve se passar ao preenchimento da aba “Principal com Orçamento”, clicando sobre a respectiva aba.

PRINCIPAL COM ORÇAMENTO: aba se divide em duas partes, a primeira pede-se o código de situação, o qual, é o indicador que determina o que será contabilizado quando da liquidação e  do documento hábil, bem como seu relacionamento com o documento de referência(exigência, tipo, equivalência de valor etc.); é a situação que indica os eventos a serem aplicados.. No caso em questão será usado o código DSP101 – Aquisição de material para estoque. Na segunda parte deverão serem preenchidos os campos: Nº de empenho; SubItem; Liquidação?; Conta de estoque; Conta a pagar; e Valor. Todos os campos da aba preenchidos é só confirmar e passar para a próxima aba.

DADOS DE PAGAMENTO: dando um simples clique sobre a aba, abrirá a  tela inicial; nessa tela da aba “Dados de Pagamento” não será necessário o preenchimento de nenhum campo, sendo necessário somente a conferência dos valores e CNPJ do favorecido, se estiverem corretos, clique em confirmar para habilitar a opção do preenchimento do “Pré-doc” referente a Ordem Bancária (OB).

Clicando em Pré-doc, abrirá uma nova aba, então, serão preenchidos os campos: Tipo de OB - com a opção OB de Crédito; Processo – com o número que consta na nota de empenho; Domicílio bancário do favorecido - com os dados bancários do favorecido, que podem serem inseridos individualmente, ou consultados pelo CNPJ na lupa disponível no campo conta corrente; e Observação - Colocando a mesma observação já preenchida na  aba de dados básicos,  substituindo, "LIQUIDAÇÃO" por “PAGAMENTO”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com