TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategias de captação de clientes - SEGUROS

Por:   •  19/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.517 Palavras (11 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS

SEGUROS

MANAUS - AM

2017


SEGUROS

Projeto de Pesquisa a ser apresentado como item de avaliação da disciplina de Noções Atuarias ministrado pelo docente Eng. Márcio Vinicius Araújo de Barros, MSc., do Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA).

MANAUS - AM

2017


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        JUSTIFICATIVA        5

3.        OBJETIVOS        6

4.1        OBJETIVO GERAL        6

4.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5.1        O MERCADO SEGURADOR BRASILEIRO        7

5.2        A IMPORTANCIA DO MERCADO DE SEGUROS PARA O BRASIL        8

5.3 FATORES QUE CONTRIBUEM CONSTITUIÇÃO DE ESTRAGENCIAS        9

5.        METODOLOGIA        10

6.1        FORMA DE ABORDAGEM        10

6.2        OBJETIVOS METODOLÓGICOS        10

6.3        PROCEDIMENTOS TÉCNICOS        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

O seguro nasceu da necessidade do homem em controlar o risco. Existem indícios que já na Babilônia, 23 séculos antes de cristo, caravanas de cameleiros que cruzavam o deserto mutualizavam entre si os prejuízos com morte de animais. Na China antiga e no Império Romano também havia seguros rudimentares, através de associações que visavam ressarcir membros que tivessem algum tipo de prejuízo.

Os comerciantes chineses que se aventuravam a transportar as suas mercadorias instalando-as em débeis embarcações que desciam pelas correntezas dos grandes rios continentais e que, para evitar a ruína de alguns deles, distribuíam-nas de modo a que cada barco contivesse uma parte de cada comerciante, estavam aplicando o princípio básico do seguro.

Com o Renascimento e a expansão marítima da época Mercantilismo a cobertura aos riscos ganhou nova importância. Tornaram-se comuns operações chamadas de Contrato de Dinheiro e Risco Marítimo que consistia num empréstimo dado a um navegador, e que previa uma cobrança maior no caso de sucesso da viagem e o perdão da dívida se a embarcação e a carga fossem perdidas.

Essas formas pitorescas foram de extrema importância para garantir a segurança das mercadorias que circulavam por vias terrestres e marítimas. Nessa época o seguro ainda inspirava dúvidas com relação à integridade das “seguradoras” – que na verdade eram pessoas que assumiam os riscos.

   O seguro existe como forma de prevenção de risco futuro, possível e incerto, face às contingências da vida. É a compensação dos efeitos do acaso pela mutualidade organizada segundo as leis da estatística.

 O contrato de seguro é aleatório, bilateral, oneroso, solene e da mais estrita boa-fé sendo essencial, para a sua formação, a existência do segurado, segurador, risco, objeto do seguro, prêmio (valor pago pelo segurado) e indenização (valor pago pela seguradora em caso de sinistro).  Foi em virtude dos seguros marítimos que se desenvolveu a gestão de risco.

  1. PROBLEMATICA DE PESQUISA

Para Pádua (1997), o ponto de partida é uma situação problema que o pesquisador e pesquisadora encontram na realidade. O processo que conduz da situação problema ao problema de pesquisa passa pelo levantamento de fatos e pela busca de explicações (teoria), ou seja, uma pesquisa exploratória inicial. O mercado segurador foi escolhido como objeto desta pesquisa basicamente por quatro razões:

  1. é um mercado de alto potencial e em fase de crescimento intenso, em função da estabilidade trazida com união de bancos e seguradoras. Os dados mostram que a participação do setor de seguros no PIB é de 3,4%, o dobro do registrado no início dos anos 90;

(2) esse mercado está enfrentando grandes desafios a fim de buscar alternativas para suas práticas tradicionais de atuação.

Diante desse relato, questiona-se. Qual a importância das estratégias adotadas, na busca e manutenção dos antigos e novos clientes?

  1. JUSTIFICATIVA

A justificativa desta pesquisa está fundamentada no entendimento das estratégias e ações formuladas e implementadas no mercado de seguros, que tem experimentado nos últimos anos, um crescimento sensível e contínuo, ao mesmo tempo em que tem enfrentado grandes desafios.

Com o acirramento da concorrência, ganha maior importância a elaboração de estratégias competitivas. Anteriormente os concorrentes das empresas nacionais eram empresas próximas e em grande parte com os mesmos recursos.

As estratégias visam oferecer produtos e serviços diferenciados; as barreiras de mudança de fornecedor do serviço são baixas, o cliente troca facilmente de seguradora, em função do preço e/ou serviço. Assim, cresce a importância das estratégias adotadas, na busca e manutenção dos antigos e novos clientes.

  1. OBJETIVOS

Conforme Vergara (2016, p. 18), “Se o problema é uma questão a investigar, o objetivo é um resultado a alcançar”. Norteado por esse princípio, o objetivo da pesquisa, para a autora, é a resposta alcançada da problematização, é o alcance dos resultados esperados diante do contexto do assunto abordado é o objetivo alcançado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (74.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com