TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre Departamentalização de Custos

Por:   •  5/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 3

Módulo IV

Estudo sobre Departamentalização dos Custos

Nome:_TIAGO AUGUSTO MILAN____________________________________

A partir da leitura do Capítulo 2.3 do material de apoio e o artigo intitulado “Apuração dos gastos por departamento em uma empresa comercial agrícola”, postado na comunidade, responda:

  1. O que é departamentalização?

A departamentalização é uma divisão de trabalho por especialidades específicas dentro de uma estrutura organizacional definida e bem gerida de tal forma que é capaz de solucionar em menor tempo possível e gerar o maior lucro em, menor tempo, esse agrupamento é definido com um critério em específico, das atividades e correspondente a recursos humanos, financeiros, materiais e equipamentos nas organizações. Desta forma consiste em apropriar os custos indiretos aos produtos, por meio dos departamentos, antes de ocorrer o rateio destes custos a empresa deve identificar diretamente com os departamentos para depois leva lós aos produtos.

  1. Os departamentos podem ser classificados em: Produtivos, Serviços/Auxiliares ou Administrativos. Conceitue cada um deles e cite exemplos.

Departamento por serviço: Este departamento não atua diretamente na produção e tem a finalidade prestar apoio aos demais departamentos de produção, os custos são transferidos aos departamentos de produção antes que se passe diretamente ao produto.

EXEMPLO: Limpeza, manutenção, administração dentre outros.

Departamento produtivo: Este departamento atua diretamente no setor produtivo, sendo estes custos transferidos a produção.

EXEMPLO: Montagem, usinagem, pintura dentre outros.

Departamento Administrativo: são os centros de custos que acumulam e não há um setor responsável diretamente exemplos desse setor a energia elétrica e o aluguel são os que exemplificam este setor. Neste por exemplo há um custo para todos os setores onde impacta diretamente todos os setores da empresa, neste caso os custos são acumulados no centro de custo para depois por critérios de rateio a serem distribuídos a outros centros de custos.

  1. De forma resumida, explique o que é rateio dos custos indiretos.

Pode ser definido como aquele custo que não pode ser identificado diretamente ao produto, linha de produto ou departamento necessita de critérios específicos de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado

  1. Por que as empresas têm dificuldades para realizar a alocação dos custos indiretos?

As empresas possuem muitas dificuldades nos custos indiretos devido a gerar vários conflitos no momento onde há a necessidade de realizar a distribuição dos mesmos aos serviços prestados ou produzidos, e também os fatores de variação de custos não podem mais ser analisados isoladamente mas sim como um sistema como um todo que interagem entre si, isso pode evidenciar os impactos que o uso de diferentes sistemáticas podem causar na definição de um produto e repassar esse valor ao cliente que é cobrado erroneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com