TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DO CUSTO DE UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE HONORÁRIOS

Por:   •  9/8/2018  •  Monografia  •  10.629 Palavras (43 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 43

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DILZA ROSA RODRIGUES SILVA

LÍLIAN MENDONÇA DE OLIVEIRA

O ESTUDO DO CUSTO DE UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE HONORÁRIOS

Cariacica

2018

DILZA ROSA RODRIGUES SILVA

LÍLIAN MENDONÇA DE OLIVEIRA

O ESTUDO DO CUSTO DE UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE HONORÁRIOS

Monografia apresentada à Faculdade de Estudos Sociais do Espírito Santo como requisito obrigatório para o título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientadora: Jumara Aparecida Ferreira Martins

Cariacica

2018


DILZA ROSA RODRIGUES SILVA

LÍLIAN MENDONÇA DE OLIVEIRA

O ESTUDO DO CUSTO DE UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL PARA FORMAÇÃO DE PREÇO DE HONORÁRIOS

Monografia apresentada à Faculdade de Estudos Sociais do Espírito Santo como requisito obrigatório para o título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Aprovado em 07 de Junho de 2018.

BANCA EXAMINADORA

____________________________________________

Prof. Msc. Jumara Aparecida Ferreira Martins

Faculdade de Estudos Sociais do Espírito Santo

Orientadora

___________________________________________

Prof. Msc. Tamires Endringer Zorzal

Faculdade de Estudos Sociais do Espírito Santo

___________________________________________

Prof. Msc. Andréia Angeli Moráo

Faculdade de Estudos Sociais do Espírito Santo

Agradeço primeiramente a Deus, pois foi nele que, quando me senti sem animo, para continuar ele renovou as minhas forças e me deu coragem para prosseguir, me concedeu a oportunidade de levantar e abrir os meus olhos e ver como tudo é possível com ele, é a ele que dirijo e minha eterna gratidão. Pelo que sou o que eu tenho e que me permitiu chegar até aqui, sem ele nada seria possível. Ao meu esposo Luciano e ao nosso filho Isaac, pelo apoio, compreensão, companheirismo, e os momentos que tive que ficar ausente para me dedicar nos estudos você me inspiraram a ir em busca do meu sonho. Aos meus pais Paulo e Maria, vocês são meu alicerce que me ensinaram a cada instante lutar por meus sonhos, ensinando-me a nunca passar por cima de ninguém e sempre agir com humildade, honestidade benignidade perante o meu próximo, ensinou a cultivar os princípios éticos da vida, sou e serei sempre grata por tudo que vocês me ensinaram. A minha grande família, todos em geral, saibam que cada um de vocês contribuiu para que este trabalho fosse concluído, agradeço a compreensão que cada um teve com a minha ausência nas reuniões, pois sem vocês minha família não teria tão grande força. A Família tio Daniel Silva e Maria Silva, quando mais precisei vocês não me negaram ajuda em ficar com o meu pequeno príncipe para que eu pudesse estudar e assim concretizar o meu sonho. A minha colega de trabalho Lilian juntamente com a sua Mãe Rita, agradeço o carinho e atenção a mim dispensada. Aos professores e a nossa orientadora Professora Jumara pelos seus conhecimentos compartilhados e suporte oferecido nesta jornada.

“Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feitos” (SALMOS 116.12)

(Dilza Rosa Rodrigues Silva)

Como é bom sentir a presença de Deus na nossa vida, saber que Ele está sempre ao nosso lado nos amparando com a sua mão divina! Agradeço a Deus, por esta conquista e por ter me abençoado nesta jornada. A minha mãe Maria Rita de Mendonça, que em todos os momentos de minha vida esteve ao meu lado, me apoiando em qualquer circunstância. Ao meu companheiro, Wallace da Silva Coelho, por ter compreendido os dias em que estive ausente, para concluir meus estudos. A minha família, que mesmo com a distância estiveram me apoiando com suas orações e palavras de carinho. Aos amigos:  Professor Antonino do Carmo Filho e sua filha Acácia do Carmo Cardoso, por sua ajuda, que foi imprescindível para o bom desenvolvimento deste trabalho. Aos professores que nos inundaram com seus conhecimentos, e lutaram conosco nesta grande jornada. A nossa orientadora Professora Jumara pela dedicação, paciência e dedicação que tornou a conclusão deste trabalho possível. E por fim minha colega de trabalho Dilza, que enfrentou comigo, a árdua tarefa de concluir este trabalho.

“O que é nascido de Deus vence o mundo e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. ” (1 João 5:4)

(Lílian Mendonça de Oliveira)

Dedico primeiramente a Deus (sem ele nada seria possível), em segundo lugar em especial ao meu querido esposo Luciano Silva Neto e o meu pequeno príncipe Isaac Rodrigues Silva que foram os meus maiores incentivadores, e aos meus pais Paulo Rosa e Maria do Carmo Rosa e a todos meus familiares que direta ou indiretamente, estiveram presentes em todas as fases do meu estudo para realização do meu sonho.

(Dilza Rosa Rodrigues Silva)

Primeiramente dedico a Deus, pois sem Ele não chegaria até aqui, em segundo dedico a minha mãe e meu companheiro, os quais estiveram ao meu lado apoiando em todos os momentos. Dedico aos professores principalmente nossa orientadora Jumara Aparecida Ferreira Martins, por ter desprendido seu tempo o conhecimento para concluirmos este trabalho.

“Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras”. 2 Timóteo 2:5

(Lílian Mendonça de Oliveira)

O esforço dirigido a um objetivo tem sempre por prêmio, com a consecução daquilo a que se aspira, a satisfação que o triunfo proporciona.

(Thomas Atkinson)

RESUMO

Diante o desafio e carência na precificação da prestação de serviços contábeis, este estudo foi voltado estritamente para atividades contábeis, onde a maioria dos escritórios não utilizam da correlação dos custos e despesas para a elaboração do preço. O estudo teve como objetivo precificar os honorários aplicando a gestão de custos, e horas dedicadas a prestação de serviços de forma a elaborar um plano de precificação justa e rentável. A metodologia utilizada foi estudo de caso com a análise e interpretação qualitativa, coleta de dados através de entrevistas e questionário. De posse dos dados foi feita analise e tabulação de forma a levantar os custos e despesas, para após aplicar a formula do mark-up, através destas informações. Assim foi possível a verificação da correta precificação, bem como efetuar a confrontação dos valores resultantes com o valor atual cobrado pelo escritório contábil a seus clientes. Os resultados encontrados demonstram que a empresa estudada trabalha com preço abaixo do esperado e que se aplicada a nova precificação torna-se mais competitiva e atrativa no mercado e atinge a margem esperada, onde ficou claro a necessidade e a importância da precificação através da apuração dos custos, despesas e a aplicação da margem de lucro desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.1 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (529.2 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com