TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Sobre Tipos de Moedas

Por:   •  17/5/2020  •  Artigo  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Moedas: A moeda é um instrumento básico para que se possa operar no mercado. Sem ela o processo de troca seria extremamente limitado. Origem: O escambo foi o primeiro meio de troca. Utilizado durante os primórdios da civilização, antes da existência do dinheiro, o comércio era feito por meio da troca de um bem ou serviço por outro bem ou serviço. TiposMoeda-mercadoria: são aquelas que possuiriam algum valor mesmo que não fossem utilizadas como moeda (sal, ouro, cobre, gado, etc). Moedas fiduciárias: são aquelas que não possuem valor fora do seu uso enquanto moedas. Esse é o caso das moedas contemporâneas (real, dólar, euro, etc.), que não possuem qualquer lastro sob a forma de mercadorias. Elas são chamadas de fiduciárias porque seu funcionamento baseia-se em grande medida na confiança (fidúcia) das pessoas. As moedas ainda podem ter diversas formas como moeda-mercadoria, moeda-papel, papel-moeda e moeda escritural.

Criptomoedas: Surgidas em 2009, esse tipo de moeda atraiu muita gente para um novo mercado e fez explodir sua valorização . Origem: Em 1998, Wei Dai publicou a descrição do "Dinheiro B", um sistema eletrônico e anônimo de pagamento. Pouco depois, Nick Szabo criou o "Bit Gold". Assim como o Bitcoin e outras criptomoedas que o seguiram, Bit Gold era um sistema de moeda eletrônico que exigia seus usuários completarem uma função de prova de trabalho, com as soluções sendo criptograficamente computadas e publicadas. A primeira criptomoeda descentralizada, o Bitcoin, foi criado em 2009 por Satoshi Nakamoto, pseudônimo utilizado pela pessoa que criou a moeda virtual. Tipos: Bitcoin, Litecoin, Ethereum, Ripple, entre outros. 

Bancos: são instituições financeiras que podem ser privadas ou públicas que fornecem serviços financeiros à sociedade. Origem: Acredita-se que as primeiras operações bancárias da história tenham sido desenvolvidas na civilização fenícia. Entretanto, o nome banco foi concebido pelos romanos: significava a mesa em que eram realizadas as trocas de moedas. Tipos: Banco comercial: instituições de crédito caracterizadas pela captação de fundos, através de operações passivas. Banco comunitário: normalmente desenvolvido e operado de forma local, é provedor de microcrédito pra famílias, agriculturaindústrianegócios e serviços locais. Banco de investimento: instituições que auxiliam pessoas físicas ou jurídicas a alocar o seu capital nos mais diversos tipos de investimento, como por exemplo no mercado financeiro ou na Bolsa de Mercadorias e Futuros. Banco de desenvolvimento: Instituições que financiam projetos cuja finalidade é promover o desenvolvimento econômico de uma dada região. Banco misto: são bancos de Crédito e de Poupança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com