TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares IV

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

Ciências Contábeis EAD

[pic 1]

 

[pic 2]POLO

 Bauru- Centro

_______________

 

 

 

 

2016 

 

 

Trabalho de Estudos Disciplinares IV

 Sabe-se que os negociadores podem ser divididos em quatro categorias de estilos diferentes: Catalisador, Apoiador, Controlador e Analítico. Com base no trabalho de Teixeira, Vabo e Costa (2015) intitulado “A cultura nacional e as negociações internacionais: comparativo entre Brasil e Estados Unidos” e em reflexões sobre o que foi discutido nas Unidades I e II, em grupo, discutam e levantem as características de cada categoria e digam qual o estilo de negociação é considerado o mais correto.

TEIXEIRA, A. G.; VABO, F. de A.; COSTA, M., L., T., A cultura nacional e as negociações internacionais: comparativo entre Brasil e Estados Unidos. 2015. 102. TCCI, Fundação Getúlio Vargas e School of Business da The George Washington University, Curitiba, 2015.

Estudando a disciplina chegamos a conclusão de que a negociação internacional envolve vários aspectos de suma importância já que o fator humano está envolvido no processo.

De acordo com Acuff (2004, p. 28):

Negociação é o processo de comunicação de mão dupla cujo objetivo é

chegar a um acordo mútuo sobre necessidades e opiniões divergentes.

Negociar significa persuadir, ao invés de usar força bruta. Além do mais,

negociar quer dizer que o outro lado sentir-se-á satisfeito com o resultado

da negociação.

Sendo assim vivemos negociações em todos os âmbitos de nossa vida.  Negociamos em casa e fora dela. Como negociamos dependerá o sucesso ou o fracasso da negociação.  Dentre os aspectos importantes da negociação encontramos o negociador, que segundo Junqueira (1998), divide-os em quatro categorias quesão:

- Catalisador

Ele possui características extremamente criativas e empreendedoras.  Cheio de novas idéias, sonha com grandes projetos. Mas, pode ser visto como irreal, superficial ou fantasioso na tomada de decisões.  O negociador catalisador, segundo JUNQUEIRA (1988), mostra-se dinâmico, persuasivo, estimulante, convincente, rápido, e às vezes também parece inconstante, superficial, exclusivista, impulsivo, difícil de crer, irreal e manipulador. Para obter apoio usa habilidades sociais, persuade, usa idéias novas. Sob tensão, fala alto e rápido, agita-se e explode. De acordo com Teixeira, Vabo e Costa (2015) ele tem necessidade de ser reconhecido por suas ações.

-Apoiador

Está sempre à frente de qualquer trabalho.Gosta de trabalhar em grupo, busca a aprovação de terceiros, tende a construir laços de amizade.Por preferir abrir mão de resultados para não gerar desconforto com a outra parte, muitas vezes é considerado como incapaz de cumprir prazos e desenvolver projetos. Busca a aceitação, alguém que o aceite sem julgamentos prévios. Para colaborar na negociação, busca conservar a harmonia, evitando conflitos e, assim, garantir a satisfação de todos. Ele julga que as pessoas são mais importantes do que qualquer projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com