TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio - Contábeis

Por:   •  7/3/2016  •  Ensaio  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

        O estágio é uma oportunidade que o aluno tem para praticar aquilo que vem desenvolvendo dentro de sala de aula. É a partir desse momento que tudo aquilo aprendido pode ser colocados em prática dentro de uma empresa.

        O aluno, a partir da prática do estágio, começa a ter maior visibilidade da área de interesse. A área contábil oferece algumas vertentes de prática profissional, e um dos grandes objetivos do estágio é conhecer alguma dessas vertentes e começar a trilhar um futuro profissional na área.

        Para esse trabalho apresentarei minha prática profissional na área de escrita fiscal em escritório de contabilidade onde tenho contato com diversos segmentos de empresas diferentes. Essa prática inicia-se no dia 04/05/2015 e irá até 26/05/2015.  A partir desse estágio começarei a analisar e a decidir quais serão meus próximos passos na área contábil como profissional atuante na área, e graças a essa oportunidade começo a visualizar meu futuro profissional na área.

        O escritório de contabilidade MCA Serviços Contábeis constituiu-se em 1996 a partir de uma sociedade de três amigos com interesses afins na área contábil. Carlos Roberto de Camargo e José Abel Von Ah ambos técnicos em contabilidade e Marcos Antonio Figueira, contador, se uniram com o intuito de empreender na área contábil, captar clientes e exercerem seus papéis de contadores para pequenas empresas da cidade de Indaiatuba/SP.

        A sociedade perdurou durante 4 anos, chegando ao fim com a retirada do quadro societário os Srs. Carlos Roberto de Camargo e José Abel Von Ah em Dezembro de 2000. A partir dessa data, apenas o Sr. Marcos Antonio Figueira juntamente com seu filho o Sr. Rodrigo Semente Figueira deram continuidade com as atividades propostas em 1996 com a sua constituição.

        Os princípios do escritório MCA Serviços Contábeis é manter a integridade das empresas com relação ao fisco, apresentar bons relatórios contábeis com informações precisas, além de conseguir analisar a saúde financeira dos clientes.

        É um escritório pequeno, com aproximadamente 50 clientes, 9 funcionários e está localizado numa das principais avenidas da cidade de Indaiatuba.

        Presta serviços contábeis com relação a abertura e encerramento de empresas, escrituração fiscal e apuração de impostos, departamento pessoal e fechamentos contábeis de empresas de pequeno e médio porte, além de entregar anualmente declarações de imposto de renda de pessoas físicas.

        Como um escritório atuante a 18 anos no mercado, presa transmitir a seus clientes confiabilidade, mantendo um boa comunicação das empresas com os órgãos competentes e fazendo o intercâmbio das informações prestadas para a receita federal, municipal e estadual qual todas empresas atualmente se vêem obrigadas a apresentar.

  • Missão - Oferecer de forma justa e completa soluções na gestão contábil e em consultorias, proporcionando satisfação e atendendo as expectativas de nossos clientes;
  • Visão - Estar entre uma das melhores empresas prestadoras de serviços contábeis na cidade de Indaiatuba/SP garantindo aos clientes a continuidade de seus negócios;
  • Valores - Respeito, Transparência e Ética com nossos clientes e colaboradores.

1.1 ORGANOGRAMA

 

1.2 FLUXOGRAMA

2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • Lançamentos Contábeis;
  • Fechamento Mensal de Balanço;
  • Entrega de declarações mensais e anuais como DCTF, SPED Contábil, FCONT e DIMOB;
  • Integração das informações fiscais com sistema contábil.

3. RELATÓRIO DESCRITIVO

3.1 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

        Inicio as atividades no escritório que trabalho com o recebimento dos documentos enviados pelos nossos clientes. Após esse recebimento faço a separação dos documentos contábeis por mês e dia, que são eles: duplicatas e impostos pagos, extrato bancário, entre outros. Depois classifico as contas que cada documento será lançado no sistema. Após feitos os lançamentos de partidas dobradas, começo a fazer as provisões dos impostos, folha de pagamento e das despesas em geral.

Para fazer a conferência mensal do balanço, tiro um livro razão e um balancete do mês em questão. No livro razão confiro todos os lançamentos feitos, verificando se as contas e os históricos estão corretos. É de minha responsabilidade verificar se os clientes pagaram os impostos enviados a eles, caso não foi efetuado o recolhimento do DARF, entro em contato com o cliente e o lembro de sua responsabilidade. Com o auxilio do Balancete verifico se os saldos das contas estão corretos. Faço a conferencia contábil de empresas de apuração pelo Lucro Real, Lucro Presumido e Simples, cada uma com uma maneira de lançamento e conferencia especifico pelo seu regime de apuração.

Depois de fazer todas as conferências com base nos relatórios contábeis, os envio para o contador responsável fazer os devidos ajustes e finalizar a conferencia mensal. Com o aval do contador do escritório entrego as declarações mensais, como a DCTF.

Anualmente, entrego no até o ultimo dia útil de Fevereiro, a DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias). E também até o ultimo dia útil de Junho o SPED Contábil e o FCONT.

3.2 DIFICULDADES ENCONTRADAS, SOLUÇÕES E RESULTADO

        A maior dificuldade na escrituração contábil é fazer com que os clientes do escritório entendam o processo e a necessidade do envio dos documentos em tempo hábil pra que consiga verificar se há alguma pendência e se todos os impostos foram pagos. Muitos clientes não tem controle interno com relação aos documentos, movimentação de caixa e acabam deixando de nos mandar toda documentação e informações completas, com isso gerando pendências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com