TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas de Implantação de Sistema de Controles de Gestão em Empresa Industrial de Porte Médio.

Por:   •  3/11/2018  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica

SOUSA, Marco Aurélio Batista de. BEUREN, Ilse Maria. Etapas de implantação de um sistema de controles de gestão com ênfase em custos em uma empresa industrial de porte médio. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v.10, n.1, p. 9-24, 2005.

Neste artigo os autores procuram descrever as etapas de implantação de um sistema de controles de gestão, com ênfase em custos, em uma empresa industrial de porte médio, realizado através de um estudo de caso.

Sabe-se que diante das mudanças econômicas, ocorridas no Brasil no início dos 90, muitas empresas se viram obrigadas a reformularem seus procedimentos operacionais e gerenciais. Diante dessa mudança no mercado, os gestores se viram na incumbência de ter uma visão mais ampla em relação ao conhecimento dos seus custos e do preço de venda, e assim tentar se adequar ao mercado.

É nítida a relevância que passou a ser dada ao processo de gestão nas empresas, principalmente ao controle de gestão, e em especial ao sistema de custos. As empresas passaram a utilizar sistemas para planejar e controlar suas operações, pois os sistemas são meios para que a mesma realize o controle de gestão, tornando mais eficiente e eficaz a gestão empresarial.

São vários os tipos de sistema de controle de gestão, porém o sistema de custos é o que fica responsável pelas informações acerca do custo dos bens e/ou serviços produzidos e vendidos pela empresa.  

Por meio de um sistema de custos o administrador pode revitalizar a estrutura interna de controle da empresa, e assim buscar assegurar o domínio de todos os fatores que podem interferir nas operações. Entretanto, deve-se ressaltar que mesmo sendo fidedigno o sistema não é capaz de resolver tudo de imediato, pois ele necessita de desenvolvimento e aprimoramento constante.

O sistema compreende um ciclo, que vai desde a coleta de dados, processamento, relatórios e o seu uso pelos envolvidos. Cada empresa deve desenvolver seu próprio sistema, considerando suas particularidades.

As etapas que compõe a implantação de um sistema de controle de gestão, com ênfase em custos compreendem a caracterização da empresa, identificação da necessidade de controle de gestão, verificação da estrutura organizacional, análise do layout da empresa, identificação dos materiais utilizados e a análise do sistema de custeamento. Após a implantação dessas etapas, que contém as informações necessárias ao desenvolvimento de controle de gestão, pode-se configurar a proposta de implantação de um sistema de controle de gestão com ênfase em custo, sendo esta a última etapa da implantação do sistema.

Na empresa em análise o controle foi iniciado a partir da elaboração de fichas, preenchidas pelos próprios funcionários, e que eram utilizadas para registrar as informações necessárias. Ao término percebeu-se a contribuição que a adoção dessas medidas trouxe para a empresa e que foram de grande contribuição para o seu controle e para a manutenção da sua competitividade no mercado.

Vê-se através do texto a importância da implantação do sistema de custos e os benefícios que o mesmo pode proporcionar ao fornecer as informações necessárias, principalmente no que se refere ao setor de produção e seus custos, melhorando significativamente a competitividade da empresa e a organização das atividades desenvolvidas de modo mais controlado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com