TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do pensamento contabil

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 4

UNIR – FUNDAÇÃO UNIVERDIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

CURSO – CIENCIAS CONTÁBEIS      TURMA XVI

DISCIPLINA – EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO COTÁBIL

DISCENTE – ANDRÉ SOUZA DA ROCHA

DISCENTE – DOMINGOS SÁVIO FERREIRA SILVA

DISCENTE – MICHEL LARA WANDSCHER

DOCENTE – ELIZANGELA MARIA OLIVEIRA CUSTÓDIO

VILHENA – RO 26/10/2015        

RESENHA DO ARTIGO “VIAGEM HISTÓRICA PELO VESTUTO MUNDO DA CONTABILIDADE”

A contabilidade teve seu surgimento a partir da necessidade do homem controlar os seus bens e rebanhos, com a sua evolução veio consigo a escrita e os primeiros símbolos numéricos. Sua criação não teve local exato, pois os primeiros relatos da sua criação se da através de registros arqueológicos a cerca de 4.000 a.C. há relatos de sua existência em vários países. Cada civilização tem as suas comparações quando se da ao fato no modo de contabilizar seus bens. A evolução do comércio também exprimiu a necessidade do controle de bens e das operações financeiras.

Na China, com grande dinâmica econômico-industrial com destaque para a produção de seda, bronze, porcelana e papel entende-se que a utilização de registros contábeis era imprescindível. Com escrita já desenvolvida, havia várias formas de contabilizar o comercio, usavam moedas de metal e notas de banco, porém há poucos registros históricos.

Na Índia, as profissões nas áreas da indústria e comércio eram grandemente valorizadas em termos de honra, eles eram especializados na produção têxtil com destaque para a seda e linho. Por possuírem grande desenvolvimento na área do comercio, pautavam-se em uma legislação econômica, e se utilizavam da contabilidade pública para administração de tributos e das contas do rei.

Em relação aos Persas há muitos indícios históricos que relatam sobre o uso da contabilidade publica que se dava através de cobrar os impostos e controlar o inventario dos bens e territórios do império.

Os Sumérios eram uma sociedade conhecida pela criação da escrita cuneiforme, escrita altamente complexa, pois só os maiores estudiosos poderiam compreender.  A civilização com altos registros arqueológicos que mostram sobre a historia de como utilizavam a contabilidade. Os registros contabilísticos eram gravados em placas de barro, também formam criadas escolas de estudos contábeis, foram encontradas placas com exercícios para os alunos. Os mesmos já registravam apuramentos de custos, orçamentos, revisões de contas e controle de gestão de produtividade, orçamento, receitas e despesas publicas.

A civilização fenícia encontrada dentro de um território fraco para produção agrícola, sua única forma de comercio se dava através da navegação, com o alto trafego de navios suas costas sempre se encontravam cheias, os navios tendo estacionados eram feito as manutenções que logo mais se tornaria uma indústria de construção naval. O uso da contabilidade era feito principalmente por comerciantes para controle do fluxo de mercadorias e controle financeiro.

No Egito tem-se a premissa de que a contabilidade era de forma detalhada. Todo o comercio egípcio se dava em torno do rio Nilo, toda a contabilidade se concentrava no controle das receitas e despesas da corte. Tudo era contabilizado de forma detalhada. Registros mostram que também era relatado sobre a vida cotidiana de cada civil e mostrando os gastos de cada um. Nas construções também eram relatados sobre controles de entrada e saída das pedras e de quanto era necessário para a construção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com