TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PENSAMENTO CONTABIL

Por:   •  11/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

C.CONTÁBEIS   TEORIA DA CONTABILIDADE – EAD  –  PROF. MARCO ANDRÉ PEGORINI

ATIVIDADE 2

Acadêmico: Giovana Odia

Doutrina / Escola / Corrente Científica

Precursor /

Líder Intelectual

Principais Intelectuais

Período

Contribuição

Escola contista

Surgiu especialmente com a obra deLuca Paciolie Benedetto cotrugli

Leonardo Fibonacci, Francesco di Balduccio Pegolotti, Alvise Casanova, Angelo Pietra e Luvovico Flori

Surgiu no século XV, permanecendo praticamente inalteradas até o século XVIII

Apesar das críticas, coube aos contistas o papel de iniciadores de uma corrente doutrinaria que, sem dúvida, fortaleceu a contabilidade como uma atividade com vida própria, embora interdependente de seu meio socioeconômico.

Escola Administrativa ou lombarda

Francesco Villa

Francesco Villa e Antonio Tonzig, primeiro professor de contabilidade

Surgiu em 1840

Um de seus maiores méritos foi desvincular a contabilidade do campo do formalismo das cifras e dos números. Também contribuíram para o desenvolvimento da escola Lombarda ao afirmar que a contabilidade ensina a maneira mais segura de ter com clareza a representatividade dos acontecimentos de toda administração.

Escola Personalista

Francesco Marchi

Francesco Marchi, Giuseppe Cerboni e Giovani Rossi

Surgiu em 1867

A escola Personalista teve o mérito de se contrapor a escola contista e, especialmente, á teoria das cinco contas de Degrange. Cerboni foi considerado um dos grandes colaboradores para o desenvolvimento da contabilidade.

Escola Controlista

Fabio Besta

Fabio Besta, Vittorio Alfieri, Carlos Ghidiglia, Pietro Rigobon e Pietro D Alvise e Beneto Lorusso.

Surgiu em 1880

A contabilidade é considerada como a Ciência do controle econômico que por sua vez é composto por duas partes: do registro contábil e da contrição do trabalho econômico (revelação).

Escola Norte Americana

Os principais foram os que participaram no desenvolvimento e na criação das associações Profissionais de maior destaque dos Estados Unidos.

Charles Ezra Sprague, Henry Rand Hatfield, William Andy Paton, Ananias Charles Littleton, Carman George Blough, Maurice Moonitz, Raymond Chambers, Richard Mattessich, Kenneth Most

Surgiu em 1887

A escola surgiu com a criação do AAPA, AICPA e AAA. Seu início foi caracterizado pelo aspecto prático no tratamento de problemas econômico-administrativos e com limitadas construções teóricas. Essa escola se transformou em uma das mais importantes do mundo, Ditando regras no tratamento de questões ligadas à contabilidade de custos, Controladoria, analise de demonstrações contábeis, gestão financeira, controle orçamentário, além de outros ramos de conhecimento contábil, posicionando essa escola na vanguarda da contabilidade mundial.

Escola Neocontista

Jean Dumarchey

Jean Dumarchey

A escola tomou impulso a partir do século XIV

A escola começou a se destacar com a teoria das cinco contas de Degrandes. A principal função da contabilidade resume-se na revelação patrimonial ocupando-se principalmente dos processos de classificação e registro das contas, em detrimento dos aspectos econômico-administrativos dos eventos registrados

Escola Alemä

Eugen Schmalenbach

Fritz August Schmidt, Gonberg, Schar, Gutenberg

Surgiu em 1919

Suas principais contribuições foram a contabilidade em nível de preços, cujo objetivo era ajustar o custo original pelo valor médio de um índice geral de preços ou padrão ouro, ativos avaliados por valores correntes, custos são considerados meios de produção, gastos é definido como bens e serviços adquiridos, pagamento é a entrada do ativo, a contabilidade de custos tem como objetivo checar o comportamento do negócio, fixar preços, determinar preços internos e dar suporte a conta de lucros. Os Cerealistas foram os primeiros Alemães a tratarem de contabilidade de custos, principalmente orçamento público.

Moderna Escola Italiana (Economia Aziendal)

Foi Iniciado com Leonardo Fibonacci e encerrado por Gino Zappa

Gino Zappa

Surgiu em 1922

Suas principais contribuições foram a tentativa de integrar em uma única disciplina todos os conhecimentos da vida econômica da empresa, desenvolver uma teoria para a contabilidade a partir do resultado.

A contabilidade Aziedal é considerada a ciência da administração econômica das entidades e estuda a doutrina da gestão, a doutrina da organização e a contabilidade que demonstra resultados da gestão.

Escola Patrimonialista

Vicenzo Massi

Herman Jr.

Foi Criada em 1926

Nessa escola, quase todas as matérias abrangem atividades de investimentos e financiamentos relacionados com o seu patrimônio, uma vez que este constitui o conjunto de elementos sujeitos a gestão.

Contabilidade no Brasil

Carlos de Carvalho

Francisco DÁurea, Frederico Hermann Junior

Começou a se desenvolver em 1964

Na primeira fase de seu desenvolvimento foi marcado por dois aspectos relevantes: a intervenção da legislação no desenvolvimento de procedimentos contábeis, a influência doutrinaria das escolas Italianas de pensamento contábil.

Na segunda fase o Prof. José da Costa Boucinhas introduziu um novo método de ensino da contabilidade. , também marcada com um novo período de desenvolvimento da chamada escola de correção monetária.

Embora não exista uma escola de pensamento contábil Brasileira, pode-se afirmar que a escola de correção monetária nacional contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento da contabilidade mundial. Essa escola caracteriza-se como uma autentica colaboração brasileira para o crescimento da contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com