TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Revisão Mercado Decapitais

Por:   •  9/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

  1. Diferencie e conceitue mercado financeiro; mercado de capitais; e mercado monetário.

Mercado financeiro: é composto por um mercado de curto prazo e um mercado de longo prazo.

Mercado de capitais: é caracterizado a longo prazo, compõem-se pela rede de bolsa de valores e de instituições financeiras (bancos, companhias de seguros, etc) que opera com compra e venda de ações, títulos de dívida.

Mercado monetário: trabalha com curto prazo e compõem-se da rede de entidades ou órgãos financeiros que negociam títulos e valores, concedendo empréstimos a curto e curtíssimos prazo, contra o pagamento de juros.

  1. O que é a teoria dos mercados eficientes? Explique.

Mercado eficiente: é um mercado que não existem lucros extraordinários, pois todos os agentes têm a mesma ou quase a merca informação, ninguém possui informações privilegiadas. É aquele em que os preços refletem as informações disponíveis e os preços se ajustam rapidamente a novos dados.

  1. Quais são os principais ativos do mercado de capitais e quem opera seus mercados no Brasil?

As ações — ou de empréstimos tomados, via mercado, por empresas — debêntures e títulos públicos. Quem opera no Brasil é a bolsa de valores.

  1. Como podemos classificar a eficiência dos mercados a partir das informações?

Esses mercados são classificados de três formas, hipóteses:

Fraca: as i nformações utilizadas são os preços passados, ou seja, nenhum investidor consegue obter retornos anormais por meio da análise dos preços passados. As informações contidas nos preços passados não são úteis na obtenção de retornos extraordinários.

Semiforte: as informações utilizadas são as informações públicas, ou seja, nenhum investidor consegue obter retornos anormais baseados em qualquer informação publicamente disponível. Qualquer nova informação seria rapidamente incorporada aos preços dos ativos, não podem assim utilizar essas informações para obter retornos anormais.

Forte: as informações utilizadas são as informações privadas, ou seja, nenhum investidor consegue obter retornos anormais usando informações confidencias que não são de conhecimento público.

As informações são fatores imprescindíveis para a eficiência de mercado, quanto mais informações e qualidade nelas tiverem disponibilizados sem custo a respeito de uma ação, mais eficiente será o comportamento do seu preço. Assim, as hipóteses eficientes de mercado têm como pré-requisito um sistema eficiente de informações que esteja capacitado a identificar, coletar, processar e divulgar informações relevantes por meio de mecanismos ágeis

  1. Quais são as principais anomalias? Conceitue.

Efeito janeiro – estudos tem demonstrado que os retornos no mês de janeiro são significativamente mais altos do que nos demais meses.

Efeito fim de semana – relaciona-se aos retornos na segunda-feira, significativamente negativos em comparação com os outros dias.

Tamanho das empresas – as empresas com menor valor de mercado apresentam retornos maiores que as empresas que tem um valor de mercado maior.

Efeito do índice preço/lucro – demonstra que as empresas de menor índice P/L apresentam retornos maiores do que empresas com alto índice P/L.

Anomalia do efeito preço/valor patrimonial – empresa com baixo índice preço/valor patrimonial apresenta retornos maiores que as ações com índice preço/valor patrimonial alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com