TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Reposicionando a Ranbaxy

Por:   •  1/7/2015  •  Resenha  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  5.243 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Fichamento de Estudo de Caso

Nome do aluno (a)

Trabalho da disciplina Economia Empresarial

                                                 Tutor:

Belo Horizonte

2014

Estudo de Caso : Reposicionando a Ranbaxy

A indústria farmacêutica Indiana

REFERÊNCIA: KOTHAVALA, K; GHEMAWAT, P. Reposicionando a Ranbaxy. Harvard Business  School. 1998.

Diante do estudo de caso em foco entende-se que a Ranbaxy como qualquer outra empresa multinacional,  possuem matriz em um determinado país e atua em distintos territórios no mundo, com a instalação de filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra barata para diminuir seus custos de produção, tornando-se evidente também sua influência na economia  e política.

No entanto, a Ranbaxy desde sua fundação em 1962, tornou-se em 20 anos uma das dez maiores empresas farmacêuticas na Índia, devido a suas estratégias de recursos humanos, fabricação, Marketing e P&D e dentre outras ações, conseguiu desenvolver seus projetos aplicando-os em países desenvolvidos e subdesenvolvidos de forma a expandir seus negócios e aumentar sua lucratividade.

A índia detinha de 56% das vendas farmacêuticas da Ranbaxy. Participações d eoutros mercados, portanto, apresentavam um aumento estável.

Vale ressaltar, o importante plano de marketing “... desenvolvimento de marca como um investimento chave nos países em desenvolvimento, ao contrário dos países desenvolvidos, onde focalizava produtos genéricos e princípios ativos”.

Com visão empreendedora, iniciou o processo de crescimento internacional, ampliando sua variedade de produtos e destinando seus  recursos também em outros tipos de drogas, como as cardiovasculares.

Considerando a Organização da Ranbaxy que estava, historicamente, organizada em torno do mercado indiano, com as exportações sendo efetuadas através de uma divisão internacional, podemos referenciar a sua dimensão geográfica. Ocorreram importantes mudanças funcionais. A fim de aprimorar um processo de planejamento considerado em metas quantitativas e detalhado por função.

Segundo os autores, a Lilly e a Ranbaxy formaram a primeira de uma série de joint ventures em que o controle acionário era dividido meio a meio entre as partes, o que promoveu a expansão em novos mercados, fazendo com que a empresa se adaptasse as normas reguladoras dos países desenvolvidos realizando outros investimentos em qualidade, logistica e tecnologia.

Para tanto a Ranbaxy precisou se adaptar a cada país, implantando e mantendo sedes em cada uma das quatro regiões para que pudesse administrar de perto e facilitar as operações na região, mesmo sabendo que os investimentos nesses novos mercados desenvolvidos seriam superiores, o lucro gerado em seus negócios seria também atrativo.

Local: Biblioteca da Universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com