TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalidade da contabilidade

Artigo: Finalidade da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Artigo  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

CAPITULO 1

Objetivo da Contabilidade

Seu objetivo é avaliar e informar seus usuários com demonstrações e análise de naturalidade econômica, financeira, física e de produtividade, com relação a entidade , objeto de contabilização.

Contabilidade é uma ciência que tem por objetivo o patrimônio das empresas e por objetivo o controle do patrimônio, com finalidade de dar informações a seus usuários. Usuário é a pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Devem-se observar dois pontos:

1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas as informações que contribua para a adequação da avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo interferências em relação ao futuro. As informações que não constarem nas demonstrações deve estar em Notas Explicativas ou Quadros Complementar.

2. A contabilidade tem relações com os aspectos jurídicos os quais muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando sempre informar, a contabilidade deve seguir sempre a essência ao invés da forma.

Finalidade é que permite conhecer a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da empresas. Como metodologia, envolve muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando. É parcial quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (Ativo=Passivo+Patrimônio Líquido).

A semelhança com a vida financeira particular e a de uma empresa é que todos vivem planejando e controlando suas economias, suas despesa, seus gastos em geral, para que obtenhamos um resultado positivo, visando sempre seu bem maior seu “PATRIMÔNIO”.

Para isso fazemos anotações, algumas tabelas, analisamos, pesquisamos, analisamos novamente, e tomamos decisões embasados naquilo que pensamos e acreditamos ser o melhor caminho a tomar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com