TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalidade da contabilidade

Tese: Finalidade da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  Tese  •  3.930 Palavras (16 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução:

CONTABILIDADE

A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa.

A Principal finalidade da Contabilidade é fornecer as informações sobre o patrimônio, essa de ordem econômica e financeira, que facilitam assim as tomadas de decisões, tanto por parte dos administradores ou proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

E assim controla o patrimônio das entidades mediante o registro de fatos contábeis com o objetivo de demonstrar e interpretar os dados econômicos resultantes de uma capacidade empresarial e também prestar informações suficientes e a tomada da melhor decisão que atenda os objetivos da entidade.

4

Objetivo da contabilidade

Contabilidade é um sistema de informação que organizam dados ajustes e emissões de relatórios. Tem informações de natureza econômica, financeira, física e de produtividades de seus usuários; acionistas, credores, emprestadores de recursos, integrantes do mercado usuários secundários que são os administradores e o fisco.

O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e economia da entidade, além de contribuir para processo decisório dos usuários.

As empresas devem divulgar todas as informações que contribuem para uma adequada avaliação de sua situação e de seus resultados. A contabilidade tem um intima relacionamento com o jurídico, visando bem informar, deve seguir a essência ao invés da forma.

A não utilização da informação ou informação restrita pode ter um resultado de deficiência na estrutura do modelo informativo, limitações, baixa credibilidade e linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.

A contabilidade é uma ciência social, mas, quando a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.

A finalidade social é avaliação do progresso da entidade, conhecer a posição de rentabilidade e financeira. É parcialmente quantitativa, materializando através da equação patrimonial básica; Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

5

Empresa x Vida pessoal

Toda empresa busca o crescimento e fortalecimento, busca em todos os ângulos melhorias para seus negócios. A empresa tem seus objetivos, suas metas a serem alcançadas, buscam a cada dia por inovações, por idéias, por interesses no qual nunca leve a empresa a empresa a nunca cometer erros e sempre esteja à frente. Para isso a empresa precisa ter um foco, elaborar um excelente planejamento precisa de uma boa administração para organizar, uma boa contabilidade para ajudar na tomada de decisões, e uma equipe preparada e motivada par alcançar seus objetivos.

Da mesma maneira deve ser uma pessoa com sua vida particular. Quando a pessoa começa a trabalhar e tiver sua vida financeira independente logo vêm os planos, as idéias, os sonhos, nós seres humanos costumamos sonhar alto. Mas na hora do planejamento devemos por os pés no chão e começar por onde está o nosso alcance e planejar o futuro, depois nos preparar com se estivéssemos sendo treinados para ser um administrador e começar a buscar idéias focadas no objetivo. Também tem que aprender ser um contador para controlar os ganhos e gastos e não ter que mudar os planos.

Como uma empresa nós temos que crescer se fortalecer e buscar as melhorias necessárias para ter bons resultados. Assim no futuro podemos conquistar nossos objetivos: imóveis, bens no geral, educação de qualidade, boa formação, para que nas próximas gerações, como nas empresas, continuará sempre crescendo.

6

Entrevista feita a um Empresário

Nome: Stela Conrado

Empresa: Panificadora Senhor do Café

1. A sua empresa tem Contabilidade própria ou terceiriza o serviço?

Terceiriza o serviço.

2. As informações recebidas do contador são adequadas para uma boa avaliação do resultado e tomada de decisões?

Sim, as informações do contador são, basicamente, as únicas para tomada de decisões.

3. Sobre os dados financeiros e econômicos da empresa, a contabilidade fornece essas informações sobre sua empresa para a tomada de decisão?

Sim.

4. Você ficaria sem contabilidade na sua empresa? Por quê?

Não, pois a contabilidade auxilia muito na parte financeira, econômica e Rh da empresa.

Como foi visto segundo este empresário é muito importante que sua empresa tenha um serviço de contabilidade, pois as informações vindas do contador são adequadas e de muita importância para tomar qualquer decisão. As informações financeiras e econômicas são fundamentais para uma boa administração, enfim a contabilidade ajuda muito qualquer empresa e nenhuma empresa vai pra frente sem contabilidade.

7

Os conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos perdas: na visão de alguns autores;

Ativos

Iudícibus (2009) classifica o conceito de ativo como o núcleo fundamental da teoria contábil que ainda se encontraria em discussão. O conceito de ativo é apresentado como “o conjunto de bens e direitos de uma entidade” ou como “as aplicações de recursos” de uma empresa.

De acordo com Hendriken e Van Breda (2007), os ativos são, na sua essência, reservas de benefícios futuros. Quando os autores também enfatizam a definição do (FASB), apresentada através do SAFC 62, onde os ativos são definidos como benefícios econômicos futuros prováveis, que são obtidos ou controlados por uma entidade em consequência de transações ou eventos passados.

Segundo Perez e Famá (2006), para a contabilidade básica, são considerados ativos os bens e os direitos de uma entidade, expressos em moedas e a disposição da administração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com