TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalidade Da Contabilidade

Ensaios: Finalidade Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

Finalidades da contabilidade

A contabilidade deve ser entendida ainda na condição de elemento indispensável ao processo decisório de toda e qualquer organização,independente da estrutura de capital,conotação jurídica e objetivos sociais.Deve,porém,estar claro o entendimento de que a utilidade da contabilidade tem se desgastado de forma assustadora ao longo dos tempos,por questões bastante compreensíveis,como o fato de se propor a satisfazer tão somente as exigências dos órgãos de fiscalizalção nas diferentes esferas,estadual e municipal.Portanto,deve ser melhor interpretado o fato de que a contabilidade deve se colocar ‘a serviço’ da instituição que lhe contrata os serviços ou a mantém em departamento especifico,e não dos órgãos governamentais,para a elaboração de relatórios próprios e específicos com a finalidade precípua da manutenção das funções de estados e municípios,que é a arrecadação.

Controle

Configura-se no processo segundo o qual a administração se assegura,tanto quanto possível,de que a organização segue os planos e as políticas estabelecidas.Nesta abordagem,a informação contábil poderá efetivamente útil neste controle,assumindo para si a grande responsabilidade da comunicação,que certamente auferirá respaldo técnico para os predicados da motivação e da avaliação de desempenho,conforme se perceba nos planos estratégicos da organização.

A contabilidade não deve,portanto,ser entendida na condição simplória de instrumento que se predisponha tão somente a exercer,de qualquer maneira,algum tipo de controle das atividades ou funções inerentes aos objetivos da organização.

Técnicas Contábeis

Escrituração: Registro dos fatos e transações patrimoniais de forma continua e metódica, em ordem cronológica rigorosa, e tendo como apoio a documentação hábil relativa a estes fatos.

Demonstração: Processo de prestação de informações úteis,oportunas e adequadas,importantes para a tomada de decisões relativas investimentos,através de demonstrativos contábeis claros e objetivos,conforme a necessidade e o conhecimento do usuário interno ou externo.

Auditoria ou revisão: É a inspeção que se realiza sobre a escrituração contábil,com a finalidade de verificar a exatidão dos documentos que substanciam os fatos administrativos.

Análise de balanços:Processo de verificação dos dados e das informações constantes dos demonstrativos contábeis claros e objetivos,para que sejam úteis aos diversos usuários da informação contábil.

Bens

Tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades humanas; podem ser tangíveis, com existência física, como dinheiro, mercadorias, produtos, imóveis, maquinas, veículos, moveis e equipamentos. Podem ser também intangíveis, sem existência física. Exemplos: marcas, patentes, ações e quotas de capital.

Direitos

São bens de propriedade da empresa que se encontram em poder de terceiros (valores a receber).Exemplos:Duplicatas a receber,títulos a receber,notas promissórias a receber, alugueis a receber, clientes, dinheiro em banco, aplicações financeiras etc.

Obrigações

São bens de prioridades de terceiros que se encontram em poder da empresa “ valores a pagar’ exemplos: duplicata a pagar , títulos a pagar, notas promissórias a pagar , alugueis a pagar, fornecedores e imposto a recolher.

Uma propriedade plena se configura quando uma entidade tem posse e domínio sobre um determinado bem.

Plano de Contas

È o conjunto de normas e procedimentos sobre a utilização das contas integrantes do sistema contábil da entidade.

O plano de contas é composto pelo elenco,codificação,função e funcionamento das contas.

O elenco das contas é conhecido como a estrutura do plano de contas,consistindo na relação ordenada de todas as contas utilizadas para o registro dos fatos contábeis de uma entidade.

Uma conta é um recurso contábil que reúne sob único item todos os eventos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com