TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade: Evolução E Finalidade

Artigos Científicos: Contabilidade: Evolução E Finalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

Eduardo Alexandre Bego

Faculdade Dimensão – UNIASSELVI

Processos Gerenciais

02/05/2013

Resumo

A história da humanidade é pano de fundo para a história da contabilidade que se faz presente desde tempos remotos. Com evidencias de sua existência nos primórdios dos tempos até a era contemporânea, a Contabilidade passou por uma evolução natural marcada pelos desafios mercantis, comerciais e financeiros de cada período.

Palavras-chave: Arqueologia; Modernidade; Complexidade

1. ANTIGUIDADE

As aparições das primeiras evidências da contabilidade são desde tempos imemoriais. Acredita-se que seja uma das ciências mais antigas que se tenha desenvolvido entre os homens na era do conhecimento. O surgimento, bem como sua evolução, correspondeu à uma prática mercantil e comercial cotidiana associada ao desenvolvimento de atividades de caráter econômico e patrimonial de um modo geral sob um padrão de crescente complexidade, que buscava por técnicas que favorecessem alcançar melhores resultados na gerencia de tais práticas. Existem diversos registros de que as civilizações antigas já possuíam um esboço de tais técnicas, e que poderiam ter sido as primeiras manifestações da “tecnologia” contábil.

Há relatos e provas arqueológicas de que a contabilidade existe muito antes de 8500 a.C.. Os arqueólogos encontraram fichas de barro desta época na Mesopotâmia, em formas variadas como cartuchos, discos, esferas e pequenas pelotas com números e escrita. Estas fichas correspondiam as mercadorias (conhecidas hoje como commodities), como ovelha, roupas ou pão. Eles foram comuns no Centro-Oeste na manutenção de registros. Depois de algum tempo, os sinais foram substituídos por placas de argila molhada. Durante esse tempo, os especialistas concluíram que este seja o início da arte de escrever. Exemplos de civilizações antigas que mantêm registros de conta são a China, Babilônia, Grécia e Egito. Como na Babilônia durante 3600 a.C., pagamentos de salários foram registrados em tabuletas de argila. Era mantido um registro trabalhista apontando custos e materiais utilizados na construção de estruturas utilizando uma técnica que posteriormente foi identificado como contabilidade.

2. PERÍODO MEDIEVAL E MODERNO

Moreira (2010, p.8) comenta que o conhecimento comercial e financeiro somente começou a tomar corpo no século XIII na Itália e foi no século XV com a obra de Frei Luca Pacciolo intitulada “Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni e Proporcionalita”, publicada em Veneza em 1494 (pouco depois da invenção da imprensa e um dos primeiros impressos no mundo) que a contabilidade ocupou um espaço primordial na ciência da gestão e informação contábil. Descreve Pacciolo, num de seus capítulos, um método empregado por mercadores de Veneza no controle de suas operações. Um verdadeiro tratado de matemática, posteriormente denominado método das partidas dobradas ou método de Veneza.

Nos séculos XVI e XVII, vários autores publicaram trabalhos em que descreviam o método de maneira similar ao apresentado por Luca Pacciolo. Grandes nomes, como o de Vicenzo Mazi (Teoria Patrimonialista – que reflete o pensamento mais moderno sobre a classificação das contas), Fábio Besta e Gino Zappa (Teoria Materialista), Francesco Marci e Giuse¬ppe Cerboni (Teoria Per¬sonalista), estão ligados à origem e evolução da contabilidade, cabendo a Luca Pacioli o mérito de preconizador. A introdução da técnica contábil nos negócios privados foi uma contribuição de comerciantes italianos deste século.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com