TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalidade da contabilidade

Seminário: Finalidade da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Seminário  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 8

Objetivo da Contabilidade

A contabilidade é uma avaliação que visa demonstrar e analisar a natureza econômica, financeira, física e de produtividade dos seus usuários, tendo ela como objetivo principal avaliar a situação financeira e econômica da empresa e inferir as tendências futuras da mesma e também contribui no processo decisório, sendo ela um elemento importantíssimo na tomada de decisões.

Essa avaliação é facilitada por um sistema de informação, sendo ele composto por um:

(Composto de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios) tendo assim como principal usuário pessoas físicas e jurídicas e os usuários preferenciais ou externos que são os (credores e emprestadores, acionistas e integrantes do mercado de capitais) e seus usuários secundários que são os (Administradores e Fisco da Entidade).

No Núcleo Central da Contabilidade são constituintes as informações econômicas que (tem visão econômica para a contabilidade, sendo ela demonstrada por resultados de exercício, capital e patrimônio), e as informações financeiras que são os

(fluxo de caixa e etc...). Das demonstrações contábeis são as informações físicas (complemento dos valores monetários, nº de depositantes de banco, nº de funcionários da empresa e etc...) e das informações de produtividade (que se refere ao misto de conceitos da avaliação financeira e da quantitativa. Exemplo: receita, depósitos por clientes, etc..).

Contudo observemos assim dois pontos importantes:

1) As empresas devem divulgar informações que contribuem para avaliar a situação patrimonial e de resultados da mesma, permitindo assim inferências relacionadas ao futuro. As que não obtiverem demonstrações favoráveis devem ser constadas essas informações por notas explicativas e quadros complementares dos mesmos.

2) A contabilidade tem intimidade com o aspecto jurídico e assim muitas vezes não consegue com clareza demonstrar a essência econômica, sendo assim ela não deve seguir a forma e sim a essência.

A contabilidade também é citada como uma ciência social que tem como finalidade reunir tanto o social quanto o quantitativo, assim por suas avaliações permitindo conhecer a posição financeira e de rentabilidade, auxiliando indiretamente os acionistas, investidores e tomadores de decisões no aumento de riqueza da mesma.

Com isso é parcialmente quantitativa, por se basear através da equação patrimonial básica (Ativo+ Passivo + Patrimônio Liquido) e parcialmente social uma vez que sua avaliação envolve muitas vezes a incerteza e a subjetividade, criadas pelo próprio ambiente social e econômico em que elas estão instaladas e sendo operadas.

2

Redação

Tema: Semelhança entre a vida financeira particular e de uma empresa

São muitas as semelhanças que podem existir entre uma vida financeira, particular e de uma empresa; como em particular a organização e programação é fundamental.

Nem sempre conseguimos nos programar em nossa vida financeira como deveríamos, mas se entendermos um pouco de uma vida financeira de uma empresa, podemos adotar alguns métodos que podem ser muito importantes para o nosso controle financeiro pessoal.

São poucas as pessoas que conseguem controlar sua vida financeira, sabendo por exemplo dosar os seus gastos de acordo com seus ganhos ou mesmo até as dívidas que fazemos a longo prazo sem se dar conta do valor final e olhando somente para o valor mensal.

Mas tudo deve ser muito bem programado e separado de acordo com os ganhos tanto pessoais como o de uma empresa, para que sempre venha a prosperar e não a falir.

3

Entrevista com Empresários

Entrevistamos dois empresários diferentes, fazendo as mesmas perguntas. A seguir, as perguntas e respostas de cada um:

• Entrevista nº 1:

1. Qual a sua visão sobre a importância da contabilidade para a sua empresa tomada de decisões e acessos?

Fundamental, pois sem a mesma torna-se inviável fornecermos ao Fisco, em caso de fiscalização, as informações solicitadas. Já que, caso não sejam entregues no prazo de notificação, haverá multa e juros, onerando assim a empresa. Quanto à tomada de decisões, é ainda mais importante, pois é ela que nos informa o melhor enquadramento a ser seguido pela empresa. Podendo ser Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido, etc. Portanto, qualquer empresário sempre precisará de uma excelente contabilidade para concluir as tarefas de sua empresa.

2. Você toma decisões baseadas nas demonstrações contábeis?

Sim. Afinal, é por meio do balanço que podemos saber em que lugar da empresa estamos tendo prejuízos ou lucros em um determinado setor da empresa. Podendo ser de compra, faturamento, RH, etc.

3. Você acha que a contabilidade é responsável nos casos das empresas em fase de liquidação (falência)?

Não. Penso que é responsabilidade de ambos. Isto é, tanto da empresa idem a contabilidade. Se a Contabilidade não recebe as informações devidas, ela não tem como fazer o fechamento de forma coerente. Sendo assim, os erros futuros, é devido a empresa e seus funcionários idem a contabilidade.

4. A contabilidade influencia economicamente a sua empresa?

Penso que a resposta dessa pergunta pode ser enquadrada no mesmo item da pergunta 02.

5. Na sua vida pessoal, a contabilidade possui influência? Por que?

Sim. Todo o conhecimento que tenho profissional e de vida, fora adquirido em todos os escritórios contábeis em que trabalhei. Na verdade, entendo que qualquer escritório contábil é uma fonte que emana conhecimento que precisaremos em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com